O segundo dia da Food ingredients South America – FiSA 2022 registrou novamente excelente fluxo de público no pavilhão do São Paulo Expo, ocupado por mais de cem empresas expositoras. A 24ª edição do evento, realizado pela Informa Markets com uma nova proposta figital (físico + digital), vai até quinta-feira,11, no São Paulo Expo, combinando conteúdo de alta qualidade com oportunidades de negócios e networking no pavilhão, além de transmissões online na plataforma Fisa Xperience.
Visitantes pela primeira vez, Deize Marcolin e Viviane dos Santos, funcionárias da Frimesa, aprovaram o evento. “A FiSA nos surpreendeu pela diversidade e pelas novidades. Ficamos a par de tendências e sairemos daqui com muito mais conhecimento. Gostei demais”, comentou Viviane.
Diego Oliveira, sócio-proprietário da Supra Ervas, do Paraná, demonstrou satisfação com o evento. “Conheço a FiSA de montagens anteriores e é muito legal poder voltar a percorrê-la. Encontrei muitas inovações ontem e hoje, que está ainda mais movimentado. Vim em busca de matérias-primas e para fazer alguns contatos com fornecedores. Já fechei algumas parcerias junto com o P&D e a área de Compras, que estão aqui comigo”, descreveu.
Atração que estreia nesta FiSA, o Technology Bootcamp é um espaço dedicado à interseção entre a indústria de alimentos e a tecnologia. Organizado pelo Grupo Intercompany, sua programação contou com palestras diversas, de blockchain e Inteligência Artificial a aprendizado por máquina e analytics. “Nosso objetivo foi mostrar como as novas tecnologias podem ser aplicadas ao setor, na agricultura e na indústria, tanto para elevar a produtividade como para impulsionar a sustentabilidade do negócio”, afirmou Fernanda Cristina, analista de marketing da empresa. “Nós compartilhamos conhecimento e os visitantes, pela experiência que têm no mercado, nos contaram suas experiências”.
Além de profissionais da própria Intercompany, as palestras foram ministradas por especialistas de outras empresas como IBM, GeoAmbiente (parceira do Google) e Mercado Bitcoin. Temas como tokenização do agro e fazenda conectada se fizeram presentes. “Como essas tecnologias são novas, o público se mostrou curioso porque sua aplicação não é amplamente conhecida. Foram muitas dúvidas e buscamos esclarecê-las”, disse Fernanda.
Hub Regulatório estreia com lotação total
Uma das grandes novidades do encontro presencial da FiSA 2022, o Hub Regulatório aconteceu nesta quarta-feira (10). Organizado pelas empresas Regularium e Meta Regulatória, ambas com mais de 20 anos de experiência de mercado, o curso mostrou como fornecedores devem atravessar o intrincado – porém necessário – processo de validação de ingredientes pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
“Junto à FiSA, percebemos que muitas empresas enfrentam dificuldades regulatórias, principalmente por não dominarem o processo da Anvisa para a inclusão de novos ingredientes à lista positiva. Essa barreira, por vezes, impedia até a demonstração de produtos durante a feira”, disse Júlia Coutinho, diretora executiva da Regularium.
A percepção estava correta e o Hub Regulatório, logo na primeira edição, teve os ingressos esgotados. As aulas se centraram na elaboração do relatório técnico-científico, ponto base para receber o sinal verde da Anvisa. “Explicamos quais os estudos que podem ser utilizados, como compilar as informações, como diferenciar finalidade de uso de eficácia, enfim, o passo a passo para a formulação do relatório”, repassou Júlia. Ao final, um caso concreto foi apresentado para que os participantes colocassem em prática o que aprenderam ao longo do dia.
O curso contou com um perfil diversificado de inscritos, formado por empresas nacionais e estrangeiras, de fabricantes de produtos para o consumidor final a fornecedores de ingredientes para a indústria de alimentos e bebidas. Dado o sucesso do evento, a ideia é dar continuidade à proposta, com novos encontros online e presenciais.
Novidades nos estandes
Manteiga Vegetal seria o mesmo que margarina? Não. Trata-se de um lançamento da Concepta Ingredients 100% natural e sustentável, à base de óleos vegetais, sem nenhum tipo de aditivo químico ou corante artificial, que se destaca pela produção de forma pura com certificação orgânica. A empresa também apresentou na FiSA uma nova linha de Óleos Vegetais Prensados a Frio, direcionada especialmente aos segmentos de nutracêuticos, alimentos funcionais e suplementos alimentares.
Já a ADM expõe formulações completas fundamentadas em três pilares: New Lifestyle, Trustful Partner e Better for You Labelling. O pilar New Lifestyle é baseado principalmente na demanda do consumidor por produtos balanceados nutricionalmente, e apresenta na feira protótipos como bebida funcional proteica, sem açúcar e rica em fibras, shots com diversas funcionalidades e bebidas energéticas com ingredientes naturais. No pilar Trustful Partner, a empresa destacou protótipos de alimentos plant-based como nuggets e linguiça, além de uma bebida gin tônica sabor tangerina. Já no pilar Better for You Labelling, inspirado pela nova legislação de rotulagem de alimentos e bebidas embalados, foram apresentados chocolates e bebida proteica sem açúcar, além de três opções de refrigerantes reduzidos em açúcar, mas com toda a experiência sensorial dos produtos convencionais no mercado.
Transmissões online
Quem não puder comparecer ao pavilhão São Paulo Expo, terá a oportunidade de acompanhar alguns takes da FiSA por meio da plataforma digital FiSA Xperience. Além de assistir às transmissões na plataforma, o público pode entrar em contato com os expositores e conferir os conteúdos do Warm Up, evento digital de aquecimento da feira híbrida.
Serviço:
Food ingredients South America 2022
Data e local do evento físico: 09 a 11 de agosto, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda – São Paulo, SP)
Horário de visitação: 13h às 20h.
Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.