O setor de alimentação fora do lar vem registrando crescimentos importantes nos últimos anos e deve continuar nesta tendência em 2025. Segundo levantamento da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), entre novembro de 2023 e novembro de 2024, foram abertas 148.232 novas empresas no segmento, considerando apenas aquelas registradas fora da categoria MEI (Microempreendedor individual). A ANR (Associação Nacional de Restaurantes) faz projeções na mesma linha e acrescenta que tecnologia e inovação são as principais locomotivas dessa ascensão.

A digitalização tem se tornado cada vez mais essencial para operações como entrega, gestão de pedidos e relacionamento com o cliente. Essas inovações não apenas otimizam processos e reduzem custos, mas também melhoram a experiência do cliente, aumentam a produtividade da equipe e oferecem dados valiosos para a tomada de decisões mais assertivas.

Segundo Fernando Blower, diretor-executivo da ANR, o avanço tecnológico no setor é acelerado e irreversível: “O processo de digitalização e transformação digital no nosso setor ganhou uma velocidade gigantesca e isso só vai aumentar”. A ANR é curadora do Conexões FoodTechs, uma das atrações da Fispal Food Service 2025, que reunirá conteúdos e soluções voltadas à inovação no food service.

Por consequência, continua Blower, “a quantidade de fornecedores e soluções no Brasil também aumentam exponencialmente. Tem muita gente fazendo coisas interessantes e várias dessas empresas são de pequeno porte e startups. A ideia do Conexões FoodTechs é exatamente possibilitar que elas tenham espaço para divulgar suas soluções”, destacou o diretor da ANR em entrevista ao Food Connection.

A transformação digital veio da necessidade do setor de food service, que, para reduzir custos, passou a aumentar a eficiência. Para isso, os gestores tiveram que “conhecer melhor o seu cliente, produzir e vender mais e melhor. Tudo isso foi gerando uma busca por soluções. E o mercado respondeu, trazendo essas soluções”, ressalta Blower.

Justamente por causa da importância desse tema que a Fispal Food Service criou o Pavilhão de Tecnologia, totalmente dedicado a soluções como cardápios digitais, sistemas de autoatendimento, inteligência artificial para previsão de demanda, plataformas de gestão integrada (ERP), aplicativos de delivery e automação de cozinha, que estão redefinindo a operação dos estabelecimentos.

Atração destaque no pavilhão de Tecnologia, o Conexões FoodTech já tem programada uma série de temas que serão abordados na arena de palestras. Trata-se de  um ambiente de trocas e relacionamento entre operadores e empresas de tecnologia dedicadas ao food service. Entre os patrocinadores do projeto estão: Repediu (CRM para delivery e restaurante), Voxel Gestão (gestão financeira), Falaê! (pesquisa de satisfação) e GreenPlat (gestão ambiental).

Alguns temas que serão abordados na arena:

  • Automação e Inteligência Artificial – Atendimento ágil, gestão otimizada e redução de custos.
  • Internet das Coisas (IoT) – Equipamentos conectados para maior controle e desempenho.
  • Pagamentos e Pedidos Inteligentes – Experiências rápidas e sem atrito para o consumidor.
  • Logística e Entregas Automatizadas – Da cozinha até o cliente com mais eficiência.
  • Sustentabilidade e Cadeia de Abastecimento – Tecnologia a favor da redução de desperdícios.
  • ERP e Gestão Integrada – Controle total do seu negócio em tempo real.

A Fispal Food Service acontece junto com a Fispal Sorvetes, de 27 a 30 de maio, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A venda de ingressos já está disponível para profissionais do setor.

Data: 27 a 30 de maio de 2025

Local: Distrito Anhembi, São Paulo/SP

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13 às 19h