Integração entre funcionários e máquinas em fábricas é uma tendência que vem se popularizando na indústria de alimentos e bebidas como forma de ganhar competitividade. E isso está impulsionando o desenvolvimento de robôs colaborativos como o YuMi (abreviação de “you” e “me”) da ABB. Fabricado na Suécia e já disponível no Brasil, ele é orientado pela integração de software de controle de movimento, hardware limitado velocidade, peso reduzido e quadro compacto de agilidade de 14 eixos.

Seus braços acolchoados podem interromper a operação em milissegundos, função importante no caso de uma colisão inesperada, por exemplo, e câmeras embutidas em suas mãos para monitorar o ambiente. Além disso, mãos e braços flexíveis com pinças oferecem retorno sensível de controle de força e recursos de segurança integrados.O robô YuMi tem design compacto, com dimensões e movimentos próximos dos humanos e foi projetado para trabalhar lado a lado com pessoas, o que permite realizar as mesmas tarefas, sem barreiras ou gaiolas.

O objetivo dessa inovação é atender tarefas que exijam alta precisão e conduzir a montagem de pequenos artefatos como alimentadores de peças flexíveis e sensores de controle de força ou fabricação de relógios, brinquedos e componentes automotivos. Ele também está preparado para encaixar diversas peças e montar uma grande variedade de equipamentos.

Especificações técnicas

Peso: 38 kg – suporta por braço 0,5 kg, já descontado o peso das garras.

Precisão de 0.02 mm.

Velocidade de 1.500mm/segundo.

Composição: esqueleto de magnésio leve, revestimento de plástico envolto em estofamento macio para absorver impactos.