Para enaltecer um bom vinho é preciso servi-lo na taça mais adequada. Isso porque ela vai contribuir muito mais do que uma estética atrativa, mas promover uma experiência sensorial completa ao seu cliente.

Uma taça ideal possui transparência, para que o vinho seja apreciado, resistência para não quebrar facilmente e uma haste longa para que a temperatura do vinho seja preservada e não sofra alterações com a temperatura das mãos.

O design específico das taças faz com que os aromas e sabores de cada vinho seja evidenciado. Ao servir um rótulo de qualidade, o estabelecimento deve se preocupar com a forma que está servindo a bebida – para que seu cliente possa identificar as notas de sabores e aromas contidas no produto.Veja agora uma galeria com as taças mais indicadas para cada tipo de vinho.

Cuidados com a taça de vinho

O armazenamento das taças de vinho também é um ponto importante. Por serem delicadas, qualquer choque ou peso aplicado pode fazer com que todo um jogo de taças se quebrem – causando um grande prejuízo.

Outro ponto importante é separar as taças utilizadas para cada tipo de vinho, a fim de que elas não manchem e comprometam a degustação. “Alguns estabelecimentos usam a mesma taça para tintos e brancos. Mas se ela não for bem lavada, acaba manchada”, orienta Silva Marcella Rosa, sommeliére do Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho).

Além do tipo de taça, criar uma mesa atrativa com opções que harmonizam com o vinho também é fundamental. Acompanhe nossas dicas e crie um cardápio único para promover uma experiência sensorial exclusiva a seus clientes.