A Arena de Conteúdo TecnoCarne ficou lotada no terceiro dia de evento. O Fórum Frigorífico Legal contou com a participação de especialistas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que deram um verdadeiro curso sobre inspeção na indústria de proteína animal: Dr. Douglas Haas de Oliveira, Coordenador Geral de Inspeção do CGI, Dr. Fernando Fagundes Fernandes, chefe da Divisão de Inspeção – DINSP, Dra. Elenita Ruttscheid Albuquerque, Auditora Fiscal Federal Agropecuário, e Dr. Leandro Diamantino Feijó, Diretor do Departamento de Temas Técnicos, Sanitários e Fitossanitários, SCRI.
Na palestra sobre os avanços na inspeção sanitária de carnes, a Dra. Elenita explicou as novas regras da inspeção baseada em risco, que é volta para a gestão de autocontrole da indústria. “A inspeção com base em risco é baseada nos riscos reais de cada cadeia produtiva, categoria e espécie animal, associadas às doenças em seres humanos”. Para isso, espera-se das indústrias o “uso de ferramentas mais modernas, que a gente hoje não consegue usar, mas com certeza, quando a indústria assumir esse papel, vai conseguir utilizar, como câmeras e sensores térmicos”.
Ainda no Fórum Frigorífico Legal, outra palestra muito prestigiada foi a da consultora e médica veterinária Lara Bonfim, que falou sobre um tema que está em alta: as novas diretrizes de bem-estar animal e os principais desafios para sua implementação nos frigoríficos. Com os avanços do ESG em todas as indústrias ao redor do mundo, o setor frigorífico também tem se modernizado cada vez mais para incorporar as melhores práticas no tratamento dos animais e no cuidado com o meio ambiente.
O tema se torna ainda mais relevante considerando que uma nova legislação entrará em vigor em agosto deste ano abordando o bem-estar animal. A Portaria 365, de julho de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aprova o regulamento técnico de manejo pré-abate, abrangendo aspectos humanitários e métodos de insensibilização, e é válida para todos os frigoríficos no Brasil. “Sabemos que o bem-estar animal é uma demanda que sempre existiu no mercado e, hoje, é um dos pilares da sustentabilidade mundial e do comércio de carnes. O consumidor, cada vez mais, tem buscado e questionado a qualidade ética da carne”, afirmou Lara Bonfim.
Arena FispalTec traz Fórum ESG
Enquanto isso, o Fórum ESG na Arena FispalTec reuniu Helga Franco, diretora de assuntos corporativos da Mondelez Internacional, Giovanna Meneghel, CEO & Co-Founder da Nude (foodtech que desenvolve alimentos à base de aveia), e Caio Augusto Miranda Ramos, diretor de sustentabilidade da Ambev, numa discussão sobre a importância da aplicação de boas práticas de ESG nas indústrias de alimentos e bebidas. Os três executivos também compartilharam as ações que estão em curso em suas respectivas empresas para contribuir com o desenvolvimento sustentável no setor.
De acordo com Caio, ao desenvolver um produto é fundamental considerar o consumo responsável em todas as etapas do processo. Segundo Giovanna, da Nude, aproximadamente 45% das emissões de carbono estão relacionadas ao setor agrícola, tornando-se essencial buscar a descarbonização do setor agropecuário. Ela mencionou que sua empresa criou o movimento “Mostre a sua pegada”, que convida os consumidores e toda a indústria a monitorar e comunicar o impacto climático dos produtos. Os palestrantes também enfatizaram a importância de investimentos em estudos e tecnologias que promovam a inovação de produtos, ressaltando a necessidade de se aprimorar os produtos existentes de forma sustentável.
Happy hour com cerveja artesanal
A Arena da Cerveja Artesanal vem sendo um dos points preferidos dos visitantes da Fispal Tecnologia. Depois de horas circulando pelo pavilhão em busca de soluções tecnológicas para seus negócios, nada melhor que uma pausa para descansar e degustar uma cerveja gelada de uma das cinco cervejarias artesanais presentes no espaço: Salles Bier, Lund, BR Brew, Invicta e Walfänger. Representantes do Polo Cervejeiro de Ribeirão Preto, que conta com um total de 12 cervejarias com produção mensal em torno de 150 mil litros, cada uma delas ofereceu ao público, diariamente, uma média de 50 litros.
Diretor do Polo, Paulo Nogueira falou da satisfação de estar em um evento como esse. “A receptividade das pessoas é enorme, muitos querem saber onde encontrar as nossas cervejas. Está sendo uma excelente oportunidade para divulgar o Polo e contribuir para que Ribeirão Preto, que no total tem 18 cervejarias artesanais, volte a ser a capital do chope no Brasil”, empolgou-se.
A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne vão até amanhã, sexta-feira, dia 30 de junho. O credenciamento pode ser feito pelo site www.fispaltecnologia.com.br ou www.tecnocarne.com.br.
Serviço:
Data: 27 a 30 de junho de 2023
Horário: terça a quinta-feira das 13h às 20h e sexta-feira das 13h às 18h
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo – SP
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil