O Brasil é um dos maiores mercados de food service do mundo, com faturamento que ultrapassa os R$ 210 bilhões no ano, segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB). De acordo com a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), estamos falando de um universo de 1,4 milhão de estabelecimentos, dos quais 870 mil são microempreendedores individuais. Números que refletem a força desse mercado e evidenciam seu vasto potencial de oportunidades.
O setor de alimentação fora do lar está em constante transformação, sempre aberto à inovação e à valorização da qualificação profissional. Tendências, dados de mercado, novos produtos e serviços — um verdadeiro panorama completo para quem deseja empreender, expandir ou atualizar seu negócio em restaurantes, bares, padarias, pizzarias, sorveterias e demais estabelecimentos — estarão reunidos na Fispal Food Service e na Fispal Sorvetes. Os eventos, que são considerados os maiores do setor na América do Sul, acontecem de 27 a 30 de maio em um novo endereço: o Distrito Anhembi, em São Paulo.
Organizadas pela Informa Markets, a Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes se consolidaram como plataformas essenciais para a transformação do setor. A feira reúne novidades de expositores de todos os segmentos do food service, promovendo conexões valiosas entre estabelecimentos e fornecedores. Além disso, oferece uma programação robusta de conteúdo, voltada a solucionar os principais desafios do mercado, como gestão financeira, retenção e capacitação de mão de obra, entre outros temas críticos. Em 2025, estão confirmadas mais de 2.200 marcas expositoras e mais de 125 horas de conteúdo distribuídas em atrações e experiências. A expectativa é receber mais de 60 mil visitantes de toda a América do Sul.
De acordo com o gerente de Negócios da Fispal Food Service, Daniel Corigliano, a edição 2025 trará novidades em marcas expositoras, conteúdo e experiências para os participantes. “A Fispal 2025 está ainda mais preparada para atender às necessidades tanto dos nossos visitantes quanto dos nossos expositores. A mudança para o Distrito Anhembi é um marco porque possibilita o crescimento dos eventos, com uma infraestrutura moderna ampla e preparada para proporcionar uma experiência ainda melhor para os profissionais do food service”, destaca Corigliano.
A venda de ingressos já está disponível para profissionais do setor.
Tecnologia e novidades
Em 2025, o setor de Tecnologia ganha um pavilhão exclusivo com soluções em IA, automação, cardápios digitais, ERP e mais. O espaço também abrigará a atração Conexões FoodTechs, com uma arena de palestras e diversos expositores voltados para tecnologia, sob a curadoria da ANR (Associação Nacional de Restaurantes). Entre as empresas patrocinadoras confirmadas na atração Conexões FoodTechs estão: Repediu (CRM para delivery e restaurante), Voxel Gestão (gestão financeira), Bit Energy (controle da refrigeração), Falaê! (pesquisa de satisfação) e Greenplat (gestão ambiental).
Outra novidade com o auxílio da tecnologia para os visitantes é a assistente de inteligência artificial “Cuca”, que vai ajudar a tirar dúvidas e dar dicas de como o público pode aproveitar ao máximo o evento.
Ainda no atendimento ao visitante, haverá a Central de Acessibilidade com profissionais para dar apoio aos deficientes, contando com intérprete de Libras, além do Espaço Bem-Estar para descanso e carrinhos elétricos para levar do estacionamento até o pavilhão.
Sustentabilidade do negócio
Com foco em auxiliar empreendedores a desenvolverem seus negócios, o Serviço de Desenvolvimento do Mercado (SDM), projeto que reúne dez atrações de conteúdo e experiências, e conta com a curadoria de especialistas, consultores e chefes de referência do setor, está ainda mais robusto este ano.
Na área da Fispal Food Service os visitantes poderão participar das atrações: Conexões FoodTechs, fale com um especialista, Oficina da pizza, Espaço Cheiro do Pão, Arena Gestão e Saber, Lounge dos embaixadores, point dos Chefes, Espaço Senai e Assuntos de Energia. Já na Fispal Sorvetes o destaque fica para o Gelado Experience, que tem curadoria da Duas Rodas e patrocínio da Finamac.
Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e o impacto social, neste ano a Fispal Food Service apoia o projeto Padaria Escola Tiãozinho, desenvolvido pela Safrater. A iniciativa capacita moradores da região de Americanópolis nas áreas de panificação e confeitaria, promovendo inclusão e geração de renda. Os visitantes que optarem pelo ingresso solidário terão 50% de desconto mediante a doação de 1 kg de alimento, que será destinado ao projeto.
Tags