Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Conexões FoodTechs: soluções avançadas para o setor de food service

Article-Conexões FoodTechs: soluções avançadas para o setor de food service

Conexões FoodTechs soluções avançadas para o setor de food service.png
A atração da Fispal Food Service trouxe oito startups apresentando suas soluções e um espaço de palestras com muito conteúdo relevante para o setor.

Uma seleção de empresas de tecnologia para food service ocuparam o espaço Conexões FoodTechs durante a Fispal Food Service, de 11 a 14 de junho. Com apresentações das soluções e palestras, o projeto criou um ambiente de trocas e relacionamento entre operadores e startups. A curadoria foi da ANR (Associação Nacional de Restaurantes).

As oito foodtechs presentes trazem desde soluções para relacionamento com cliente até ferramentas de gestão dos negócios. "Estamos entusiasmados com a oportunidade de dar visibilidade a empresas que trazem grande valor e ensinamentos ao nosso segmento, por meio de suas experiências e soluções tecnológicas. Nossa expectativa é que este espaço continue a crescer nos próximos anos e se consolide como um verdadeiro celeiro de oportunidade”, afirma Fernando Blower, Diretor Executivo da ANR.

“Nos estabelecimentos do setor, a tecnologia está atrelada à redução de custos, simplificação dos processos e melhor gestão do negócio, entre outros pontos. O Conexões Foodtechs atua junto à nossa iniciativa do Serviço de Desenvolvimento do Mercado, contribuindo para que os empreendedores consigam alcançar uma sustentabilidade econômica e operacional”, conta Daniel Corigliano, show manager da Fispal Food Service.

Relacionado: Equipamentos inteligentes: tendências para cozinhas 4.0

Ferramentas que desenvolvem o setor

Marcio Blak, consultor de tecnologia para o food service e diretor da CotaCompras.com, destacou que o Conexões FoodTechs atuou como um ponto de encontro essencial para empresas de tecnologia, incluindo pequenas startups, que oferecem soluções avançadas para o setor.

“Neste ano, encontramos uma diversidade de sistemas que vão além dos tradicionais PDV e ERP, incorporando aplicativos específicos como sistemas de qualificação de atendimento, programas de fidelidade, gestão para compras e aplicativos de delivery”, afirma.

“Estas inovações, muitas vezes desenvolvidas por pequenas empresas de tecnologia, tem no Conexão FoodTechs a visibilidade necessária para serem encontradas e potencializar a eficiência operacional e a experiência do cliente nos negócios do setor alimentício", diz Blak.

As empresas expositoras da atração foram: Sischef/Parseint, Wifire, Saipos, Falaê, Fidelizi , Anota Ai, Cardapio Web e Closeer.  

Conexoes FoodTechs_palestra.png

Fidelização de clientes

Uma das foodtechs presentes é a Fidelizi, uma ferramenta de fidelização de clientes que ajuda o pequeno e o médio varejista a identificar as principais compras dentro da sua loja, para mapear o comportamento dos clientes e estimular que eles comprem mais vezes, ou recuperar os clientes que estão indo embora.

“Hoje a maioria dos varejistas acaba investindo muito em tráfego pago atrás de cliente novo, só que acaba não trabalhando essa base para conquistarem a longo prazo, para fazer um remarketing, fazer com que eles comprem mais vezes”, diz Leandro Gomes, head de vendas da empresa.

Ele explica que o Fidelizi traz a proposta de mapear os dados desse cliente através de um programa de fidelidade, identificar esse comportamento dentro de um CRM e, com comunicações assertivas e automáticas, modifica o comportamento e faz com o cliente compre com mais frequência. O resultado é o aumento do faturamento e do ticket médio.

Relacionado: [Ebook] Conheça 8 ferramentas com Inteligência Artificial para alavancar as vendas

Cardápio digital

A Cardápio Web se apresenta como uma solução completa para o food service, auxiliando em atendimento, na gestão e no aumento de vendas.

“Hoje somos o cardápio digital mais completo do mercado, porque atuamos nesses três pilares principais, entregando para os nossos clientes liberdade, escala e profissionalismo dentro da operação”, afirma Ana Clara Lobo Facundo, consultora da Cardápio Web.

Uma das funcionalidades é automatizar o atendimento, tornando mais ágil. “No WhatsApp, [o chatbot] já manda uma mensagem direta para o cliente, tira dúvidas, envia o cardápio digital, pega o pedido e conclui a venda”, explica a consultora.

Na parte da gestão, “o estabelecimento acompanha tudo ali na tela: a quantidade de pedidos que foram recebidos, o controle de caixa de estoque, acesso a relatório de vendas. Com isso, também conseguimos criar uma fidelização com esse cliente final, disparando ofertas, condições, imagens do produto, para o cliente voltar a comprar e indicar para outras pessoas”, conclui Ana Clara.

Relacionado: [Ebook] Gestão de recursos no food service para melhorar o lucro

Gestão de mão de obra

No espaço de palestras, Carolina Kiçula, business management director da Closeer, falou sobre os desafios da contratação de mão de obra. “A gente traz uma solução de gestão que endereça essa dor, que ajuda os estabelecimentos a fazerem gestão e pagamento de mão de obra.”

A ferramenta auxilia não só para contratação CLT, mas também para mão de obra pontual, muito comum no food service. No caso da sazonalidade, épocas de mais movimento, ou aos finais de semana, por exemplo, os estabelecimentos precisam da mão de obra para cobrir um período ou um dia. Isso não justifica uma contratação.

“A Closeer dá esse apoio, para que ele não tenha problemas de legislação, afastando esse risco trabalhista, cuidando dessa mão de obra, fazendo o pagamento. A pessoa recebe assim que termina o trabalho, em PIX, e assim ela trabalha mais motivada”, conta Carolina.

O aplicativo tem um banco de profissionais freelancers, que ficam disponíveis para as empresas. A diretora brinca que “é como um Tinder, pode ser que dê match e o profissional e o estabelecimento se deem bem, ou pode ser que precisem procurar mais”, brinca.

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar