Atualizado em 25 de setembro de 2024.

Existe uma oportunidade para novos cortes de carne bovina no mercado brasileiro e, conforme já falamos, é possível apostar nesse nicho e aproveitá-lo ao máximo.

Mas afinal, quais são esses novos cortes? Vamos listar 11 deles, a seguir. Vale lembrar que cada marca tem liberdade para determinar um nome próprio para cada corte oferecido. Portanto, a lista a seguir possui nomes comerciais, contudo, vai ficar atento às características para compreender o que já está disponível nos açougues brasileiros.

11 tipos de cortes de carne premium

Os cortes de carne premium são altamente valorizados pela sua qualidade superior, maciez e sabor distinto, ideais para diversas preparações culinárias. O Blade roast, por exemplo, é um corte localizado no tríceps do animal, ao lado do centro da paleta, conhecido por sua cor vermelha intensa e sabor robusto, sendo ótimo para assados longos.

Já o Flat iron, extraído do centro da paleta sob o osso da pá, combina a maciez do mignon com o sabor profundo e marmoreio do ancho, tornando-se um dos favoritos para grelhar. O Petite filet é uma opção menor e extremamente macia da paleta, ideal para grelhar ou assar rapidamente, oferecendo uma experiência de sabor suave e textura tenra.

Confira mais detalhes sobre os principais cortes premium de carne!

Veja também: O que você precisa saber sobre a carne sustentável

1. Blade roast

De cor vermelha intensa, este corte está localizado no tríceps do animal, obtido da região do osso da pá bovina, ao lado do centro da paleta, e é conhecido por seu sabor marcante.

2. Flat iron

Subcorte do ombro, extraído do centro da paleta sob o osso da pá, combina a maciez do mignon com o sabor e marmoreio do ancho, tornando-se um corte muito saboroso e suculento.

3. Petite filet

Parte da paleta, com cor vermelha intensa, é um corte menor e extremamente macio, ideal para grelhar ou assar rapidamente.

4. Maminha em tira

Corte longo retirado da maminha, é conhecido por sua suculência e sabor, sendo ideal para churrascos e assados.

5. Maminha steak

Bife alto com uma delicada camada de gordura em um dos lados, que contribui para seu sabor e suculência, muito apreciado em grelhados.

Entenda: Como evitar o desperdício de carne no setor industrial?

6. Steak light

Bife mais alto e macio, conhecido por sua textura tenra e sabor suave, excelente para grelhar rapidamente.

7. Prime steak

Corte retirado do acém, conhecido por sua suculência e sabor intenso, é ótimo para grelhados e assados.

8. Prime rib

Costela premium, valorizada por sua maciez e sabor profundo, ideal para assados de longa duração ou grelhados.

9. Bife de chorizo

Corte tradicional da parrillada argentina, retirado do contrafilé, conhecido por sua textura tenra e sabor marcante.

10. Bife ancho

Também argentino e do contrafilé, é um filé de costela largo, com excelente marmoreio, conhecido por sua suculência e sabor rico.

11. T-Bone

Combina duas partes do boi: miolo do filé mignon e o final do contrafilé, oferecendo uma experiência de sabor diversificada e textura macia.

Leia mais: Carne de impressora 3D: novidades e tendências do setor

cortes-de-carne-premium.jpg

O que é carne premium?

As carnes de altíssima qualidade são conhecidas tanto como “carne premium” como “carne gourmet”, em função de todos os cuidados ao longo da sua produção. São consideradas carnes dessa categoria, aquelas que possuem um visual atrativo, maciez, sabor e suculência, além de fatores como elevado teor de proteínas e baixa densidade calórica.

Outro marco importante da carne considerada premium, é a sua cadeia produtiva mais padronizada, com um cuidado e tratamento diferenciado dos bovinos, visando aumento o valor agregado do produto final. Resultando em melhores remunerações para os produtores, assim como uma carne da mais alta qualidade para o consumidor final.

Qual a carne mais nobre do boi?

O filé mignon é tradicionalmente considerado o corte mais nobre do boi, sendo retirado de uma área próxima ao contrafilé. Seu prestígio vem justamente da sua maciez, pouca conservação de gordura, e grande quantidade de fibras.

Além disso, a qualidade da dessa carne é tão alta, que pode ser preparada em qualquer ponto, continuando macia e suculenta para quem for comer.

Veja também: Proteína da carne: para que serve e vantagens para consumidores

A carne premium ou carne gourmet é a líder para quem tem um paladar mais apurado: na última década, esse mercado obteve 20% de avanço ao ano.

Os cortes de carne premium, além de extremamente saborosos e de ótima qualidade, agradam os paladares mais exigentes, oferecem experiências mais satisfatórias aos clientes e, ainda, geram mais credibilidade para a imagem da sua marca.

Gostou do artigo de hoje? Aproveite e faça o download gratuito do e-book sobre Embalagens para carnes: soluções de destaque no mercado.