Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Novas ferramentas tecnológicas para tipificação de carcaças

Article-Novas ferramentas tecnológicas para tipificação de carcaças

tipificação de carcaças.png
Conheça as ferramentas para auxiliar no sistema de tipificação de carcaças: ultrassonografia, imagem 2D e, posteriormente, 3D, termográfica e Dexa

A classificação e tipificação manual de carcaças bovinas em frigoríficos é um processo lento, subjetivo e sujeito a erros. Por isso, as novas ferramentas tecnológicas que automatizam esse processo usando visão computacional trazem melhoria para a qualidade da carne.   

Nesse sentido, o Diretor do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Mario Chizzotti, apresentou o trabalho realizado na UFV durante a Arena TecnoCarne, congresso voltado para a indústria de proteína animal.

“Tipificar é um processo essencial para a indústria e melhoria dos rebanhos”, diz. O sistema de tipificação avalia as características das carcaças, que influenciam no rendimento e qualidade da carne.

O professor discorreu sobre as novas ferramentas utilizadas por esse sistema de tipificação, como a ultrassonografia, a imagem 2D e, posteriormente, 3D, a termográfica e a Dexa.

Mario Chizzotti UFV.png

No caso da ultrassonografia, por exemplo, pode-se especificar a espessura de gordura, a área de olho de lombo (AOL), o grau de marmoreio e a profundidade do músculo.

A análise de AOL é aplicada em avaliações genéticas de bovinos de corte, e indica a musculosidade, o rendimento da carcaça e o ganho de peso.

Já a imagem em 3D, com uma precisão muito melhor que a anterior 2D, aponta o peso total, espessura de gordura, medidas morfométricas e a predição de rendimento de cortes.

“As câmeras estão cada vez mais precisas, importante para avaliação do animal vivo para fazer essas predições em termos de carcaça. Já é utilizada em países da Europa e na Austrália. Esse é o futuro que logo estará disponível comercialmente”, enfatiza.

Está em estudo na Universidade a utilização da Dexa para verificação de índice de marmoreio por imagem. Na Austrália, a MU - Murdoch University, já está fazendo esse trabalho com os ovinos.

A Arena TecnoCarne segue com sua programação diversa. Dia 19, será a vez do Fórum ESG; no dia 20, no Frigorífico Legal, especialistas da indústria frigorífica e do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) se reúnem para discutir sobre legislação.

Você pode conferir a programação completa no site oficial da TecnoCarne.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar