Por Roberta Silvestre*
Com o passar dos anos, cultivar uma cultura organizacional capaz de motivar os funcionários pode ser um desafio. Especialmente em empresas compostas por áreas diversas, com profissionais de atuações tão plurais. No caso da Tetra Pak, as quase sete décadas de Brasil contam a nossa história, escrita, sobretudo, por pessoas com diferentes competências, que trabalham para que sejamos reconhecidos no ramo da indústria não apenas pela excelência de nossas embalagens, mas também dos serviços e equipamentos que oferecemos ao setor de alimentos e bebidas.
Entendemos ao longo dos anos que fazer com que os funcionários se sintam verdadeiramente pertencentes ao local de trabalho é essencial. E para isso, como em qualquer relação humana, há algo importante: praticar a escuta ativa. E uma forma que encontramos aqui para isso foi a aplicação de pesquisas de clima, que já fazem parte de nossa rotina há vários anos. E por que elas importam?
As pesquisas de clima são a voz dos funcionários, o canal de comunicação em que todos podem endereçar suas insatisfações e seus desejos de melhoria. Ou mesmo elogios, o que dá à gestão a noção de que algumas diretrizes devem ser mantidas e, em alguns casos, até ampliadas.
Ao garantirmos que possam fazer isso anonimamente, eles se sentem seguros para falar, o que eventualmente pode não ocorrer em outros formatos de feedback. Em minha experiência, é nesse momento que a empresa recebe as respostas mais honestas dos funcionários. Isso vai ao encontro de nossa atuação aqui na Tetra Pak para criar um ambiente em que cada pessoa é incentivada a protagonizar constantemente inovações nos nossos processos, com autonomia para transformar e gerar mudanças.
Para a empresa, há muitos ganhos. Além do estabelecimento de um canal de diálogo em que as informações são transparentes, claras e diretas – ainda que anônimas –, as pesquisas são fundamentais para coletar dados, traçar cenários e compreender pontos específicos sob perspectivas diferentes, como a de determinados grupos, setores e áreas de atuação, faixas etárias etc.
E para a gestão, ter esses recortes para traçar uma realidade contextualizada, em que se entende o ponto de vista de funcionários dos mais diversos perfis, é extremamente relevante. E é assimilando a fundo as necessidades deles que a empresa tem capacidade de transformar e prover um ambiente onde se sentem acolhidos e compreendidos. Sem contar que entendendo certas necessidades, é possível entregar benefícios que façam sentido no dia a dia e engajem genuinamente.
Pegando o nosso caso como exemplo, temos muitos pontos que fazem com que grande parte de nossos funcionários permaneçam conosco por muitos anos – e temos até gerações de uma mesma família aqui. Além de sermos uma companhia global com muitas possibilidades de crescimento, inclusive internacionalização de carreira, damos às pessoas oportunidade de aprender, conhecer, praticar ações com impacto ambiental e social, em linha com a promoção da sustentabilidade, que é a nossa estratégia.
Somado a estes e tantos outros aspectos, ao proporcionarmos um ambiente acolhedor quando ouvimos dos próprios funcionários as suas reais necessidades, entendemos que isso se traduz em proporcionar-lhes satisfação no trabalho.
Pela pesquisa periódica de Engajamento dos Colaboradores, avaliamos itens como engajamento e bem-estar, desenvolvimento de carreira, qualidade e eficiência, foco no cliente, comunicação, liderança e colaboração, entre outros. Os resultados da última pesquisa realizada apontam para um alto nível de engajamento em aspectos como benefícios, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, ambiente de trabalho, senso de pertencimento e imagem positiva em relação às práticas ambientais.
Ter um canal de diálogo facilita correção de rota quando necessário ou simplesmente soluções que a gestão, muitas vezes, não tinha mapeadas. Em um ambiente como o da indústria, em que muitas vezes quem está na fábrica tem uma realidade completamente diferente das áreas administrativas, isso é valioso.

*Roberta Silvestre é diretora de Recursos Humanos da Tetra Pak Brasil