Os silos são altamente relevantes para o desenvolvimento agrícola, uma vez que permitem estocagem de alto volume de produção com as condições necessárias para manter a qualidade do produto. Dessa forma, o produtor rural pode negociar a venda de grãos na época em que entender ser mais estratégica para o negócio. E o que já é rentável pode ser ainda mais se o gerenciamento de silo contar com a precisão da tecnologia.

Seja um pequeno produtor ou um grande distribuidor, é imprescindível conhecer todo o movimento do inventário de grãos para minimizar as chances de prejudicar produtividade e rentabilidade. Por isso, tudo deve ser controlado com precisão e de maneira confiável.

Para respaldar os profissionais da área, nada mais recomendável do que a utilização de sensores. A tecnologia aplicada nesses equipamentos evita derramamentos por transbordamento, falta de material por meio do controle de silos, detecção de calhas obstruídas e controle de acionamento/desligamento de bombas e esteiras transportadoras de pós e sólidos a granel.

Conheça a tecnologia aplicada no gerenciamento de silos

Sem um bom gerenciamento de medição, existe um grande risco de perdas no controle e na eficiência dos silos. E nada melhor do que utilizar a precisão obtida por meio da tecnologia para jogar a favor do negócio.

A seguir, reunimos alguns equipamentos desenvolvidos pela  Bindicator, uma fornecedora de serviços completos de sensores de nível contínuo e pontual para aplicações industriais. Líder no campo de medição de nível de sólidos secos a granel, a Bindicator fabrica seus produtos para terem longa duração e design original de alto desempenho.

Sensor de nível de ponto

Quando se consegue determinar os pontos altos e baixos de nível em um tanque, um sensor de nível de ponto torna-se mais eficaz.

Nesse sentido, as chaves de nível tipo diafragma são ideais para aplicações onde o espaço é limitado ou onde saliências no tanque não são aceitáveis. Nelas, dois pontos chamam a atenção:

1- Toda a instalação e manutenção pode ser feita a partir do exterior do tanque;

2 – Não é necessário alimentação elétrica para operar o interruptor que é acionado pela pressão aplicada quando o material entra em contato com o diafragma.

 

Chaves de nível tipo diafragma.png

 

Além das chaves tipo diafragma, indicamos conhecer a chave de nível Pá Rotativa PRO. Trata-se de um sensor de nível que monitora o nível de material a granel e indica quando houve uma alteração. O modelo vem com diagnóstico funcional que detecta falha da unidade mesmo quando a pá está enterrada no material, ao contrário de outros dispositivos.

 

chave de nível Pá Rotativa PRO.png

 

A tecnologia empregada apresenta métodos de detecção redundantes, que monitoram a rotação do eixo bem como o comportamento do motor, tornando-o mais confiável no que diz respeito a não perder uma leitura ou criar um falso positivo. À prova de falhas, o equipamento pode realizar autodiagnóstico completo dentro e fora do material, enquanto outros dispositivos apenas realizam diagnósticos quando a pá não está dentro no material.

 

Sensor de nível contínuo

Para ter um fluxo constante de dados sobre o nível do material em um recipiente, um sensor de nível contínuo é o mais adequado. Exemplo de destaque na categoria é o Bindicator Yo-Yo, um sensor de nível pendular projetado especificamente para medição contínua de nível de estoque de sólidos a granel e alguns líquidos. O dispositivo automatiza o uso de réguas ou fitas métricas para maior segurança e precisão.

 

Bindicator Yo-Yo.png

 

Seu funcionamento se dá da seguinte forma: com intervalos de tempo programados ou por demanda, o dispositivo de medição cai para dentro do tanque/silo, entra em contato com o material e, em seguida, retorna para a sua posição. A distância que o dispositivo percorre é gravada e convertida para uma medição de nível.

Gerenciamento remoto de inventário

Um sistema de gestão de inventário mantém todos os dados integrados e acessíveis para os profissionais envolvidos com o silo. Para essa necessidade de negócio, é indicado o Sistema de Gestão de Inventário ORB, que permite acesso a informações de gerenciamento de dados armazenados em um local remoto por meio da Internet.

 

Sistema de Gestão de Inventário ORB.png

 

Ele ainda facilita as estratégias de monitoramento multi-site e reposição em tempo real com departamentos internos e fornecedores externos para coordenar o movimento eficiente dos materiais.

Diversas plantas com múltiplos tanques podem ser simultaneamente monitoradas e gerenciadas e, inclusive, gerar relatórios para o acompanhamento de tendências. Dados de gerenciamento em tempo real podem ser transferidos automaticamente para sistemas de ERP.

Confira o vídeo abaixo e conheça mais!