A sustentabilidade, que já é um conceito consolidado no setor de alimentos e bebidas, ganha ainda mais força com a apresentação de soluções sustentáveis na Fispal Tecnologia. O evento, que é o principal do setor na América do Sul, segue até o dia 21 de junho, no São Paulo Expo.
Segundo pesquisa da Sodexo, 46% dos brasileiros evitam o uso de embalagens plásticas e 48% optam por produtos sustentáveis sempre que possível. Este cenário já foi assimilado pelas empresas do setor, que tratam a sustentabilidade como uma realidade e não mais uma tendência.
Dentre as novidades, a Fiedler, empresa especializada em soluções de automação personalizadas, lança seu programa de descarbonização, focado nas áreas de vapor, bombeamento de fluídos, processos sanitários e ar comprimido “A Fispal é uma referência no mercado de alimentos e bebidas, mercado no qual temos bastante sinergia, por isso estamos aqui para apresentar as melhorias desenvolvidas para a descarbonização e eficiência energética no setor. O primeiro programa que desenvolvemos foi a Auditoria de Performance de Vapor (APV). O processo começa desde a caldeira e passa por toda a distribuição do vapor, a utilização e o retorno de vapor condensado. Por meio do APV, é possível elaborar soluções para reduzir a quantidade de combustível e, consequentemente, reduzir a emissão de gases de efeito estufa na caldeira. Estimamos que a adoção desse programa de descarbonização pode gerar uma diminuição de consumo energético entre 40% e 60%, diminuindo custos, desperdício de energia e aumentando a sustentabilidade”, comenta Marcos Kuchenbecker, consultor técnico de engenharia da Fiedler.
Outra empresa que se destaca é a Technocoat, que escolheu a Fispal Tecnologia para divulgar o TechnoBio, um aditivo aplicado no polietileno “Basicamente, o polietileno é plástico. Mas nossos produtos são desenvolvidos com cerca de 70% menos plástico do que outros produtos no mercado. Ao aplicarmos o TechnoBio no polietileno, o produto se biodegrada 90% em um espaço de dois anos e 100% em quatro anos, sem gerar microplástico. Então, nossos produtos são pensados para que, caso aconteça um descarte irregular, sua decomposição aconteça de forma rápida e sem impacto ao meio ambiente”, afirma Juline Jansons, coordenadora comercial da empresa.
A executiva exalta ainda a inauguração em outubro de mais uma planta da Technocoat, a Technofibra, com foco no recolhimento dos resíduos de seus clientes e reaproveitamento (reciclagem dos produtos).
Transformação do sistema alimentar
No primeiro dia da Arena Fispal Tec, Barbara Sapunar, Diretora Executiva de Business Transformation da Nestlé Brasil, levou para o debate a necessidade de transformar o futuro do sistema alimentar em um sistema regenerativo.
“A Nestlé entende que precisa mudar a forma como produzimos os alimentos, e a resposta para isso está na agricultura regenerativa, onde devolvemos para o planeta aquilo que tiramos dele.”
Bárbara destacou algumas iniciativas nessa linha nas três principais cadeias da empresa: leite, cacau e café. O programa Nature por Ninho, por exemplo, promove a pecuária leiteira regenerativa. A iniciativa integra um trabalho da empresa no pilar de agricultura e pecuária sustentáveis, com um olhar para questões como o bem-estar animal, emissões e mudanças climáticas e uso de água nas propriedades.
Na cadeia do cacau, a iniciativa ganhou o nome de Nestlé Cocoa Plan, que atua junto a cacauicultores dos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, São Paulo e Tocantins. “A jornada do cacau sustentável é desafiadora, em especial em relação à água tratada, pois essa é a primeira exigência para que possamos adquirir o cacau dos produtores.”
Para enfrentar esse desafio, a Nestlé, por meio da sua plataforma de inovação aberta Panela e do Nestlé Cocoa Plan, implementou projetos em fazendas produtoras de cacau com o objetivo de atuar em desafios prioritários da cadeia, como falta de saneamento básico, de tratamento de água e esgoto, e gestão das propriedades.
Por fim, a sustentabilidade na cadeia do café ganhou importância com a criação do programa Cultivado com Respeito, uma iniciativa embasada por três pilares de atuação – Gente, Natureza e Conhecimento. O objetivo é transformar, de maneira cuidadosa e perene, a cadeia produtiva de ponta a ponta. Como exemplo, Barbara citou o Nescafé Origens do Brasil: Colmeia, produzido por abelhas que fizeram a polinização nos cafeeiros das fazendas localizadas na Chapada Diamantina e Serras do Alto do Paranaíba, duas das regiões onde é cultivado o café da linha.
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Fórum ESG traz conteúdo focado em sustentabilidade na prática
Além da área de exposição, a Arena FispalTec dedicou um dia para debater sobre como a indústria de alimentos e bebidas pode aplicar, de fato, o ESG. No dia 20 de junho, a programação com grandes nomes do mercado, como Thaisa Thomaz, Talent Sr Director, da PepsiCo Brasil; Maysa Tatikava, Head de Comunicação, Cultura e Desenvolvimento da Kraft Heinz Brasil; Rita Oliveira, Diretora DE&I da Coca-Cola Company Cone Sul; Thiago Bezerra, Vice-Presidente de Finanças da PepsiCo Brasil; Adilson Spolidoro, Diretor Industrial da Bauducco; Renata Toledo Van Der Weken, Diretora de Meio Ambiente da Ambev; Alexandra Soderberg, Co-Fundadora e CMO da Naveia; Alexandre Novachi, Diretor de Assuntos Regulatórios & Científicos da ABIA; Luiz Carlos Demattê, CEO da Korin Alimentos; e Rodrigo Vsentini, General Manager & Vice President Marketing Nutrition Brazil da Unilever.
O credenciamento e a compra de ingressos para a Arena Fispal Tec podem ser realizados no site oficial da Fispal Tecnologia.
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