As ciências médicas sempre foram reconhecidas pelo desenvolvimento de métodos que levam ao bem-estar e ao aumento da expectativa de vida das pessoas. Nos últimos tempos, tem ampliado seu destaque e dado luz a desafios até então restritos aos profissionais da área. Como é o caso do gerenciamento de fluidos, bastante necessário para a qualidade dos tratamentos médicos.

Para o êxito do gerenciamento de fluidos, por sua vez, é importante estar munido de tecnologias de sensoriamento de líquidos e gases. O objetivo é garantir precisão e consistência nos ambientes mais agressivos.

Altamente dotados em tecnologia de gerenciamento de fluidos, os produtos Gems Sensors & Controls são testados mundialmente há mais de 60 anos, em todos os setores, sendo há mais de 20 anos nas ciências médicas. A empresa combina uma variedade exclusiva de sensores inteligentes, ferramentas de manufatura lean e processos de qualidade com certificação ISO.

A seguir, confira como os esforços em inovação atendem a necessidade de aumentar significativamente a eficiência, a produtividade e a qualidade das soluções direcionadas às ciências médicas.

1 – Lasers médicos

A medicina tem encontrado mais e mais respostas positivas com o uso de lasers em tratamentos dos mais variados tipos, de problemas de saúde a questões estéticas. Acompanhando esse avanço estão os desafios relacionados ao gerenciamento de fluidos, como por exemplo:

  • manter consistentemente o nível de fluidos refrigerantes;
  • maior vazão em uma embalagem pequena para se adaptar aos tamanhos de máquinas;
  • lasers superaquecidos e tempo de inatividade.

Nesses casos, os produtos Gems medem e controlam água, gases, soluções de limpeza, dialisato, líquido de arrefecimento e ar para apoiar o aquecimento e o resfriamento em lasers médicos e gerenciamento térmico do corpo do paciente.

São indicados como soluções sensores, válvulas e fluxostatos.

Sensores de nível ponto único do tipo flutuante LS-7 fornecem detecção de nível consistente nos reservatórios de refrigerante a laser e nos tanques de água para evitar superaquecimento e desligamento da máquina.

Já os fluxostatos FS-380P e FS-500 conferem o fluxo do líquido de arrefecimento para garantir o resfriamento adequado para evitar superaquecimento e desligamento da máquina.

2 – Imagem médica

Necessidade de repetir pontos de ajuste baixos e equilibrar a taxa de fluxo e as temperaturas em várias zonas são pontos críticos enfrentados por empresas que oferecem serviços de imagem médica.

Sabendo disso, a Gems desenvolve produtos que monitoram o sistema de refrigeração da máquina para evitar superaquecimento e tempo de inatividade da máquina. No portfólio de soluções para esse campo da ciência médica estão:

  • Pressostato PS-11 para detectar baixas pressões e perda de fluido refrigerante em sistemas eletrônicos de refrigeração;
  • Sistema Fluídico Personalizado recomendado quando várias tecnologias são utilizadas ou caminhos duplicados são necessários. Sua integração apresenta benefícios incluindo área ocupada, pontos de vazamento reduzidos, facilidade de montagem e serviço plug and play.

3 – Esterilização

Dois produtos oferecem suporte à entrega de produtos químicos e monitoram a

pressão crítica para garantir a esterilização adequada:

  • Transdutor de Pressão Série 3X00 monitoram a pressão crítica para garantir a esterilização adequada dos instrumentos e a segurança do operador do laboratório;
  • Válvula Solenóide Série B lidam com produtos químicos e esterilizam o equipamento sem dissolver.

Dessa forma, superam necessidades como a de controle de pressão de vapor, de um mecanismo de segurança para abrir e fechar a porta do esterilizador, e de vedações na válvula que não se dissolvam e sejam capazes de suportar produtos químicos extremamente agressivos a altas temperaturas.

4 – Distribuição de gás médico

Nas ciências médicas, o suporte ao monitoramento de oxigênio e gás é de extrema importância. Por isso, as empresas da área buscam superar questões como a compatibilidade de peças com gases e o tamanho do sensor compatível com o banco de distribuição de gás. Além da necessidade de válvula que não produza gás e seja compatível com uma ampla variedade de gases.

Podem ser aplicadas algumas tecnologias da Gems para solucionar os desafios:

  • Transdutores de Pressão das séries 3100 e 3500, e Pressostato da série 3600 com todas as peças soldadas em aço inoxidável 17-4 ou 316L sem anéis O-ring ou vedações internas para monitorar a pressão da linha de oxigênio na distribuição de gases medicinais;
  • Válvula solenóide Série A, adequada para gases inertes e pode ser limpa para o serviço de oxigênio.

Equipamento cirúrgico, cuidados renais, reprocessamento de diálisadores, diagnósticos e purificação da água. Tecnologias em gerenciamento de fluidos para esses outros 5 campos das ciências médicas podem ser conferidas em detalhes no site da Gems Sensors & Controls: www.gemssensors.com.br.

Confira o vídeo e saiba mais: