A IFF recentemente participou da Food Ingredients South America 2021 pela primeira vez em seu novo status – resultado da conclusão, em fevereiro, da fusão entre a International Flavors & Fragrances e a unidade Nutrition & Biosciences da DuPont. Na última edição da FiSA, a companhia destacou porque não ficou apenas maior, mas, sobretudo, melhor.
A nova IFF se posiciona como referência mundial em soluções para alimentos, bebidas, saúde, biociências e experiências sensoriais. No campo dos ingredientes, a empresa reúne um portfólio amplo, com posições de liderança nas categorias de Sabores, Texturas, Aromas, Nutrição, Enzimas, Culturas, Proteínas Vegetais e Probióticos, entre outras.
“A nossa estrutura e as capacidades aprimoradas nos permitem atender às necessidades e aos anseios dos clientes. Somente na América Latina contamos com 12 centros criativos e 17 fábricas, que integram uma rede global robusta voltada à criação de produtos melhores para os mercados, as pessoas e o planeta”, afirma Zacarias Karacristo, nomeado presidente da divisão de Nourish da nova IFF para a América Latina após desempenhar as funções de presidente da DuPont do Brasil e líder regional de Alimentos e Bebidas da DuPont Nutrition & Biosciences.
Nutrir em todas as frentes
As soluções para alimentos e bebidas compõem a maior divisão da nova IFF, denominada Nourish (“Nutrir”, em tradução livre do inglês). “O nome representa a nossa proposta de nutrir inovações, pessoas e o relacionamento com os clientes. Oferecemos um serviço de ponta a ponta que poucas companhias podem oferecer”, ressalta Arnaldo Siguemoto, líder de vendas para o Brasil.
Mais do que um catálogo robusto de produtos, a nova IFF oferece uma abordagem holística em P&D, compreendendo análises de cenários e aplicações, recursos avançados para testes sensoriais, suporte regulatório, insights de pesquisas e scale up nas instalações dos clientes. “Somos mais do que um fornecedor de ingredientes. Posicionamo-nos como um parceiro ideal para inovações, apoiando jornadas que vão dos sonhos à chegada ao mercado nas mais variadas categorias: carnes, lácteos, produtos de panificação, bebidas, doces e sorvetes, molhos e condimentos, pet food, snacks…”, descreve Renata Lopes, diretora de Criação & Design na América Latina.
Renata explica que o enfoque da IFF para as inovações, através de um funil com ferramentas exclusivas, garante às indústrias agilidade e assertividade nos lançamentos. “Sabemos que, devido à concorrência acirrada e às mudanças constantes nas expectativas do consumidor, inovar nunca foi tão importante para as marcas. Mas também jamais foi tão difícil. Por isso, desenvolvemos uma metodologia própria para esse desafio”, comenta a executiva.
Karacristo acrescenta que a nova IFF mantém sintonia fina com a preocupação crescente dos consumidores com a saúde e o bem-estar. Reflexos no mercado, como a nova legislação de rotulagem recém-lançada no Brasil, a busca por formulações mais simples (clean label) e produtos à base de vegetais (plant-based), guiam esforços da empresa “para proporcionar respostas ágeis e ousadas dos clientes, unindo ciência e criatividade em prol de produtos melhores para as pessoas e para o planeta”, destaca o presidente regional.
Entre os fatores que têm mobilizado a IFF estão os de que mais de 80% dos consumidores aderiram nos últimos meses a dietas mais equilibradas, de acordo com uma pesquisa realizada este ano no Brasil, encomendada à consultoria Kyra, e o de que mais de 40% da população mundial não consome ou vem moderando a ingestão de alimentos de origem animal, conforme estimativas de institutos como Euromonitor. “São quase 3 bilhões de pessoas. O plant-based vai extrapolando o nicho dos vegetarianos e veganos para se tornar mainstream”, nota Glauco Ramos Pinto, líder de marketing para a América Latina.
“Os produtos plant-based evoluíram extraordinariamente nos últimos anos graças a avanços em ingredientes e processos, bem como por acelerações de foodtechs. É um movimento que veio para ficar e do qual temos participado com o nosso cardápio variado de soluções e serviços”, situa o executivo, que participou de um debate sobre o tema na FiSA Experience deste ano
Jornadas e criação conjunta
No tocante a clean label, a IFF vem trabalhando sob a lógica de que a tendência exige “jornadas” específicas para cada categoria ou marca. Através de uma pesquisa recente, feita com a GfK, a empresa constatou que o consumidor na América do Sul não tem uma visão clara do que é o “rótulo limpo”. “Mas ele certamente tem uma opinião sobre os ingredientes dos produtos que consome, e isso terá um peso cada vez maior nas decisões de compra”, afirma Ramos Pinto .
Menos açúcar, menos sódio, menos gorduras. Viabilizar produtos com esses perfis, para atender às necessidades dos consumidores e às novas normas de rotulagem de alimentos e bebidas, está na agenda dos cientistas e especialistas em nutrição e aplicação da IFF. Por meio do programa Re-Imagine Modulation®, que contempla as mudanças regulatórias de cada local, a produção de produtos mais saudáveis com melhores experiências sensoriais e opções mais amigáveis para o planeta. Seja qual for a necessidade da indústria, através da combinação do nosso portfólio, com o conhecimento do nosso time e as ferramentas que possuímos para examinar as etapas da experiência do sabor, conseguimos entregar soluções para que o consumidor não renuncie ao delicioso sabor dos alimentos mais saudáveis.
“Além de todos as soluções da IFF que o mercado já conhece e nos quais confia, agora complementados com os ingredientes e soluções da marca Danisco®, a nova IFF possui um portfólio inigualável e fora do comum. Tudo isso permite a criação de inovações não apenas saudáveis, como o consumidor cada vez mais deseja, mas também deliciosas”, assinala Ramos Pinto.
Para mais informações sobre a IFF, visite iff.com. Cadastre-se aqui para receber insights e mais informações sobre nossas inovações