Food Connection faz parte da divisão Informa Markets da Informa PLC

Este site é operado por uma empresa ou empresas de propriedade da Informa PLC e todos os direitos autorais residem com eles. A sede da Informa PLC é 5 Howick Place, Londres SW1P 1WG. Registrado na Inglaterra e no País de Gales. Número 8860726.

Confira as inovações em embalagem presentes na Fispal Tecnologia 2024

Article-Confira as inovações em embalagem presentes na Fispal Tecnologia 2024

Estande da Fibrasa - embalagem sustentável.png
Soluções sustentáveis prometem revolucionar o setor alimentício, otimizando o transporte e a reciclagem

A edição de 40 anos da Fispal Tecnologia é palco dos avanços no setor de embalagem para a indústria de alimentos e bebidas. As inovações apresentadas focaram na sustentabilidade, um aspecto cada vez mais relevante para os tomadores de decisão do setor.

A feira é a principal para a indústria de alimentos e bebidas, e sua setorização permite uma visitação prática e otimizada. Na área de embalagens, os profissionais terão contato direto com as principais marcas, com soluções eficientes para a indústria de alimentos e bebidas, que representa 10,8% do PIB (Produto Inteno Bruto) do país – segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia).

Soluções em embalagens sustentáveis

A Fibrasa, especializada em embalagens de polipropileno (PP), apresentou no evento um novo balde quadrado para o canal do foodservice que, comparado aos baldes plásticos cilíndricos, possibilita aproveitamento de até 150% de espaço útil no transporte. Também exibiu um novo modelo de pote termoformado multicamadas que, de acordo com Monica Pasini, coordenadora de marketing, propicia shelf life de até 30 meses a atomatados, graças a uma barreira de EVOH (copolímero de etileno e álcool vinílico). Ainda mostrou em seu estande um novo copo termoformado para requeijão, que garantiria aliviamentos de peso de até 50% em comparação com copos plásticos tradicionais para o mesmo produto.

Por sua vez, a Alltape destacou no evento sua mais nova solução para empacotamento e fechamento de caixas de embarque: fitas adesivas de papel kraft com elevado teor de conteúdo renovável e capazes de serem personalizadas. Segundo Guilherme Belfante, gerente comercial, as fitas apresentam índice de reciclabilidade de 96% – os 4% não recicláveis seriam relativos a um índice mínimo de monômeros do adesivo e da tinta à base de água – e podem ser impressas em até três cores. A Alltape afirma ser representante exclusiva da solução, desenvolvida por uma empresa asiática, no mercado brasileiro.

Já a XYPD trouxe sua linha de rótulos termoencolhíveis (sleeves) de CPET que, por meio do uso de tintas laváveis, possibilita a retirada da impressão por meio de um processo especial no pós-consumo. Com isso, dispensa a necessidade de remoção dos rótulos das garrafas PET no processo de reciclagem. “A lavagem por meio de água sob uma temperatura controlada

assegura a obtenção de flakes de PET cristal reciclado, que tem valor de mercado superior”, comenta Patrícia Anzai, diretora da empresa.

Debates sobre o futuro sustentável das embalagens

Além das inovações apresentadas, a Fispal Tecnologia 2024 também será palco de debates sobre novas fronteiras em soluções sustentáveis para acondicionamento e transporte de produtos.

As palestras serão apresentadas na Arena FispalTec, importante encontro de tomadores de decisão da indústria de alimentos e bebidas interessados na atualização do setor.

Um dos momentos mais esperados da programação da Arena Fispal Tec acontecerá na quarta-feira (19), às 14h. O painel, intitulado “Desvendando o Futuro Sustentável das Embalagens: Estratégias na Era do Reduzir, Reutilizar, Reciclar!”, contará com a presença de líderes renomados da indústria, como Camila Vila Verde, Gerente de Marketing e Novos Negócios da Ball Corporation; Luciana Sousa, Diretora de P&D Categoria Nutrition LATAM da Unilever; Luciana Pellegrino, Diretora Executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) e Presidente da Organização Mundial de Embalagem (WPO); Edgar Galbiatti, Gerente de Marketing da Minalba; e Gustavo Siemsen, CMO Global da Natural One.

 

Ocultar comentários
account-default-image

Comments

  • Allowed HTML tags: <em> <strong> <blockquote> <br> <p>

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
Publicar