A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz atualizações anuais na sua Agenda Regulatória, incluindo projetos e revendo algumas de suas normas para tentar disciplinar as inovações nos setores regulados que operam sob a sua tutela, entre eles, o de alimentos, bebidas e ingredientes. 

A AR 2021-2023 inclui 158 projetos regulatórios sobre 16 temas centrais, entre eles, alimentos e ingredientes. Para o ano que se inicia, com a atualização da AR 2021-2023 e o estudo de uma nova agenda, que abarca o próximo triênio, a Anvisa tenta criar novos processos e ferramentas de controle sem que para isso tenha que travar o processo criativo de empresas e profissionais do setor. O desafio é grande e requer diálogo entre as diferentes partes.

Qual a importância das tendências regulatórias de alimentos para a indústria?

Cumprir as normas do setor alimentício é fundamental para manter a confiança do público, ampliar os mercados, evitar riscos que afetem a imagem da marca e, ainda, reduzir o risco de problemas legais.

 

O que são assuntos regulatórios na indústria alimentícia?

Os assuntos regulatórios são um conjunto de normas e regulamentos que servem para supervisionar desde a produção dos alimentos até o consumo final, garantindo mais segurança, qualidade e conformidade.

 

Quais são as tendências regulatórias de alimentos para o futuro?

Algumas das tendências são a segurança alimentar, a rastreabilidade de produtos, a redução de desperdícios e a atenção aos aspectos nutricionais.

 

Confira os pontos de destaque da nova agenda da Anvisa para o setor e as tendências regulatórias para 2023, como a atualização das recomendações de boas práticas para alegações; evidência científica, prazos e exigências para apresentação de alegações; alegações de saúde; rotulagem de produtos embalados e mais.

O ebook traz a visão da agência reguladora sob a análise das especialistas Julia Coutinho e Máisa Tapajós, sócias fundadoras da empresa de consultoria em alimentos Regularium, e Daniela Tomei, diretora da Meta Regulatória, sobre as mudanças para 2023. Faça o download gratuito!