A chia, uma pequena semente rica em nutrientes, está ganhando cada vez mais destaque na indústria devido às suas propriedades funcionais. Rica em fibras, proteínas, ácidos graxos ômega-3, antioxidantes e uma variedade de minerais essenciais, como cálcio, magnésio e ferro, a chia é um ingrediente versátil que pode ser utilizado em uma ampla gama de produtos, desde pães e biscoitos até bebidas e suplementos alimentares.
A busca por produtos naturais e plant-based está em alta, e os consumidores estão cada vez mais atentos aos rótulos dos produtos que consomem. Durante sua participação no Innovation Hub, atração da Fi South America – FiSA 2024, Letícia Ascendino Silva, doutoranda em Engenharia de Alimentos pela Unicamp, discutiu as diversas possibilidades de uso da chia como um ingrediente inovador para a indústria.
“Os consumidores querem produtos com o menor número possível de aditivos e que ofereçam benefícios à saúde. Nesse sentido, a chia se alinha perfeitamente com essas tendências, proporcionando uma opção natural para a formulação de alimentos mais saudáveis”, explicou.
Chia como espessante e emulsificante
Uma das inovações discutidas foi o uso da farinha de chia na panificação. A farinha de chia é capaz de reter água e óleo, atuando como um excelente espessante e emulsificante, o que melhora a textura e a umidade dos produtos finais.
Além disso, a mucilagem da chia, uma substância viscosa extraída da semente, pode substituir agentes espessantes tradicionais, como a goma xantana, sendo estável em processos industriais até 75 graus e mantendo emulsões estáveis por longos períodos.
Em sua apresentação na FiSA, Letícia ofereceu ao público um brownie vegano feito com a farinha de chia, que mesmo sem ovos e manteiga não ficou seco e nem quebradiço.
Relacionado: Brasil é potência mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em proteínas
Subprodutos da chia
Outro ponto explorado no evento foi a possibilidade de agregar valor aos subprodutos da chia. A extração do óleo de chia, por exemplo, oferece um produto rico em nutrientes, com 30% de proteínas e 40% de fibras.
A Produza Foods, empresa que organizou o debate sobre a chia na FiSA, já explorava a produção de óleo de chia e, agora, está inovando ao misturá-lo com azeite de oliva para criar um produto que potencializa os benefícios à saúde.
Letícia destacou, ainda, as propriedades antioxidantes e capacidade de retenção de umidade da semente, ideais para aplicação na indústria cosmética.
Sustentabilidade na indústria de alimentos
Além dos benefícios nutricionais, a utilização integral da chia na produção de alimentos se alinha com os princípios da economia circular, promovendo o aproveitamento total da matéria-prima. Isso não só reduz o desperdício como explora as propriedades tecnológicas e nutricionais do ingrediente de forma a atender às necessidades tanto da população quanto da indústria, com custos atrativos.
A crescente popularidade da chia no mercado reflete uma mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais conscientes sobre os benefícios de uma dieta equilibrada.
Relacionado: Em quais superalimentos a indústria de alimentos deve ficar de olho?
No Brasil, embora o uso de chia ainda seja modesto, há um potencial significativo de crescimento, especialmente considerando a demanda por alimentos funcionais, que promovem a saúde e o bem-estar. A produção nacional da mucilagem de chia, por exemplo, poderia reduzir a dependência de importações de agentes espessantes e emulsificantes.
Segundo Letícia, com as pesquisas e inovações em andamento, a chia pode desempenhar um papel importante no futuro da indústria, oferecendo soluções saudáveis, sustentáveis e economicamente viáveis.
“Acredito que a chia não é apenas uma tendência passageira, mas sim uma adição promissora ao repertório de ingredientes da indústria de alimentos, com o potencial de revolucionar a forma como pensamos sobre nutrição e sustentabilidade”, concluiu.
A FiSA 2025 será realizada de 26 a 28 de agosto, no São Paulo Expo. Para mais informações, acesse o site oficial. O Food Connection é portal de conteúdo oficial da FiSA, aqui você pode acompanhar a cobertura e as novidades do maior evento de inovação em ingredientes da América do Sul.