*Por Wander Bertolace de Carvalho, Diretor da Abrasorvete

Participei recentemente, com uma comitiva da Abrasorvete, da Sigep, na Itália, uma das feiras mais aguardadas no universo dos sorvetes e outros gelatos. E essa edição trouxe diversas novidades e tendências, que acredito serem importantes compartilhar com o mercado brasileiro.

A Sigep, que acontece na cidade de Rimini, sempre foi um evento de grande relevância, não apenas focado em sabores, mas também em tecnologias que podem transformar a indústria de sorvetes. Ela atrai visitantes de mais de 160 países e expositores de diversas nações.

No passado as novidades demoravam anos para chegar ao Brasil. Atualmente, com as filiais, os lançamentos são quase imediatos. Visitar uma feira como a Sigep permite antecipar novidades em até duas temporadas, mantendo-nos à frente no mercado. A seguir, vamos falar de algumas dessas tendências.

Sabores e Texturas

Uma tendência que se destacou foi a dos sorvetes mastigáveis, com o pistache ainda liderando as preferências. A crocância também ganhou destaque, com sabores como chocolate Dubai, que se tornou uma sensação nas redes sociais, composto por uma barra de chocolate super recheada com creme de pistache, tahine e kadayif, uma massa típica dos doces árabes e super mastigável.

Essa combinação única de ingredientes proporciona uma experiência de sabor e textura que conquistou muitos fãs ao redor do mundo. Esses elementos crocantes confirmam a tendência crocante e dos crumbles, que veio para ficar.

Outra novidade fascinante foi o sorvete com perfume. Essa inovação consiste em usar um spray de aroma após o sorvete ser servido, proporcionando uma experiência sensorial única nas primeiras degustações. Acredito que essa tendência pode encontrar espaço no mercado brasileiro, trazendo uma nova dimensão à experiência de degustação.

Expansão de Sabores e Roupagens

Sabores clássicos como Amarena e Tiramissu continuam em expansão, assim como a introdução de sabores que aludem mais a conceitos e desenvolvimento de marketing, como sorvete de Sol, todo amarelo, e de Pikachu, remetendo ao personagem do anime.

Em termos de marketing, o céu é o limite. No entanto, vale ressaltar que a tendência de usar personagens fica limitada no aspecto sabor, que permanecem predominantemente baunilha.

Inovações em Maquinários

No campo das tecnologias, vimos robôs mais compactos que podem realizar desde a manipulação do sorvete com braços mecânicos até a produção completa de picolés, como uma máquina chinesa que realiza todas as etapas do processo, entre eles palitar, rechear, banhar, desenformar e embalar, em um espaço de apenas nove metros quadrados.

Esses equipamentos são altamente eficientes, produzindo de duas a três mil porções por hora, e são bastante acessíveis para sorveterias que oferecem copos, sundaes e cones.

Uma inovação particularmente interessante foi um robô que permite a colocação do sorvete na cuba de maneira artesanal, sem a necessidade de intervenção humana. Com a escassez de mão de obra, essa tendência de automatizar tarefas manuais e exaustivas está se consolidando rapidamente no setor e é um caminho que não tem volta.