A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) lançou recentemente o seu mais novo guia informativo, o infográfico “Suplementos Alimentares – Um guia prático para entender o que é um suplemento” – disponível para download abaixo.
Esse material tem como objetivo fornecer informações claras e essenciais sobre o que são os suplementos alimentares, incluindo função, composição, formas de apresentação e diretrizes de identificação, de acordo com as novas regras estabelecidas pelo marco regulatório da Anvisa para regulamentação desses produtos.
Em um cenário em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de pelo menos 400 gramas de frutas, verduras e legumes, uma meta nutricional que muitos brasileiros têm dificuldade de alcançar, os suplementos alimentares surgem como uma alternativa prática para complementar e suprir as necessidades nutricionais, que não são atingidas na alimentação diária de pessoas saudáveis.
É importante destacar a diversidade de opções de suplementos alimentares vendidas no mercado, cada um com um propósito específico, disponíveis em diversas formas farmacêuticas, como cápsulas, comprimidos, barras, pós, géis, líquidos e pastilhas de goma.
No entanto, a nova regulamentação da Anvisa estabelece diretrizes rigorosas para as embalagens desses produtos, o que inclui a designação clara do produto como “Suplemento Alimentar”, a descrição da forma de apresentação e a recomendação de uso, detalhando a quantidade, a frequência de ingestão e o público a que se destina.
Paula Izu, coordenadora técnica da ABIAD, enfatiza a importância de verificar se um suplemento alimentar apresenta informações claras em seu rótulo, incluindo as recomendações de dosagem.
“Os suplementos alimentares representam os esforços e investimentos para os avanços científicos e desenvolvimento de pesquisas, resultando em produtos que atendam o propósito de complementar a alimentação de maneira específica, proporcionando uma opção segura e prática para que as pessoas melhorem a ingestão de nutrientes, micronutrientes, enzimas, substâncias bioativas ou probióticos em sua dieta, refletindo assim em benefício do bem-estar”, finaliza.
Faça o download do Infográfico e confira!