Essa história começou em 2015, mais precisamente na Fispal Tecnologia. Em parceria com um grande player de embalagem longa vida, a Massfar Realidade Aumentada apresentou ao mercado diversos protótipos com conteúdos específicos para diferentes categorias de produtos. A reação foi muito positiva. Pouco tempo depois da feira, alguns produtos já estavam no ponto de venda. Marcas como Marajoara, Quatá e Frimesa foram pioneiras no uso da tecnologia aplicada em embalagens longa vida.
No ano seguinte, a Zappar, uma das principais plataformas de Realidade Aumentada do mundo, elevou o modelo da parceria iniciada no Brasil para o nível global, mergulhando definitivamente na era da “Connected Pack”, como os gringos definem lá fora.
Um dos casos mais recentes é da marca de sucos Boing, muito popular no mercado mexicano. Com projeto todo desenvolvido no Brasil, a Boing colocou no mercado 15 embalagens interativas, em diferentes sabores e formatos, transformando seus produtos em experiências interativas. O consumidor mexicano aprovou e a marca já está criando conteúdos temáticos para a embalagem, iniciando agora pelo Natal. (Imagem anexa).
A facilidade de atualização de conteúdos virtuais é uma das grandes vantagens da tecnologia de Realidade Aumentada. Ou seja, se por um lado, alterar a arte da embalagem exige operação cara e lenta, por outro, atualizar o conteúdo interativo é uma operação simples e muito rápida, além de atender uma forte demanda por novidades vinda dos consumidores mais conectados.
Não é de hoje que a criatividade brasileira faz sucesso lá fora. Agora, até no mundo da tecnologia.