A sustentabilidade se tornou uma prática urgente para a sobrevivência do planeta, o que obriga as empresas a estarem cada vez mais conscientes e envolvidas em soluções que busquem minimizar os impactos de suas ações no meio ambiente.
Uma das soluções apontadas nos últimos anos e que vem ganhando força no Brasil é a logística reversa, que consiste, primeiramente, na recuperação de embalagens e outros materiais não consumíveis, evitando que sejam despejados indevidamente no meio ambiente.
Em uma segunda etapa, esses materiais são reinseridos na cadeia produtiva por meio da reciclagem, reduzindo o uso de matérias primas virgens. Dessa maneira, a logística reversa protege o meio ambiente do descarte indevido e do uso excessivo de matérias primas.
No Brasil, a logística rervesa ganhou destaque a partir de 2015, depois de um acordo entre setores da economia e o Ministério do Meio Ambiente, que teve como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída pela Lei 12.305/2010, que já mencionava o conceito da logística reversa de embalagens.
A recuperação dos materiais e reinserção na cadeia precisam ser comprovadas para que as empresas recebam o que é chamado de crédito de logística reversa, que permite às companhias ostentarem títulos e selos de sustentabilidade e responsabilidade social, o que pode garantir acesso a novos mercados, mais exigentes, além de investimentos de fundos verdes, entre outros benefícios.
Faça o download gratuito do ebook “Crédito de logística reversa”, e confira em detalhes o que é logística reversa, o crédito gerado às empresas que aderem a essa prática e como esse crédito pode beneficiar as companhias e a sociedade. Faça seu cadastro no Food Connection e tenha acesso a todos os materiais para baixar.