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Fispal Tecnologia e TecnoCarne criam oportunidades para inovações e avanços na indústria de alimentos e bebidas

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As feiras receberam 46.530 mil visitantes, que movimentaram os quatro dias no São Paulo Expo

A Fispal Tecnologia, maior ponto de encontro da indústria de alimentos e bebidas da América Latina, celebrou seus 40 anos de história entre os dias 18 e 21 de junho, no São Paulo Expo. O evento, que ocorreu simultaneamente à TecnoCarne, reuniu mais de 450 marcas expositoras de 17 países e atraiu 46.530 mil visitantes. Ambas as feiras, organizadas pela Informa Markets, são vitais para os setores que representam, proporcionando uma plataforma para inovações, tecnologias e tendências que moldam o futuro da indústria.

Os eventos deste ano destacaram uma programação extensa nas arenas de conteúdo, com temas relevantes para a indústria. A Arena Fispal Tec abordou Inovação & Tecnologia Industrial, Embalagem, Comunicação & E-commerce, e ESG. A Arena TecnoCarne, por sua vez, também ofereceu discussões sobre Frigorífico Legal e temas essenciais para a cadeia de valor de proteína animal.

Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia, destacou: “Este ano a feira ocupou 50 mil m² de área de exposição, o que representa um aumento de 20% na comparação com a edição de 2023. A Fispal funciona como um hub de inovação, apresentando as últimas tecnologias e as tendências que impulsionam o desenvolvimento do setor.”

Durante os quatro dias de evento, diversas empresas apresentaram soluções que prometem transformar a indústria. Entre as novidades, estão modelos de embalagens que otimizam o transporte e prolongam a vida útil dos produtos, e itens que visam reduzir o impacto ambiental.

Grandes players do setor de alimentos e bebidas, entre eles Dori Alimentos, Solar Coca Cola, Mondelez e Heineken também debateram como a inovação pode agregar valor às empresas, transformando processos e resolvendo problemas atuais.

"Estamos muito satisfeitos com os resultados. A feira proporcionou uma excelente oportunidade para demonstrar como a jornada de digitalização pode transformar a indústria de alimentos e bebidas, tornando-a mais eficiente e sustentável", diz Diego Cadete, Head de Alimentos e Bebidas da Siemens.

A sinergia entre as duas feiras também surtiu efeito positivo. “Para nós da Mayekawa, esta edição da TecnoCarne foi um divisor de águas em relação aos eventos passados. Nosso estande recebeu muitas visitas de clientes, amigos, interessados e de outros grupos, também visitantes da Fispal”, conta Caroline Braga, coordenadora de Marketing Latam da marca, que celebra 100 anos de atividades.

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Tendências na cadeia de proteína animal

A TecnoCarne, em sua 17ª edição, destacou-se como um evento essencial para a cadeia produtiva de proteína animal, com modernizações em ingredientes, técnicas de corte e rastreabilidade. A presença de especialistas como Marcelo Bolinha, que discutiu a importância dos cortes de carne para a qualidade final do produto, foi um dos destaques na Vitrine da Carne.

Marina Cappi, gerente da TecnoCarne, comentou que o evento “é fundamental para o setor de proteína animal. Este ano, conseguimos trazer inovações que realmente fazem a diferença na cadeia produtiva, com soluções de refrigeração, processos, embalagens e ingredientes.”

A feira também foi palco para o lançamento do World Burger, apresentado por Fábio Mestriner, especialista em design e inteligência de embalagem. Trata-se de um projeto criado na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) para o Brasil exportar carne processada e embalada com valor agregado.

Segundo Mestriner, o hambúrguer foi escolhido para a exportação por ser um alimento amplamente consumido e divulgado nas salas de cinema, canais de streaming e cadeias de fast food. O produto pode ser acondicionado numa lata com shelf life (tempo de prateleira) de quatro anos, sem refrigeração e pronto para consumo, acabando com barreiras fitossanitárias ou religiosas.

A rastreabilidade foi outro tema central na TecnoCarne, com palestras e debates sobre como as novas tecnologias podem melhorar a segurança e a qualidade dos produtos. Empresas como JBS e Yank Solutions compartilharam suas experiências no uso de inteligência artificial para otimizar processos e reduzir riscos.

A edição de 2025 da Fispal Tecnologia acontece de 24 a 27 de junho, no São Paulo Expo. Já a TecnoCarne passa a ser bienal, com data confirmada somente para 2026.

 

 

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