A Food ingredients South America, reconhecida como a mais tradicional plataforma de inovação da indústria alimentícia da América Latina, revelou nesta segunda-feira, 16 de outubro, os vencedores dos consagrados prêmios Fi Innovation Awards e Start-Up Innovation Challenge 2023. A cerimônia aconteceu no Rosewood São Paulo.
A premiação reconhece o valor das empresas e profissionais que investem tempo e recursos em pesquisa e desenvolvimento, e impulsiona as indústrias de alimentos, bebidas e ingredientes para um futuro mais seguro e sustentável.
A evolução tecnológica e as novas preferências de consumo têm levado a indústria a buscar produtos mais saudáveis, clean label, e de sabores e texturas cada vez melhores, desde os grandes players às pequenas sturt-ups.
Nesse contexto, foram escolhidos os vencedores das seguintes categorias: o Start-Up Innovation Challenge consagrou o “Produto mais inovador” para empresas com menos de 5 anos de atividade; e o Fi Innovation Awards premiou o “Ingrediente mais inovador” e o “Produto mais inovador”. Esta edição teve ainda a inédita categoria “Inovação em sustentabilidade”, acompanhando a evolução do mercado.
“É indiscutível a importância que o investimento no desenvolvimento e inovação de alimentos tem no processo e na caminhada para esse futuro seguro e sustentável da nossa indústria e do nosso planeta”, afirmou Clelia Iwaki, diretora do Núcleo de Alimentos e Bebidas da Informa Markets. “Os convido para que se unam a nós para garantirmos alimentos seguros e suficientes aos mais de 21 milhões de brasileiros que vivem hoje em situação de fome em nosso país. E também aos brasileiros que ainda virão”.
A inovação tem um papel importante na segurança alimentar, tema cada vez mais presente nas esferas governamental, corporativa e civil. E a transparência na produção de alimentos impacta diretamente na confiabilidade da população na indústria alimentícia.
Nesse sentido, Helvio Collino, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira da Indústria e Comércio de Ingredientes e Aditivos para Alimentos, afirmou que a ABIAM se junta às empresas na missão de defender as bases científicas nas quais a indústria alimentícia se apoia e comprovar aos consumidores a segurança daquilo que é produzido.
Para mostrar a seriedade da indústria brasileira, os inscritos nos prêmios passaram por um rigoroso critério de avaliação, onde um júri formado por profissionais C-Level e pesquisadores conceituados analisou questões técnicas, além da aplicabilidade dos ingredientes e produtos na resolução de necessidades reais dos consumidores.
A seguir, conheça as inovações de cada um dos produtos e ingredientes vencedores do Fi Innovation Awards e Start-Up Innovation Challenge 2023.