As escolhas dos consumidores latino-americanos estão cada vez mais voltadas para produtos saudáveis, que promovam bem-estar e que tenham um impacto ambiental positivo. No entanto, cada geração tem uma prioridade diferente no que diz respeito à saúde.
Foi o que mostrou Ana Alicia Martinez, gerente regional da Innova Market Insights, em sua apresentação no Innovation Hub, atração da Fi South America – FiSA 2024. Segundo a biotecnóloga, a geração Z (que corresponde aos nascidos entre a segunda metade da 1990 até o início dos anos 2010) valoriza produtos que melhoram o humor e aumentam a autoestima.
Já os millennials (ou geração Y, de meados de 1980 até meados de 1990) dão preferência a produtos que auxiliem na gestão do peso e no combate à fadiga, preferindo alimentos que oferecem conveniência e energia. Isso explica, em parte, o sucesso entre públicos mais jovens de bebidas funcionais e produtos pré e pós-treino que melhoram a disposição e performance.
Por outro lado, a geração X (nascidos entre 1965 até 1985) tem se preocupado com o envelhecimento saudável e a saúde óssea, e os baby boomers (entre 1946 e 1964) têm focado, além disso, na manutenção da saúde cognitiva – sendo os principais consumidores de produtos que contém colágeno e antioxidantes que protegem contra radicais livres, por exemplo.
“Ao entender as prioridades de cada geração, é possível desenvolver estratégias de divulgação mais direcionadas, além de entender quais benefícios precisam ser destacados nas embalagens dos produtos”, ressaltou Alicia.
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Saúde e bem-estar: prioridades para os consumidores
Independentemente da idade, a saúde é uma das maiores preocupações dos consumidores latino-americanos. Enquanto a questão da saúde mental e emocional tem se mostrado relevante para todas as gerações, produtos que combatem o estresse e a ansiedade são mais procurados por consumidores mais jovens.
Já os produtos que visam melhorar a memória, o sono e a agilidade mental – como os “super coffees”, por exemplo – têm sido buscados por consumidores mais velhos. Além disso, no Brasil há uma demanda especial desse público por produtos que auxiliem na manutenção da saúde cardiovascular e no controle de peso.
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Sustentabilidade e escolhas conscientes
A preocupação com a sustentabilidade é outro fator que influencia as decisões de compra na região. De acordo com pesquisas da Innova Market Insights sobre tendências de consumo, um em cada cinco membros da geração Z já alterou sua dieta para beneficiar o meio ambiente, contrastando com a atitude de mais de um em cada seis baby boomers.
Para conquistar os consumidores latino-americanos, principalmente os mais jovens, as marcas precisam equilibrar saúde, funcionalidade e sustentabilidade. Algumas das inovações mais positivamente percebidas pelos públicos das pesquisas são a bioengenharia e monitoramento por satélite, agricultura vertical, entre outras práticas inovadoras.
“Embalagens sustentáveis e recicláveis estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores da região, que também demandam práticas ambientais responsáveis por parte das marcas, como a transparência em relação às fontes de matéria-prima e o investimento em iniciativas de proteção ambiental”, ressaltou a especialista.
A FiSA 2025 será realizada de 26 a 28 de agosto, no São Paulo Expo. Para mais informações, acesse o site oficial. O Food Connection é portal de conteúdo oficial da FiSA, aqui você pode acompanhar a cobertura e as novidades do maior evento de inovação em ingredientes da América do Sul.