A Fispal Food Service e Fispal Sorvetes apresentam a pesquisa inédita e exclusiva sobre O Futuro do Food Service 2022, que traz informações de ponta para ajudar os operadores do setor a entenderem os novos hábitos e preferências do consumidor e se prepararem para as tomadas de decisão em 2023.
O estudo, realizado em parceria com a consultoria EJFGV (agência Jr. da FGV) e patrocínio da TOTVS, traçou o perfil do consumidor em âmbito nacional, com 800 entrevistados em todas as regiões do Brasil, divididos igualmente entre homens e mulheres, de 18 a 65 anos, das classes A, B, C e D, trazendo diversidade e cobrindo todo o público do setor de alimentação fora do lar.
Em que momento o cliente busca os estabelecimentos de A&B; quais atrativos ele prioriza; quais seus critérios de avaliação; o que é importante para garantir uma boa experiência; e quanto ele está disposto a gastar? Essas são apenas algumas das questões respondidas na pesquisa O Futuro do Food Service, que tem como objetivo principal auxiliar na avaliação do que realmente o estabelecimento precisa para atender os desejos do consumidor e priorizar decisões assertivas para se posicionar no mercado e ser competitivo.
A pesquisa revela, por exemplo, que a característica que os clientes mais valorizam em estabelecimentos full service (restaurantes com mesas e/ou balcão, cardápio e serviço de atendimento) é a qualidade da comida, considerado como mais relevante para 46% dos respondentes. Já no self service, observa-se uma grande atenção do público à variedade de opções oferecidas (36%). O estudo traz a relação completa dos aspectos mais valorizados pelos consumidores em ambos os modelos e no delivery, e muitas outros insights para o gestor do food service.
O futuro do food service no delivery
Mesmo com o arrefecimento das restrições sanitárias, o home office se tornou uma tendêmcia perene, portanto o futuro do setor do food service tem muita relação com o delivery.
Na pesquisa, podemos observar um crescimento expressivo nas plataformas de entregas bem como o aumento de dark kitchens focadas no delivery.
Aliado a isso, foram aplicadas outras estratégias para otimizar as entregas, o que representa benefícios como:
- criação de produtos com maior margem para lucratividade;
- redução dos desperdívios;
- desenvolvimento de produtos inovadores;
- otimização do tempo de preparo e entrega;
- melhor uso dos insumos e recursos.
Qual é o tamanho do mercado de food service no Brasil?
O mercado brasileiro já conta com 1,6 milhão de estabelecimentos ativos no setor de foodservice. Atualmente o segmento de lanchonetes lidera o número de unidades funcionando no país e totaliza em torno de 227 mil pontos no território nacional.
O que é o mercado de food service?
Qualquer empresa que prepara refeições e produtos alimentares para que as pessoas consumam fora de casa faz parte do mercado de food service, como lanchonetes, bares e food trucks, por exemplo.
Como está o mercado de food service?
De acordo com dados da ABIA, o faturamento do varejo food service em 2022 fechou em R$166,9 bilhões, demonstrando bastante crescimento em relação aos anos anteriores.
Quantas empresas de food service existem no Brasil?
O território nacional conta com 1,1 milhão de estabelecimentos reconhecidos como food service, e a maioria deles está em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.
Como trabalhar com food service?
Alguns fatores que podem ajudar você a ter mais sucesso no mercado de food service, entre eles:
- Conhecer o mercado e estar por dentro das tendências;
- Entender as necessidades e preferências do público;
- Realizar ajustes e controle de qualidade nos produtos;
- Contar com bons fornecedores e parceiros;
- Compartilhar os propósitos da empresa com os parceiros.
Qual o ramo alimentício que mais cresce no Brasil?
Algumas das principais tendências alimentícias são: fast food, alimentação saudável, cafés e microcervejarias.
Quais as principais tendências alimentares para o futuro?
Essa pesquisa completa sobre o mercado e o futuro do food service rendeu também muitas informações que apontam tendências alimentares para o futuro considerando principalmente o aumento do trabalho em home office, que da uma nova dinâmica principalmente para o setor de delivery. algo que poderemos ver se concretizando nos próximos meses.
Em recente entrevista ao NeoFeed, nosso business manager Daniel Corigliano falou um pouco sobre os pontos principais dessa pesquisa.
Segundo Daniel, o home office foi o grande responsável por uma mudança no comportamento de consumo da população brasileira.
O que antes era concentrado em delivery nas regiões de escritórios e salas comerciais, se tornou mais frequente em áreas residenciais.
Isso faz com que restaurantes precisem reorganizar sua distribuição para estar mais próximos desses pontos de consumo.
Faça o download gratuito e confira a pesquisa completa sobre o futuro do food service! Ao realizar seu cadastro, você terá acesso a todos os materiais para baixar do Food Connection.