A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2024 mostraram diversas iniciativas durante a feira para tornar a indústria de alimentos e bebidas mais socialmente inclusiva, ambientalmente responsável e economicamente viável.
A Informa Markets, organizadora das feiras, demonstrou que é possível realizar eventos que unem os representantes da indústria com os seus compradores de forma cada vez mais sustentável e socialmente justa, abrangendo a ODS 17, parcerias e meios de implementação.
Os expositores da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne também abraçaram essa causa, participando com estandes sustentáveis e trazendo suas soluções inovadoras para apresentar ao seu público.
Responsabilidade ambiental
A responsabilidade ambiental é uma das maiores preocupações do setor de eventos, assim como da indústria de alimentos e bebidas.
Os eventos ofereceram o Mapa Interativo digital, reduzindo a quantidade de mapa de bolso impresso, a coleta seletiva e destinação ambientalmente correta de todos os resíduos gerados no evento, além da disponibilização de um local para o descarte consciente das credenciais que serão reutilizadas nos próximos eventos.
Programa Better Stands
O Programa Better Stands nasceu do objetivo de conscientizar o setor de eventos e mudar a cultura do descarte para a do reaproveitamento. A adoção de estruturas reutilizáveis reduz drasticamente a geração de resíduos e consequentemente o impacto ambiental dos eventos.
Dividida em 3 níveis, a iniciativa concede aos expositores os selos de Better Stands Bronze, Prata e Ouro.
Para os expositores, a participação no programa traz uma vantagem à reputação das empresas, que cada vez mais investem em sustentabilidade nas suas iniciativas, soluções e estratégias de negócios. Como a Tedesco, Baumann, Grupo CFT, Multivac e Equimatec, que são os expositores com o selo Better Stands Ouro.
Essa iniciativa faz parte do programa Faster Forward da Informa Markets, que assim como a Fispal Tecnologia, visa eliminar a geração de resíduos dos estandes até 2030, contemplando a ODS 13 de consumo e produção responsáveis.
Saiba mais sobre o programa Better Stands e os expositores com selo ouro.
Economia circular e reciclagem
A Fispal Tecnologia e Tecno Carne também reciclaram as lonas utilizadas das feiras para posterior doação à ONG Safrater (Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho) e utilizaram carpete feito de PET e PP reciclados, sendo parte reutilizado de eventos anteriores. Após o evento o carpete será reutilizado em eventos posteriores ou reciclado e transformado em novos produtos.
Os expositores dos eventos apresentaram as suas soluções de reciclagem e economia circular para a indústria de alimentos e bebidas.
Um dos exemplos é a empresa Krones, fornecedora de máquinas para linha de bebidas, que expôs seus equipamentos que vão desde enchimento de embalagem – máquinas sopradoras que transformam o PET em uma garrafa – até equipamentos de reciclagem.
“Desde 2009 a Krones começou a se desenvolver nesse mercado de reciclagem PET justamente para fechar o ciclo da economia circular. Hoje nós temos plantas no mundo todo fazendo reciclagem de PET. A gente recebe o material e a nossa máquina trata esse insumo até que ele se torne reutilizável. As empresas estão buscando fornecedores que tenham condição de não só propor uma máquina para soprar garrafa, mas também para fazer a reciclagem. Nós temos máquinas para oferecer desde o início da cadeia até o final, fechando o ciclo.” disse Fábio Martins, Coordenador de vendas da Krones.
Confira essa e outras inovações em embalagem presentes na Fispal Tecnologia 2024!
Quem passou pela Arena Fispal Tec teve acesso a diversas palestras com temas ESG, como “Desvendando o futuro sustentável das embalagens: estratégias na era do reduzir, reutilizar, reciclar!”
Durante a palestra, Igor Xaia, Desenvolvedor de Mercado, falou sobre a embalagem termoformada, que vem se popularizando bastante no setor de alimentos, principalmente por manter a qualidade do produto, além de trazer outros benefícios, como ter uma vida útil maior e ser mais sustentável, pois garante menor desperdício de matéria-prima para a indústria, o que também contribui para a redução de custos.
Já a Arena TecnoCarne teve o segundo dia reservado para o Fórum ESG, com palestras voltadas à sustentabilidade da cadeia produtiva da carne.
A primeira palestra do dia “Desenvolvendo mitos e verdades na cadeia produtiva de carne, rumo à comunicação ética da indústria” contou com a presença de Roberto Giolo de Almeida, Pesquisador, Embrapa Gado de Corte, que apresentou uma pesquisa em que 25% dos entrevistados concordariam em pagar mais por uma carne com selo de sustentabilidade seguindo os pilares do ESG.
“O consumidor está mais exigente, o que vai pressionar o produtor”, segundo o pesquisador, os três maiores frigoríficos do país tem seus programas específicos de redução da emissão de gases do efeito estufa.
Saiba mais sobre o Fórum ESG da Arena TecnoCarne!
Inclusão social e diversidade
Fazendo parte da ODS 8, trabalho decente e crescimento econômico, as iniciativas sociais também permearam a 40ª edição da Fispal Tecnologia e TecnoCarne. Durante todo o evento foram contratadas Pessoas com Deficiência (PCD) em parceria com o programa PAE (Programa de atendentes deficientes).
Também foram disponibilizadas cadeiras motorizadas para a acessibilidade dos eventos e vans de transporte partiram do Metrô Santos-Imigrantes e do Shopping Plaza Sul, com o intuito de reduzir o trânsito local e garantir a acessibilidade de todos os visitantes, abrangendo a ODS 11, cidades e comunidades sustentáveis.
Jornada da pequena indústria
A Jornada da Pequena Indústria foi uma iniciativa da Fispal Tecnologia 2024 para potencializar a visita e aproveitamento de micro e pequenas indústrias.
Uma comunicação especial no pavilhão indicou expositores que atendem as PMEs e os principais projetos focados para essas indústrias. Com essa ação, foi possível maximizar as oportunidades e impulsionar o networking de qualidade para esses empreendedores, considerando a ODS 9, indústria, inovação e infraestrutura.
Fabiano Lourenço, presidente da Mitsubishi Electric do Brasil, acredita que essas empresas precisam das tecnologias e soluções mais recentes que o mercado tem a oferecer para se manterem competitivas. No entanto, nem sempre têm o investimento necessário.
“A Mitsubishi tem um programa global para empresas que se encaixam nesse perfil, no qual faz doações, testes e migrações para aprimorar questões como automação, energia e mecânica das máquinas, além de sugerir mudanças para melhorar o desempenho e os resultados da empresa”.
Saiba mais sobre as soluções personalizadas para as PMEs!
Fispal Woman in Connected
Uma das principais atrações da Fispal Tecnologia 2024 foi o encontro de mulheres no segundo dia do evento. A manhã de paineis de discussões da Fispal Woman in Connected, em parceria com o SENAI, apresentou uma seleção das principais vozes do setor de alimentos e bebidas, com uma série de atividades de networking para as participantes.
“A Informa tem um compromisso muito grande com a equidade: na nossa liderança aqui no Brasil 51% são mulheres e no nosso núcleo 90% são mulheres. Trazemos para o Women Connected o lema da Fispal Tecnologia que é 40 anos de conexões que transformam vidas. Esse café da manhã são conexões femininas que transformam muito mais vidas, porque realmente eu acredito que o impacto feminino é imenso”, afirmou Clélia Iwaki, Business Director, Informa Markets, ao iniciar o evento.
O encontro abraçou as ODS 5 e 10, igualdade de gênero e redução das desigualdades, ao contar também com o ingresso solidário mediante a doação de alimentos à Safrater. Além disso, a ação reverteu renda para a manutenção das atividades da Padaria Escola Tiãozinho, instituição que oferece capacitação, qualificação profissional e geração de renda à população de comunidades.
Confira mais informações sobre o evento!
Segurança alimentar
Durante o evento presencial a Fispal Tecnologia e Tecno Carne abraçaram a ODS 2, fome zero e agricultura sustentável, incentivando a arrecadação de alimentos para o projeto Cuida Alimenta.
Todo alimento doado foi destinado ao projeto que tem como objetivo obter recursos para fornecer aos beneficiários das atividades desenvolvidas pela Safrater, alimentação de qualidade e teor nutricional conforme os requisitos nutricionais definidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar e todas as normas previstas pelos órgãos municipais.
Saiba mais informações do projeto aqui.
Descarbonização e eficiência energética
Os eventos também tiveram o objetivo de alcançar a ODS 7, energia acessível e limpa, utilizando lâmpadas de LED no pavilhão e espaços da Informa, além de otimizar o uso de ar-condicionado para diminuir o consumo de energia.
O expositor Fiedler Automação Industrial, lançou o novo programa de descarbonização para a indústria na Fispal Tecnologia 2024, que consiste na execução de auditorias nas áreas de Vapor, Bombeamento de Fluídos, Processos Sanitários e Ar Comprimido.
“Nós criamos o programa High Tech, Low Carbon, que unifica os produtos dos nossos fornecedores com auditorias para entregar esse programa de descarbonização que tem o foco na redução das emissões de CO2 nas plantas industriais. Os nossos clientes precisam baixar o custo do processo produtivo, desde energia elétrica, redução de CO2, redução de combustíveis, e os estudos que apresentamos para os clientes, seja de engenharia, suprimentos ou autoria, são altamente viáveis, com payback bastante reduzido, de 6 meses a 2 anos. Então, ele tem muitos benefícios de investir nessa modernização e melhoria de processo, porque a partir disso ele tem os ganhos financeiros.” comentou Andreas Fiedler, Diretor Comercial da Fiedler.
LEIA MAIS:
- Sustentabilidade para a indústria de alimentos e bebidas é destaque na Fispal Tecnologia
- Aplicações eficientes para maximizar o desempenho em ambiente refrigerado
- Frigorífico sustentável: eficiência e descarbonização na indústria de proteína animal
- O futuro sustentável das embalagens: conheça as ações da Unilever, Natural One e Minalba
- Players da indústria de alimentos e bebidas debatem sobre inclusão e diversidade na Fispal Tecnologia