O consumo de doces pelas crianças também é um universo que precisa ser estudado para a criação de lançamentos de qualidade. De acordo com pesquisa recente, realizada pela empresa Takasago, os pequenos também tem suas prioridades quando o tema é doce.
O resultado da pesquisa mostrou que, entre outras coisas, que em confeitos, no geral, 67% das crianças preferem o sabor de “morango”, 40% de “frutas vermelhas” e 20% “melancia”. Entre as experiências prediletas estão: 27% “pinta a língua”, 20% “sabor surpresa” e 20% “acidez”.
A pesquisa foi feita com crianças entre 5 e 12 anos, para os clientes da empresa, a partir de um questionário on-line. Com os dados, a empresa explora o que as crianças gostam de consumir e, assim, direciona o desenvolvimento de novos produtos para seus clientes.
“Quando falamos sobre crianças, estamos falando de uma nova geração de escolhas, atitudes, desejos e saberes. São curiosas e digitais, pois já nasceram em um mundo totalmente conectado. São mais realistas e práticas, pensam de forma mais lógica, mas são um pouco impacientes, porque querem descobrir o mundo o mais rápido possível! E, para estarmos conectados com essas novas gerações, é importante escutar e entender o que elas precisam. Podemos trabalhar com novas ideias e conceitos para essa geração que, desde muito novo, já sabe o que quer”, comenta Rafaela Bedone, Head de Marketing da Takasago para divisão de aromas.
Tendências em sabores e sensações, por categoria
Para categoria Confeitos, o sabor favorito dos pequenos foi o morango – com 67% da predileção dos entrevistados, seguido de frutas vermelhas (40%) e melancia (20%). Já para quem quer investir em sensações diferentes, a pesquisa aponta que o pintar a língua fica em primeiro lugar, seguidos de sabor surpresa e acidez.
Na categoria Biscoitos, o sabor mais citado é o chocolate (73%). Já para a sensação, sabor surpresa ganha com 33%, seguido de pedaços crocantes.
Já na categoria Bolos, chocolate também é o sabor mais citado, com 60% da preferência entre os pequenos entrevistados. Já na sensação, houve um empate entre pedaços crocantes e camadas, com 20% de respostas para cada item.
Por último, a categoria Sorvetes, Sobremesas Lácteas e UHT, chocolate também ganha o primeiro lugar, com 25% de respostas – seguido de doce de leite (20%) e algodão doce (19%). Em sensação, a pesquisa aponta para a preferência por esfriamento, com 40%, seguido de sabor surpresa (25%) e pinta a língua (31%).