O segmento de restaurantes, lanchonetes e outros serviços de alimentação têm aderido às novas tecnologias disponíveis no mercado. Porém, essa adesão tem sido desigual, com alguns perfis de estabelecimentos implementando novas soluções com maior velocidade, conforme a demanda do seu público-alvo e suas possibilidades de investimento.

Essa é uma das percepções que a pesquisa Fispal Food Digital, realizada em 2022 pela Fispal Food Service e Fispal Sorvetes e pela EJFGV, traz sobre esse mercado. Os dados mostram ainda que, mesmo entre os estabelecimentos que não possuem grande adesão às tecnologias, existe a ambição de incluir inovações para melhor atender os clientes, mas o custo pode ser um impedimento, além de outras variáveis.

Para Célio Salles, conselheiro de Administração Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel, a pandemia acabou por tornar mais urgente a necessidade de recorrer a algumas tecnologias. Ele destaca necessidades que foram aceleradas pela pandemia, como redução de custos, aumento da produtividade e atuação em novos canais de vendas. “Soluções tecnológicas são essenciais para o desenvolvimento de soluções para sanar esses pontos”, diz Salles.

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