A Rousselot é líder global em soluções à base de colágeno para os setores de alimentação, saúde e nutrição, farmacêutico e (bio)médico.
No entanto, mais do que oferecer produtos que atendem às carências do mercado, a multinacional de origem francesa com mais de um século de atuação tem uma preocupação constante com projetos de impacto social, pois entende que sustentabilidade vai além das preocupações com o meio ambiente.
Para explicar um pouco mais sobre os projetos globais de sustentabilidade e a visão da empresa sobre o assunto, entrevistamos Andréa Moura, Diretora de Vendas e Marketing Latam da Rousselot.
Vamos conferir a matéria completa? Continue conosco!
1. No que consistem os projetos globais de sustentabilidade da Rousselot?
Andréa Moura: Os projetos globais de sustentabilidade da Rousselot estão associados à nossa Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Ela integra as nossas preocupações sociais, éticas e ambientais e estão divididas em três pilares estratégicos: “Melhorar o Bem-Estar e a Saúde das Pessoas”; “Melhores Comunidades e Locais de Trabalho” e “Produzir com Responsabilidade”.
Dentro de um contexto geral buscamos melhorar a vida das pessoas, através dos nossos produtos que entregam valor na cadeia de saúde e entendemos que esta é uma forma de cuidar das pessoas. Cuidamos dos nossos colaboradores proporcionando para eles um ambiente de trabalho seguro e saudável. Além disso, investimos em ações que fortalecem o desenvolvimento pessoal e profissional. Também procuramos ser um bom vizinho para nossas comunidades, participando em conjunto com eles das ações sociais, culturais e reduzindo os impactos que uma indústria pode causar na vizinhança.
Especificamente falando dos projetos de sustentabilidade com um viés ambiental, adquirimos matérias-primas de fontes sustentáveis, temos foco na redução no consumo de energia e buscamos constantemente novas fontes de energia limpa. Nos projetos de redução na utilização de água, estabelecemos uma meta de minimização de 5% até 2025, através da otimização e melhoria no processo produtivo.
2. Como a companhia enxerga a importância da sustentabilidade frente aos desafios atuais?
AM: Os desafios são bastante claros não só para a empresa, mas, também, em conscientizar as pessoas sobre o consumo dos recursos naturais, pois os impactos globais da má utilização destes recursos são visíveis para todos.
Buscamos nos relacionar com outras empresas no mercado que possuem os mesmos objetivos e, assim, somamos esforços e criamos metas nas ações focadas em sustentabilidade.
Para a Rousselot, este é um caminho sem volta, pois não é aceitável atuar sem responsabilidade corporativa. Temos uma busca constante em implementar melhorias e fazemos investimentos tecnológicos para aumentar a performance em nossos processos produtivos, aliados às reduções nos impactos ambientais.
3. Qual a visão da empresa sobre o impacto da sustentabilidade em sua atuação comercial?
AM: Comercialmente, entendemos que precisamos comunicar o mercado e os stakeholders (sejam eles fornecedores, clientes, colaboradores e/ou consumidores) de nossos produtos de uma forma geral sobre as nossas ações, a fim de que conheçam nossa filosofia, metas e ações de sustentabilidade e para que possamos caminhar na mesma direção.
Nosso objetivo é colaborar com os nossos clientes para que eles atinjam os seus próprios objetivos com relação à sustentabilidade, compartilhando ações, planos atuais e metas futuras.
4. Que outras novidades neste sentido de ações sustentáveis devem seguir sendo praticadas pela companhia nos anos vindouros?
AM: Nós temos objetivos bem definidos e planificados em ações de curto, médio e longo prazos. A constante busca por matérias-primas de origens sustentáveis e renováveis; os investimentos em tecnologias para reduzir e/ou substituir recursos naturais, como energia e água; e o foco na redução das emissões são as principais ações relacionadas ao meio ambiente.
Porém, nosso grande foco continuará sendo o cuidado com as pessoas. Continuaremos investindo em pesquisas para oferecer ao mercado produtos com benefícios comprovados para a saúde; promover o desenvolvimento cultural e profissional de nossos colaboradores; e contribuir com as comunidades no entorno de nossas unidades produtoras para que possam, paralelamente, desenvolverem-se em todos os aspectos sociais.
Gostou de aprender mais sobre o assunto? Se sim, conheça as soluções da Rousselot agora mesmo!