As pizzarias são um setor em expansão, com espaço para novos negócios e aperfeiçoamento dos estabelecimentos que compõe este mercado. O levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra) realizado em 2023 apontou que 68% das pizzarias no país abriram suas portas nos últimos 10 anos.

A estimativa é que este mercado conte com 45 mil pizzarias em operação – sem contar os Microempreendedores Individuais (MEI) – e que o volume de pizza produzido diariamente no Brasil seja superior a 1.900 milhões.

O presidente da Apubra, Leandro Goulart, destaca que é um bom momento do setor de alimentos. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB) indica setor de food service projeta a expansão de 6,25% para 2025.

Para aproveitar a ascensão do setor de pizzarias para futuros empreendimentos, Goulart preparou 6 dicas para quem quer investir no mercado de pizzarias em 2025. Confira!

1. Foco no cliente

Toda a operação e o dia a dia do negócio devem girar em torno da ideia de agradar o cliente. “É essencial desenvolver toda a dinâmica do salão ou do delivery direcionada para o gosto do consumidor, priorizando a qualidade dos produtos e pratos servidos, alinhado a um bom atendimento e entregar condições que fidelize o cliente”, afirma o presidente da Apubra.

2. Multiculinária

O conceito de multiculinária, ou seja, diversificar o portfólio de produtos, é um dos caminhos para o sucesso da pizzaria. “O Brasil é um país que acolhe diversas culturas e para trazer rotatividade de clientes, é possível adotar a multiculinária, com o trabalho alternado entre os turnos, como funcionar como self-service de dia e de noite como pizzaria”, comenta o especialista.

3. Parcerias e collabs

Goulart destaca que uma pesquisa desenvolvida pela McKinsey, em 2023, revela que 71% dos consumidores esperam interações personalizadas entre as marcas. “A escolha por criar uma parceria ou um novo produto com empresas conhecidas dos clientes gera mais engajamento e fortalece a identidade das marcas, que conquistam consumidores diversos com as novas ações”, explica Leandro Goulart. 

4. Hiperpersonalização

Segundo o especialista, umas das ferramentas que está na mão do empreendedor é a hiperpersonalização, “que possibilita aos consumidores integrarem suas experiências a partir da oferta de mecanismos digitais ou de ações físicas no restaurante, como menu personalizado e programas de fidelidade”, reforça.

5. Tecnologia

A Apubra destaca que uma das fortes tendências apresentadas na edição 2024 do Pizza Expo Las Vegas, um dos maiores eventos do setor, é a utilização da tecnologia, especialmente na automação da operação. “A automação chega na pizzaria para somar na produção, que resulta em mais agilidade e qualidade no processo de preparo dos alimentos e garante uma produção padronizada, que atenda a demanda”, afirma Leandro.

6. Capacitação 

Goulart evidencia a importância de investir em capacitação adequada para empreender no mercado de pizzarias. “Ninguém consegue desenvolver o próprio negócio se não conhecer ramo que está investindo, por isso, é primordial ir em busca de cursos, capacitações e outras ferramentas que entregue esse networking e aprendizado especializado, direcionado para o setor, como fazemos dentro da Apubra”, finaliza o executivo.