O mercado de refrigeradores para carnes oferece diferentes modelos para atender a necessidade de refrigeração e armazenamento dos produtos: geladeiras de porta única, câmaras frias, geladeiras duplas ou congeladores em formato de baú.

Além de cumprir o papel de segurança alimentar, garantindo que as peças fiquem conservadas, os refrigeradores de alimentos podem servir como ferramenta de venda do produto, como é o caso do freezer vertical.

Esse modelo, que se assemelha a uma geladeira, é um dos que melhor atende aos produtores de carne – como em frigoríficos – e comerciantes, seja em açougues ou em supermercados. Confira como esse refrigerador para produtos cárneos pode agregar valor ao seu negócio!

Relacionado: [Ebook] Segurança na produção de carnes e produtos cárneos

Armazenamento adequado para produtos cárneos

As carnes são produtos bastante perecíveis que necessitam de cuidados técnicos desde a produção para garantir que a qualidade e a validade sejam mantidas.

No momento do armazenamento, a refrigeração é determinante para evitar a deterioração do alimento e manter o frescor dos cortes. O que faz toda a diferença para o consumidor final, que poderá acessar carnes mais saborosas e suculentas.

Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a temperatura ideal de refrigeração para carnes e derivados crus é de até 4ºC, enquanto que para congelamento, a temperatura deve ser de até -12ºC.

Refrigeração comercial para carnes

Cintia Matos Lima, Nutricionista, Consultora e Mestre em Ciência dos Alimentos e Especialista em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico Sanitário de Alimentos é enfática ao defender a importância dos refrigeradores para a conservação dos alimentos perecíveis. Principalmente em ambientes comerciais que dispõe de maiores quantidades e devem seguir as regras sanitárias com mais rigor.

Em entrevista ao portal Food Connection, a nutricionista afirma ainda que “o armazenamento de alimentos deve respeitar a capacidade máxima do equipamento, a fim de evitar sobrecargas e redução na eficiência da refrigeração”.

Ela também explica que em ambientes comerciais, como açougues e restaurantes, os equipamentos de refrigeração devem apresentar termômetro digital com sensor instalado na porta do equipamento. A temperatura deve ser visível 100% do tempo, para que seja monitorada.

Por isso, a manutenção recorrente dos freezers é fundamental para garantir que a temperatura visualizada esteja correta e de acordo com o sensor.

Relacionado: [Ebook] Carnes nobres e gourmetização do mercado de proteína animal

O que é um freezer vertical para carnes?

Para a refrigeração de carnes e derivados, há diferentes modelos de equipamento: os freezers verticais ou horizontais, em que a abertura é pela parte de cima.

O modelo vertical é semelhante aos refrigeradores domésticos, com uma ou duas portas que podem ser abertas de forma lateral e são, normalmente, de vidro transparente, o que auxilia na visualização dos produtos guardados.

Relacionado: [Ebook]: Automatização da produção de proteína animal: tudo o que você precisa saber

Por que utilizar freezers verticais para carnes?

Mulher escolhendo produtos cárneos guardados em um freezer vertical

Para o armazenamento e exposição das carnes, os freezers verticais são ótimas opções. O modelo apresenta características que favorecem a refrigeração de produtos cárneos tanto em frigoríficos, quanto em espaços comerciais, como açougues e supermercados. Também é comum a sua utilização em estabelecimentos food service, como restaurantes. 

Para esses negócios, além da função de armazenar corretamente os produtos cárneos, o refrigerador serve como expositor dos produtos e a escolha dos consumidores precisa ser valorizada e simplificada.

Economia de espaço

Em comparação ao freezer horizontal, o modelo de refrigerador vertical dispõe da vantagem de economizar espaço pelo formato em que foi projetado.

O formato verticalizado otimiza o uso dos espaços, o que pode auxiliar frigoríficos que têm como desafio áreas mais limitadas, ou açougues com espaços restritos.

Organização e acessibilidade

Diferente de um freezer horizontal, que não possui prateleiras internas ou apresenta poucas divisões, as prateleiras do modelo vertical contribuem para melhor organização das peças de carne que serão armazenadas no equipamento.

Isso facilita a localização dos produtos dentro do refrigerador, já que não ficarão sobrepostos, como acontece no caso do refrigerador horizontal.

Controle de temperatura preciso

A temperatura das carnes precisa ser constantemente monitorada e isso só é possível por sistemas e sensores mais avançados de temperatura. 

A visualização dos freezers verticais é mais indicativa da temperatura em tempo real. A tela que mostra o grau em que o equipamento está configurado nem sempre acompanha os modelos horizontais.  

Além de ser uma avaliação para os órgãos de fiscalização, mostrar a temperatura traz mais segurança aos consumidores finais, que escolhem o produto nos açougues, por exemplo. 

Melhoria da exposição dos produtos

Esse modelo de refrigerador também dispõe de uma exposição favorável para a altura dos olhos de quem vai utilizar o equipamento, sem necessidade de se abaixar demais para pegar ou escolher as carnes.

Além disso, esses equipamentos possuem prateleiras e compartimentos internos que facilitam a organização dos produtos. Com divisórias específicas para diferentes tipos de carnes, é possível manter um ambiente mais organizado e encontrar os itens desejados com facilidade. A disposição vertical permite uma melhor visualização dos produtos, evitando perdas por esquecimento ou vencimento.

Relacionado: [Ebook] Embalagem para carne: Tendências e inovações que facilitam o dia a dia do consumidor

Cuidados e recomendações

cuidados-recomendacoes.png

A especialista Cintia Lima comenta algumas recomendações indispensáveis para a manutenção e limpeza dos refrigeradores.

A nutricionista explica que os estabelecimentos devem traçar um plano recorrente de higienização do equipamento, que não diz respeito apenas a limpeza do mesmo, mas inclui também “a identificação do equipamento (de preferência numérica), funcionário responsável pela higienização, frequência na qual deve ser realizada a higienização e o formulário para evidenciar a realização do procedimento de higienização.”

Tudo deve ser devidamente registrado, tanto para organização interna do negócio e para as avaliações dos órgãos de vigilância.

Por fim, a recomendação da especialista é de que qualquer sinal de mau funcionamento do equipamento seja respeitado. A segurança dos alimentos depende da refrigeração funcionar adequadamente e de modo preciso.

 

LEIA MAIS

  1. Infográfico: Principais erros no estoque de açougues
  2. Cuidados com a refrigeração dos alimentos
  3. Como a comunicação da indústria de proteína pode melhorar a qualidade do produto comercializado
  4. Carne Maturada: saiba como funciona esse processo
  5. Mantenha seu balcão refrigerado limpo e funcionando com esses 9 passos