Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fispal Tecnologia e TecnoCarne: 4 estandes recebem o selo ouro de sustentabilidade

Article-Fispal Tecnologia e TecnoCarne: 4 estandes recebem o selo ouro de sustentabilidade

Fispal Tecnologia e TecnoCarne 4 estandes recebem o selo ouro.png
Iniciativa do programa Better Stands reconhece estandes 100% utilizáveis; as empresas Tedesco, Baumann, Grupo CFT, Multivac e Equimatec receberam o selo ouro

Construir e descartar estandes em eventos gera um alto volume de resíduos, o que contribui para o desperdício de diversos materiais, como madeira, plástico e metal. Até 70% desses insumos não são reutilizados, de acordo com estimativas do setor.

Repensar essas práticas é essencial para minimizar os descartes e adotar um modelo mais sustentável. Adotar estandes modulares e reutilizáveis, por exemplo, ajuda a reduzir o impacto ambiental. Na Fispal Tecnologia e na TecnoCarne, foi exatamente essas premissas que guiaram a concepção dos estandes da Tedesco Sistemas de Armazenagem, Baumann, Grupo CFT, Multivac and Equimatec.

Os estandes foram reconhecidos com selo Ouro do programa Better Stands, desenvolvido pela Informa Markets, organizadora do evento. As empresas trouxeram estandes totalmente reutilizáveis, desde a estrutura e mobília até o revestimento e os itens decorativos. 

Produtos da Tedesco deram vida ao estande

Há 25 anos, a Tedesco está no mercado com soluções inovadoras que entregam alta capacidade produtiva aos mais variados tipos de armazéns e segmentos. Emprega 185 colaboradores diretos e mais de 300 indiretos. Pela primeira vez na Fispal Tecnologia e na TecnoCarne, Alex Apolinário, supervisor de vendas da Tedesco, fala sobre a estreia.

“Estamos muito contentes com o movimento, com a seletividade de pessoas que estão vindo. Todos que estamos atendendo já conhecem o produto, então facilita muito para uma negociação futura. Achei isso muito interessante. Viemos, porque visitamos em 2023  e vimos o movimento e o potencial que as feiras tinham”, relata. 

O executivo destaca como a sustentabilidade precisa estar conectada com tudo, principalmente no negócio.

“É um reconhecimento muito importante receber o selo, porque a empresa já tem produtos ligados à autossustentabilidade. Por exemplo, captamos água da chuva que vai para reservatórios abaixo da terra, com mais 500 mil litros. Toda água usada para banhar nossos produtos, antes de serem pintados e entregues ao cliente, vem da natureza. Quanto aos produtos químicos que são expelidos, temos estações de tratamento, onde usamos uma nanotecnologia que consegue retirar a parte química para devolver a água limpa ao meio ambiente”, explica.

Apolinário também ressalta que essa lógica está presente no estande. “Desenvolvemos nosso estande de uma forma que ele possa ser usado em outros eventos. Colocamos o nosso produto para ser a estrutura do estande, tudo em aço, porque é o que produzimos. Trabalhamos com infraestrutura para armazenagem, como porta-partes, mezanino e drive-ins. Se quiser saber o que a gente fabrica, é só olhar ao redor”, enfatiza.

Ele conta que as paredes foram a principal dificuldade, mas com a ajuda de um parceiro foi possível superá-la, além de explicar como o piso foi escolhido. “Compramos móveis sob medida, tudo modulado para aumentar ou diminuir o estande conforme necessário sempre por proporção. Quanto ao piso, usamos um carpete mais encorpado, que é o mesmo usado em sons automotivos. Então, quando terminamos de usar, o carpete já tem destino”, detalha.

Já existe projeto para aprimorar o piso. Apolinário já adianta uma mudança que está sendo analisada. Depois que o carpete atingir a vida útil, a empresa vai apostar em tapete de campo de futebol Society, porque tem uma durabilidade muito maior, segundo o executivo.  

As plantas naturais que tornaram o estande mais aconchegante vão ser transformadas em ramalhetes para enfeitar o refeitório da empresa. “Queremos trabalhar para ter uma parede verde que seja reaproveitável. Estamos tentando unir o útil ao agradável, porque fica mais barato e não temos desperdício de materiais”, finaliza.

Tamanho não garante propósito

Parceira da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne há muitos anos, a Baumann – especializada no mercado de máquinas para os segmentos de envase e embalagens – tem cerca de 30 colaboradores e se surpreendeu ao receber o selo Ouro do programa Better Stands.

“A gente se esforçou bastante, a montadora também, mas não esperava, porque somos pequenos. A Fispal tem muitos expositores, inclusive multinacionais”, afirma Lilian Hokama, diretora da Baumann. Ela também conta o destino dos materiais após o evento.

“Tudo que está aqui vai ser reaproveitado na empresa, algumas coisas vão para a parte de decoração, exceto os móveis e luminárias que são alugados. Todas as madeiras são de reflorestamento”, pontua.

No que diz respeito à sustentabilidade atrelada ao negócio, a diretora diz que tenta difundir boas práticas entre os colaboradores, como a coleta seletiva, mas diz que existe muita resistência. 

“É difícil conscientizar todos. Cada um tem um pensamento, valores... Não é fácil criar um pensamento coletivo, mas é algo que venho trabalhando. Receber esse reconhecimento nos dá uma sensação de importância e nos estimula a continuar fazendo a nossa parte”, evidencia Hokama, que não abre mão de estar sempre presente na Fispal Tecnologia e na TecnoCarne.

“É sempre um desafio, porque a gente quer melhorar a cada ano. Mas os dois últimos anos foram muito bons para negócios, já fechei pedido de máquinas e equipamentos. O estande está sempre cheio, estamos recebendo quase todos os clientes do Brasil inteiro. É uma feira de muita importância para o meu segmento, mesmo sendo uma empresa pequena”, ressalta.

Empresa familiar traz inspiração da Alemanha

A parceria entre Multivac e Equimatec para um estande sustentável rendeu o selo ouro. O espaço das empresas foi o único da feira que possuía mezanino. A Informa Markets padronizou que, para o estande ter mezanino, ele teria que ser Better Stands nível ouro. 

A Multivac, empresa familiar da região de Allgäu, no Sul da Alemanha, atua em soluções globais para o embalamento e processamento no setor da alimentação. O projeto do estande da multinacional foi inspirado em um parecido feito na Alemanha, para a feira Interpack. 

“Acredito que na Europa o apelo pela sustentabilidade seja muito maior. Aí a gente aproveitou esse gancho do nosso estande na Interpak e trouxe isso para o Brasil”, afirma Júlio Carvalho, departamento de marketing da Multivac.

Segundo o representante da empresa, o estande não tem nada considerado “desnecessário”, é feito com pouco material, e que pode ser reutilizado – o que facilita também na desmontagem.

“É uma grande satisfação receber esse prêmio. O intuito é atender bem o cliente, mas sem deixar de lado esse tema muito importante, que é a sustentabilidade”, conclui.

Parceria de peso e sustentabilidade

É o segundo ano que as empresas Multivac e Equimatec trabalham em parceria. “Esse formato traz um atendimento mais dinâmico para os nossos clientes. Na questão da sustentabilidade, a gente fez uma coisa mais clean pensando no meio ambiente, depois ele vai poder ser todo desmontado e reaproveitado”, diz Gerson Knecht, da equipe comercial da Equimatec.

Ele acredita que essa é uma exigência global que está sendo atendida pela empresa nos seus equipamentos, que atendem os quesitos e normativas para o mercado interno e também para exportação.

Sobre o mezanino, novidade no estande esse ano, Knecht afirma que melhorou a dinâmica do atendimento e trouxe um ambiente agradável que atraiu e cativou os clientes. “Reservamos o segundo piso para reuniões, coisas mais evoluídas, a parte de propostas e negociações, eu acho que ficou muito bacana e foi bem aceito pelos nossos clientes.”

“Esse ano a Equimatec completou 20 anos e veio para a Fispal Tecnologia não só com a equipe comercial, mas trouxe também o pessoal da fábrica, do corpo administrativo, da engenharia, para conhecer a feira e sentir o clima, essa energia contagiante. Só temos a agradecer a Informa, que vem sendo um importante parceiro”, conclui Gerson.

Plantando o futuro

A história do Grupo CFT começou em 1945 quando Camillo Catelli iniciou em uma pequena fábrica instalada em Parma, na Itália, a produção de máquinas para a indústria de processamento de tomate. Hoje, a companhia projeta e produz máquinas e linhas completas turn-key para o processamento e embalagem de produtos alimentícios e bebidas em 144 países. 

Pepe Pous, diretor da área de vendas, contou que para a CFT participar da Fispal Tecnologia já é uma tradição que perdura há cerca de 20 anos, período no qual acompanharam a evolução do evento. 

"É muito importante receber um reconhecimento como esse em um país tão grande quanto o Brasil e que tem essa preocupação com o meio ambiente, um país que adotou a garrafa PET e outras iniciativas sustentáveis muito antes que a Europa. Então, para nós é fantástico esse reconhecimento", afirmou o diretor de vendas. 

De acordo com o executivo da CFT, a preocupação com os resíduos é uma constante na operação de todo o grupo, desde ações mais estruturais até o brinde para clientes, que é um lápis que depois do uso se torna a semente de uma árvore.

Conheça o programa Better Stands

O Better Stands é um programa global da Informa Markets, organizadora da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne, que busca zerar a geração de resíduos de estandes dos expositores até 2030. Para isso, as empresas expositoras são incentivadas a abandonarem o uso de estandes descartáveis e priorizem estruturas reutilizáveis. 

Após a avaliação dos estandes, os expositores recebem um selo com um dos três níveis de progresso do Better Stands: Bronze, Prata e Ouro. Após o evento as empresas receberão um certificado digital que comprova essa conquista. Veja os critérios de cada nível:

Better Stands Bronze: envolve a construção de estandes em que os componentes, incluindo paredes, pisos, mobília, equipamentos e iluminação sejam 100% reutilizáveis e com meta a ser cumprida em todos os eventos da Informa Markets até o ano que vem.

Better Stands Prata: planejado para ser cumprido até o ano de 2027, este nível, além de incluir todos os elementos do nível bronze, exige que todos os objetos de estrutura, sinalização frontal e aérea, teto e displays de exibição deverão ser reutilizáveis.

Better Stands Ouro: projetado para 2030, o último nível incorpora todos os elementos dos níveis Bronze e Prata, adicionando gráficos, itens decorativos e revestimento de pisos para garantir geração de resíduo zero.

A participação no programa Better Stands traz benefícios a todo mercado de eventos. O principal deles é a adoção de estruturas reutilizáveis, que reduzirá drasticamente a geração de resíduos e, consequentemente, o impacto ambiental dos eventos.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar