Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Fispal Women Connected: Principais executivas da indústria alimentícia debatem conquistas e desafios femininos

Article-Fispal Women Connected: Principais executivas da indústria alimentícia debatem conquistas e desafios femininos

Fispal Women Connected 2024.png
Café da manhã fomentou conexões entre líderes e promoveu conversas sobre carreira, negócios, empreendedorismo e gênero

O segundo Fispal Women Connected reuniu executivas das maiores companhias da indústria alimentícia nesta quarta-feira, 19 de junho, na São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, onde ocorre também a Fispal Tecnologia e a Tecno Carne. Com apresentação da comunicadora Mirelle Moschella, o café da manhã foi uma oportunidade única para fomentar conexões e conversar sobre triunfos, estratégias e obstáculos do setor a partir de um olhar feminino.

“A Informa tem um compromisso muito grande com a equidade: na nossa liderança aqui no Brasil 51% são mulheres e no nosso núcleo 90% são mulheres. Trazemos para o Women Connected o lema da Fispal Tecnologia que é 40 anos de conexões que transformam vidas. Esse café da manhã são conexões femininas que transformam muito mais vidas, porque realmente eu acredito que o impacto feminino é imenso”, afirmou Clélia Iwaki, Business Director da Informa Markets, ao iniciar o evento. 

Marina Brait Cappi, Business Manager da Informa Markets, destacou que o momento é uma chance única de troca com mulheres que estão à frente do setor industrial que ainda é marcado pela presença masculina. "O Fispal Women Connected é uma ação muito importante para a Fispal Tecnologia porque percebemos que na indústria de alimentos ainda existe a predominância de homens, principalmente nas fábricas e em cargos de alta liderança. Então no ano passado, criamos esse evento como uma oportunidade para reunir mulheres para discutir e as dores que enfrentamos e isso possibilita que uma colabore com a outra", contou Marina.

Com propósito de abordar temas como sustentabilidade e equidade de gênero, as líderes compartilharam experiências e estratégias para construir uma carreira de sucesso e um futuro sustentável para todos. A importância de ter rede de apoio e resiliência permeou as apresentações das profissionais, que também abordaram como a diversidade e representatividade são fundamentais para o futuro dos negócios.  

Ponta a ponta na cadeia alimentar: a contribuição vital das mulheres, primeiro painel do dia, teve a moderação de Ana Lin, diretora de projetos da Bauducco, e participação de Luzia Goldbeck, diretora global de food service da BRF; Camila Miglhorini, CEO da Mr. Fit Fast Food Saudável; e Shirlei Castanha, CEO do Supermercado Castanha. 

Ana Lin chamou atenção para um dado preocupante de uma pesquisa da Harvard Business Review: apenas 3% dos investimentos dos Estados Unidos vão para empresas lideradas por mulheres. "Se um homem investe em uma empresa de mulher, o que dizem é ‘essa é uma mulher competente’. Se uma mulher investe em uma empresa de mulher, alegam 'ah ela favoreceu o gênero, não é competente’. Então essa empresa vai ter mais dificuldade para assinar um contrato", comentou a diretora de serviços da Bauducco.

Em sua fala, Luzia Goldbeck, diretora global de food service da BRF, apontou que um dos caminhos para superar os obstáculos é se preparar e apoiar as mulheres em seu entorno. "Os desafios são imensos, então temos que buscar nossos caminhos, temos que acreditar em nós mesmas e nos ajudarmos nessa busca por equidade. Temos que nos capacitarmos, estarmos prontas, não podemos terceirizar nossas carreiras", avaliou a executiva. Luzia é a prova de que a Fispal promove conexões que transformam vidas, ela conheceu o marido na Fispal e ressalta a importância das parcerias: "temos que escolher nossas batalhas e ter uma rede de apoio. Ninguém chega sozinha, é preciso ter uma rede de apoio com um marido, uma amiga, a família, uma ajudante".  

O painel Sustentabilidade e responsabilidade: o papel das mulheres na construção do futuro alimentar e da Indústria trouxe uma perspectiva complementar para a discussão. Esse momento do evento contou com a participação de Katia Regina, diretora total rewards da Nestlé Brasil; Katielle Haffner, director of public affairs, communications and sustainability da The Coca-Cola Company; e Suelma Rosa, vice president of corporate affairs da PepsiCo Latin America; e moderação de Katya Hemelrijk, CEO da Talento Incluir. Elas conversaram sobre a contribuição que as mulheres podem dar ao ambiente corporativo ao exercer uma escuta ativa e compartilhar suas vulnerabilidades com as companheiras de trabalho.

A executiva da Nestlé destacou que a participação feminina é fundamental para a perenidade da indústria. "Quando falamos sobre o Brasil não podemos esquecer que as mulheres são maioria, então se você não coloca essa representatividade dentro do seu negócio a chance de você não ser referência para o consumidor deve ser muito grande. Além disso, também existem muitos estudos falando sobre o papel da mulher na compra, como shopper." Inspirada pelo exemplo de sua própria filha Catarina, de sete anos, Katia ressaltou que a próxima geração de consumidores tomará ainda mais decisões motivadas pelo propósito e pela sustentabilidade.

público do Fispal Women Connected 2024.jpg

Evento foi sucesso de público. Fispal Women Connected é um evento feito por mulheres, para mulheres!

Mais do que o sucesso do setor, as mulheres são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa. Rosana Blasio, CEO do Pacto Contra a Fome, mostrou isso na apresentação Fome de mudança: como mulheres empoderadas estão transformando o mundo dos negócios. "Uma matéria divulgada no Observatório do Terceiro Setor, revela que as mulheres representam 62% das pessoas que realizam trabalho voluntário contra a fome e ocupam 51% dos cargos de liderança nessa área do terceiro setor", exemplificou Rosana.

Ao longo desta edição do Fispal Women Connected, ficou claro a importância do caminhar junto e como as conexões influenciam histórias de sucesso. Giordania Ribeiro Tavares, CEO da Rayflex, participou da mesa Inspiração no Prato: histórias de mulheres que moldam o mercado de alimentos e bebidas, ao lado de Alessandra Alves, diretora industrial da Cepêra; e Michele Salles, diretora de inclusão e ecossistema da Ambev. Giordania se consolidou à frente de uma empresa que oferece um produto bastante técnico e, portanto, avalia que superou ainda mais camadas de machismo. 

"A Fispal Tecnologia sempre foi muito importante para a Rayflex, pois o segmento alimentício é predominante no nosso negócio. Começamos a participar da Fispal há muitos anos e foi uma oportunidade para apresentar um conceito que não existia no Brasil. Hoje vemos que conseguimos educar os visitantes do segmento de alimentos e bebidas sobre a importância do equipamento", conta a CEO. 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar