A 26ª edição da Fi South America, o principal evento de ingredientes alimentícios e bebidas da América do Sul, que ocorre de 6 a 8 de agosto, traz à tona um tema crucial: a inteligência artificial (IA) como uma solução para um setor alimentício mais sustentável.
Nos últimos anos, a IA tem sido uma força motriz na transformação da indústria alimentícia, revolucionando os processos de produção e moldando o futuro da alimentação global.
Segundo um relatório da Grand View Research, o mercado de IA no setor alimentício deve ultrapassar 11 bilhões de dólares até 2027, refletindo um crescimento exponencial à medida que as empresas buscam soluções inovadoras para os desafios atuais do mercado.
Paralelamente a esse movimento econômico, uma pesquisa da Sodexo revela que 79% da população mundial considera urgente a adoção de sistemas alimentares mais saudáveis – no Brasil, esse número sobe para 89%. “O sistema agroalimentar precisa se redesenhar. Nós precisamos aumentar a nossa capacidade produção de alimentos, mas a forma como produzimos alimentos hoje é insustentável”, afirma Gustavo Henrique Rocha, CEO da Nutricandies.
A Nutricandies, uma startup que trabalha com modelos de economia regenerativa para transformar subprodutos em superalimentos, traz sua expertise para a Fi South America 2024, no painel “Alimentação do futuro: como a inteligência artificial e outras tecnologias moldam novos produtos e ingredientes”.
Pesquisa e desenvolvimento de produtos
No âmbito da pesquisa e desenvolvimento de produtos, a IA tem se mostrado uma ferramenta valiosa para elevar os padrões de qualidade e construir um futuro alimentar mais inteligente e sustentável. Cynthia Pereira, Diretora e P&D da NotCo no Brasil, uma empresa que produz alimentos à base de plantas utilizando softwares de IA, compartilha: “A inteligência artificial pode me ajudar a chegar a uma alternativa muito mais rápida e de maneira muito mais eficiente”.
No entanto, o uso de tecnologias de IA ao longo do processo produtivo apresenta desafios. É fundamental encontrar um equilíbrio entre eficácia e confiabilidade, bem como harmonia na interação homem-máquina. “Os casos de sucesso que temos só acontecem quando temos profissionais de diversas áreas trabalhando em conjunto com a inteligência artificial, entendendo as limitações tanto dos softwares quanto das pessoas”, destaca Cynthia.
Produção e distribuição de insumos com máximo aproveitamento
Já no âmbito operacional, Gustavo Rocha traz a experiência da Nutricandies, que aplica algoritmos avançados para auxiliar no monitoramento de qualidade de ingredientes, matérias primas e insumos alimentares, desde a produção agrícola até a distribuição. Isso, segundo ele, permite a redução de desperdícios e prejuízos ao longo da cadeia de suprimentos alimentares, mas não tira a responsabilidade ou a necessidade do acompanhamento de agentes fiscalizadores de qualidade e segurança alimentar.
O que há de mais novo, tecnológico e sustentável no setor de alimentos e bebidas
A Fi South America 2024, com foco em Inovação e Sustentabilidade, visa destacar oportunidades e iniciativas que valorizam os biomas brasileiros e da América Latina. “Este ano, queremos destacar iniciativas que estão impulsionando o desenvolvimento de produtos alimentícios inovadores. Diante das crescentes preocupações socioambientais, o momento nos pede para ir além da elaboração de alternativas para alimentos saudáveis e nutritivos. Precisamos debater soluções que permitam processos de produção mais sustentáveis, equilibrados e diversos, e esse é o nosso compromisso para marcar a edição de 2024”, avalia Diane Coelho, gerente da FiSA.
Valores especiais no segundo lote
Com valores promocionais, o Summit Future of Nutrition já está em seu segundo lote. Ao adquirir seu ingresso, você terá direito a toda a grade do congresso, poderá conferir os 3 dias da Fi South America, garantir sua vaga no Innovation Tour e ainda ter seu certificado de participação.
Confira a programação completa no site e garanta a sua vaga!