O Natal está chegando e com ele mais uma oportunidade de ouro para a indústria alimentícia aumentar suas receitas. Apesar da redução do número de decorações de Natal vistas por aí, na parte de fora dos lares, aparentemente, da porta para dentro, a tradição natalina segue forte. Principalmente no que diz respeito ao que é colocado à mesa.
Nesse sentido, veja o que algumas marcas consagradas do segmento de panificação e confeitaria têm feito para aumentar as vendas e as opções no portfólio que colocam as empresas no clima natalino para aproveitar a época mais pujante para o setor em termos de vendas e faturamento.
Natal é data preferida e vendas de panetones seguem em alta
Uma pesquisa encomendada pela Globo apontou que o Natal é a celebração favorita do ano para 65% dos consumidores. Mostra disso é que a venda de panetones segue subindo a cada temporada.
No Natal de 2023, os panetones alcançaram 37,6 milhões de lares e movimentaram 953,6 mil reais. Assim, houve um crescimento de 31,5% no faturamento e de 8,3% no volume consumido, que atingiu 46.387 toneladas, em comparação ao ano anterior.
Projeções para as vendas de panetones em 2024
Agora, a perspectiva é de aumento entre 3% e 5% no volume de vendas de panetones durante as festas de final de ano em 2024. Os dados da são da Kantar e da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi).
“O setor tem se reinventado para atrair os consumidores, com lançamentos que aliam tradição e inovação, desde sabores exclusivos até embalagens diferenciadas”. A afirmação é de Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
Nesse sentido, a rede Duo Gelatto, especializada em sorvetes e açaí, inovou ao lançar o “Sorvetone”, uma criação que combina a refrescância do sorvete com o sabor característico e marcante do panetone. Entre as novidades está o sabor pistache, uma das sensações de 2024 em termos de sobremesa de qualquer tipo.
A receita combina a massa tradicional do panetone com o sabor do sorvete artesanal. “A ideia é trazer a sensação natalina ao mesmo tempo em que se adapta ao verão brasileiro, oferecendo uma experiência que une tradição e modernidade em um prato só”, diz a Duo Gelatto.
Panetones para diferentes bolsos e gostos
Contudo, o valor do panetone da Duo Gelatto não é exatamente o mais acessível. O preço regular é de 106 reais, embora tenha sido vendido com descontos que chegaram a 20% na Black Friday.
Pesquisa da Kantar em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) aponta que a penetração do panetone nos lares de classes A e B é proporcionalmente maior, por isso, lançamentos como esse, da Duo Gelatto, de maior valor agregado, podem ser uma boa aposta para o comércio.
Contudo, as classes C e D também consomem outras opções, mais acessíveis, como as da Casa Altiva, com receita assinada pela Casa Suíça. Os produtos com 400 gramas são vendidos a preço sugerido de 19,99 reais.
Essas opções são comercializadas em lojas de conveniência da AmPm, maior rede do tipo no Brasil.
Os panetones da AmPm servem não apenas para compras com tíquetes menores, mas também para quem deseja distribuir presentes e deixou para o último momento.
“Nossos produtos exclusivos atendem às necessidades do público, e, com nossa infraestrutura logística, atendemos nossos franqueados em todo o país”. A fala é de Renato Stefanoni, presidente da AmPm, ao destacar a capilaridade da rede.
Essa conveniência é bastante útil, levando em conta que, próximo à data, costuma haver deficiência de oferta nas gôndolas.
Redes sociais também mostram aumento do interesse
O interesse por panetones cresce também na internet. Um estudo do time de CRM&Insights da BRF apontou que a pesquisa por panetones foi a maior entre as sobremesas nas plataformas X, Facebook, Instagram e Pinterest entre 2021 e 2023, vencendo outras candidatas tradicionais, como rabanada e biscoito de gengibre.
“Em um contexto de preferências alimentares cada vez mais variadas, as sobremesas natalinas equilibram sabor e novas experiências gastronômicas”. A afirmação é de Aline Alexandrino, gerente de Marketing da BRF.
Isso aponta também a oportunidade para que as áreas de marketing das empresas usem os panetones e opções relacionadas a esse produto como chamariz nas redes sociais para atrair diferentes tipos de público.
Há especial relação da sobremesa com as cafeterias, que têm crescido em opções ao público e incluído os panetones como opções que transcendem a época natalina.
É o caso da Casa Bauducco, que tem avançado no número de unidades, com um apelo relacionado à mensagem de que o Natal pode durar o ano todo.
A Bauducco, inclusive, foi a segunda marca do setor de alimentos mais buscada no Google durante a Black Friday por conta da alta procura por panetones. Os dados são do Google Customer Solutions.
A empresa também surfou na onda da tendência das sobremesas à base de pistache. Ainda antes da época de Natal, a Casa Bauducco apostou na ‘Temporada de Pistache’ em todas as suas 180 unidades. A novidade é que isso ia além do panetone.
Uma das opções era o sorvete de baunilha com o creme de pistache, acompanhada de crumble do Wafer Maxi Pistache e finalizada com Bauducco Wafer Maxi Pistache.
Nas casas Bauducco, sempre há a possibilidade de incluir os panetones no cardápio junto com bebidas e outras opções do cardápio. Inclusive, com opções pouco usuais de panetones, como suas versões aquecidas, que podem ser replicadas em outras cafeterias e demais estabelecimentos de food service.
Mercado de alimentos em alta puxa venda de panetones
O pagamento do décimo terceiro salário e o benefício extra nos vales alimentação em alguns casos ainda devem impulsionar o mercado de alimentos neste final de ano. E, por consequência, o segmento de panetones e semelhantes.
Já em novembro, por ocasião da Black Friday e pagamento da primeira parcela do décimo terceiro, houve um crescimento importante das vendas de alimentos. Os atacarejos regionais se destacaram e viram suas vendas unitárias avançarem 3,1% contra 1,6% dos supermercados. Os dados foram divulgados pela Scanntech, plataforma de inteligência de dados.
Em termos de faturamento, o desempenho do atacarejo também foi superior. 10,4% contra 9,1% dos supermercados.
Nesse ambiente, as vendas de panetones saltaram 135% em relação à Black Friday do ano passado, segundo projeções da Scanntech.