A Black Friday ficou conhecida nos Estados Unidos em 1990 como a abertura da temporada de vendas natalinas (que começa no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças). Os primeiros movimentos no Brasil aconteceram em 2010, quando o e-commerce começou a ter expressividade. Como muitos consumidores associavam a data com a venda de eletrônicos, os sites de comércio eletrônico passam a olhar como uma oportunidade.
De lá para cá, a cada ano, a Black Friday vem ampliando cada vez mais para quase todos os segmentos do comércio e serviços. Já tivemos uma ampliação para Black Weekend, Black Week e até Black November. Enfim, tudo por mais vendas!
A ideia que fazemos da Black Friday é aquela de centenas ou até milhares de pessoas se amontoando para comprar aqueles eletrônicos “quase de graça” — estilo “aniversário do Guanabara”. Nos Restaurantes — com raríssimas exceções — não tem sido desta forma, mas devemos aproveitar.
Engaje seu público na Black Friday
Agora que você já sabe como a Black Friday veio parar por aqui, como você pretende aproveitá-la este ano no seu Restaurante?
Confira a seguir 7 boas dicas que vão ajudar a engajar seu público na Black Friday:
- Use as mídias Sociais
Aproveite a força e o efeito das mídias sociais e vá soltando pequenos spoilers do que pretende oferecer. Outra opção é criar enquetes buscando engajar seu público a dizer o que preferem “ganhar” na Black Friday. Você pode fazer isto desde já!
- Não se limite à sexta-feira
Utilize descontos durante toda a semana da Black Friday e não somente na sexta-feira. Pense em benefícios diferentes a cada dia, assim você faz com que o mesmo cliente possa consumir mais de uma vez. Se não usar a semana inteira, aproveite ao menos o final de semana todo.
- Promova de fato descontos
Crie combos com descontos mais agressivos (70% a 90%) ou agregue produtos gratuitos e abuse e use da palavra GRÁTIS, se de fato estiver sendo. Não caia naquela de “Black Fraude”: a pior coisa que você pode fazer é subir o preço para então dar o desconto. Se não puder dar o desconto real, melhor não fazer nada!
Sempre fique atento ao seu custo para ter certeza de que no final das contas você não terá prejuízo — aqui estou falando de todas as vendas, em alguns casos talvez você possa (ou tenha) que sacrificar sua margem de lucro de alguns itens no objetivo de trazer o cliente para sua operação e ele também vai consumir outros produtos.
- Ofereça outros produtos junto com a sua promoção
Como falamos acima, é importante que você não tenha prejuízo no todo. Assim, você pode promover uma boa sobremesa grátis (não estou falando de dar balinhas!), mas vincular à compra de algum prato principal. É importante trazer o cliente para consumir também outros produtos. Mas lembre-se: se oferecer algo e o cliente quiser somente aquilo, cumpra o prometido!
- Prepare uma boa comunicação visual
Lembrando que estamos lidando com comida, é fundamental ter boas fotografias, que despertem o apetite do cliente — em qualquer comunicação visual de restaurantes temos que ter esta preocupação, mas na Black Friday comunique-se ainda melhor.
- Aumente seu mailing
Aproveite para aumentar seu mailing cadastrando os consumidores que quiserem retirar seus cupons: crie um local online, onde possam fazer este cadastro e baixar seus cupons promocionais. Existem diversas ferramentas gratuitas na web para isto.
Se você já tiver um mailing, não deixe de comunicá-los das suas promoções de Black Friday.
- Participe das Black Fridays dos marketplaces
Se você participa de algum marketplace, entre também nas promoções de Black Friday que eles promovem. Embora o custo seja alto, traz um enorme fluxo para o seu delivery e você certamente ganhará novos consumidores.
Outros portais de cupons e marketing em geral costumam promover ações nesta época, fique ligado e embarque nelas.
Aproveite os recursos que a tecnologia pode te oferecer, em termos de aplicativos e sistemas de gestão, e boas vendas!
*Marcio Blak, além de entusiasta de tecnologia para food service é diretor do CotaCompras.com