A FiSA – Food ingredients South America, que acontece de 8 a 10 de agosto no São Paulo Expo, reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao promover uma série de ações e iniciativas que visam inspirar a inovação e o desenvolvimento de alimentos e bebidas cada vez mais nutritivos, seguros, saborosos, sustentáveis e de forma mais ágil, ao mesmo tempo em que contribuem para um mundo mais responsável e consciente.
Os projetos, as atrações e o operacional do evento vão contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Está programada uma série de iniciativas voltadas para a redução do impacto socioambiental durante os três dias de feira.
Além de ser um espaço físico de exposição para diferentes marcas, o evento funciona como uma ferramenta para conexões comerciais, networking entre fornecedores, monitoramento de tendências, comportamentos de consumo e lançamentos de serviços e produtos.
A feira é reconhecida pela inovação e lançamento de ingredientes, mas a FiSA desempenha um papel de promoção da sustentabilidade na indústria de alimentos, afinal, as práticas sustentáveis são soluções inovadoras e inteligentes para o futuro do setor.
Confira como a Food ingredients South America promove soluções sustentáveis para o mercado global de ingredientes e conheça as principais tendências de sustentabilidade para o segmento.
Relacionado: Innovation Hub: FiSA traz um espaço integrado com conteúdo, networking, inovação e experiências
Oportunidade para produção local e inclusão social
Para Luis Madi, diretor do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), instituto de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia para o setor alimentício, a sustentabilidade é uma das grandes tendências no mercado de ingredientes.
Em entrevista à revista Aditivos & Ingredientes, Madi comenta da crescente preocupação social e dos impactos ambientais advindos da produção e distribuição de alimentos.
De acordo com o diretor, “a valorização de atributos relacionados à sustentabilidade tende a gerar oportunidades para a produção local de alimentos e de sistemas de produção que permitam a inclusão social de comunidades vulneráveis”.
Para atender essa demanda, Madi afirma que o mercado receberá cada vez mais “inovações direcionadas para o comércio justo, consciente e ético”. Além da preocupação individual, os consumidores estão atentos às consequências de suas escolhas em nível macroeconômico e social.
Principais tendências de sustentabilidade para o setor de ingredientes
Segundo o diretor do ITAL, as principais tendências desse mercado são aquelas relacionadas à nutrição, saúde, naturalidade e sustentabilidade.
“A primeira está fortemente relacionada com os produtos funcionais. Quanto à naturalidade, é perceptível o aumento na procura dos brasileiros por produtos e ingredientes naturais. […] Em relação à sustentabilidade, apesar de representar ainda um nicho para a inovação, é crescente em nosso país o número de consumidores preocupados com os impactos ambientais das embalagens”.
Assim, é possível afirmar que as tendências atuais do setor de ingredientes estão pautadas em atender às demandas dos brasileiros por produtos mais saudáveis, éticos e ambientalmente responsáveis.
Relacionado: FiSA 2023: o que esperar da 25ª edição do maior evento de ingredientes alimentícios da América Latina
Ingredientes naturais
O aumento na busca por produtos alimentícios produzidos com ingredientes naturais, é reflexo da mudança de comportamento dos consumidores que ganhou ainda mais força após a pandemia.
Dados da Euromonitor revelam que nosso país está entre os maiores mercados de vendas de produtos naturais, junto da América do Norte, Europa Ocidental e algumas regiões da Ásia e do Pacífico, chegando a uma média de 35 bilhões de reais por ano.
Na indústria alimentícia, vemos um aumento na demanda por alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos e que apresentam menor impacto ambiental no seu processo produtivo. Essa mudança interfere diretamente na inovação da indústria, levando ao desenvolvimento de novos produtos e formulações que priorizam o uso de ingredientes com origem no reino vegetal, animal ou microbiano.
Ingredientes regionais e locais
Outra tendência de sustentabilidade importante para o setor é o uso cada vez maior de ingredientes regionais e locais na produção de alimentos. Esse movimento está diretamente relacionado à busca por uma alimentação mais saudável, sustentável e autêntica.
Ingredientes cultivados e produzidos localmente são colhidos em seu estado de maturação ideal, o que preserva suas características nutricionais e sabores naturais. Além disso, a proximidade do lugar de desenvolvimento e local de consumo reduz a necessidade de transporte de longa distância, o que diminui a pegada de carbono dos alimentos e contribui para a redução do impacto ambiental.
Empresas do setor alimentício têm respondido a essa tendência, destacando em seus rótulos a presença de ingredientes regionais e locais, bem como o apoio a pequenos produtores e práticas sustentáveis.
Relacionado: Erva mate: Uma visão inovadora sobre um ingrediente tradicional
Ingredientes produzidos de forma ética
A ética na produção é uma preocupação atual tanto para as empresas e consumidores. Isso envolve práticas que respeitem o bem-estar dos animais, impulsionando a demanda por ingredientes provenientes de criações que respeitem as necessidades dos animais e evitem práticas cruéis.
Essa tendência também envolve a procura por alimentos que sejam produzidos com justiça social. Isto é, que garantam condições dignas de trabalho aos profissionais envolvidos na cadeia.
As empresas do setor alimentício têm respondido a essa necessidade adotando políticas de responsabilidade socioambiental e certificações que garantem a origem ética de seus ingredientes.
Essas ações estão se tornando um diferencial competitivo, uma vez que os consumidores se mostram mais dispostos a pagar mais caro por produtos que estejam alinhados com seus valores e preocupações.
Food ingredients South America comprometida com a sustentabilidade
A Food ingredients South America não só entende da importância da sustentabilidade para os consumidores, como também da necessidade de atuação da indústria de ingredientes alimentícios.
A promotora do evento, Informa Markets, assim como os patrocinadores, estão alinhados pelos compromissos ambientais e sociais para o desenvolvimento de um mercado mais sustentável. Alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a FiSA implementa diferentes iniciativas para as 8 diferentes frentes do acordo das Nações Unidas:
- Fome Zero e Agricultura Sustentável;
- Educação de Qualidade;
- Igualdade de Gênero;
- Energia acessível e limpa;
- Indústria, Inovação e Infraestrutura;
- Redução das desigualdades;
- Cidades e comunidades sustentáveis;
- Consumo e produção responsáveis.
Como uma plataforma promotora de conexões e inovações entre pessoas e projetos, não é o primeiro ano em que há preocupação com planos de ações sustentáveis e em maneiras de expor alternativas que visem a preservação do meio ambiente e utilização adequada dos recursos naturais para diferentes nichos do mercado.
Relacionado: Regulação de alimentos: especialistas explicam todas as mudanças
O papel da feira na promoção da sustentabilidade no setor
A atuação da Food ingredients South America no incentivo à sustentabilidade no mercado se dá por meio da promoção de produtos inovadores que seguem essa mesma premissa.
Durante o evento, empresas apresentam suas soluções que valorizam a produção responsável, a utilização de matérias-primas provenientes de agricultura sustentável e a redução do impacto ambiental.
Além disso, a feira promove discussões e seminários relacionados ao tema. Esses eventos reúnem especialistas, pesquisadores e representantes de empresas para debater os desafios e oportunidades de tornar a cadeia de produção de alimentos mais sustentável.
Ao reunir toda a cadeia produtiva em um único lugar, a FISA também promove o networking e a troca de experiências entre os participantes, impulsionando parcerias que visam desenvolver as melhores soluções para a indústria.
Por meio de sua plataforma, a feira contribui para a disseminação de práticas mais conscientes, inovações tecnológicas e a valorização de ingredientes e produtos que respeitam o meio ambiente, a sociedade e o bem-estar dos consumidores.
Novidades para a FiSA 2023
Uma das novidades é que, este ano, o evento não utilizará carpete nas ruas de circulação do pavilhão, redirecionando parte da verba que seria usada com isso para a doação de cestas básicas para a Padaria Escola Tiãozinho. O projeto social oferece qualificação profissional na área de panificação e confeitaria a 12 comunidades do entorno de Americanópolis, em São Paulo, com o propósito de inserção no mercado de trabalho e oportunidade de desenvolver iniciativas individuais e coletivas para geração de renda.
Outro destaque é o Espaço Azelis Vogler, projeto inédito da FiSA oferecido pelo patrocinador de sustentabilidade Vogler, que agora faz parte do grupo Azelis. A atração tem o objetivo de contribuir para inovação e desenvolvimentos de produtos ancorados nos pilares ESG, através de conteúdo, degustação e exposição de ingredientes e soluções com esse perfil, em conjunto com quatro parceiros que atuam com foco em sustentabilidade: AAK, Kerry, Innophos e Givaudan. O projeto também contou com a parceria da montadora Octarte Arquitetura em Eventos, responsável pelo conceito estrutural do espaço, de forma consistente com o conceito de sustentabilidade da proposta.
Já na parte operacional, será reforçada a coleta seletiva de materiais orgânicos e recicláveis, com lixeiras coletoras estrategicamente distribuídas para que cada material separado, como alumínio, plástico, papelão e vidro, possa ser reinserido na cadeia produtiva, contribuindo para o correto destino dos resíduos e a diminuição do volume destinado aos aterros sanitários.
Além disso, no momento do credenciamento, a organização do evento incentivará a devolução de bags de plástico para que sejam higienizadas e reutilizadas em futuras feiras, evitando o desperdício de materiais e buscando ações mais sustentáveis. A iluminação nos estandes e projetos também receberá uma atenção especial, sendo realizada exclusivamente com lâmpadas de LED, que são livres de elementos poluentes e contaminantes, proporcionando uma economia significativa de energia e redução das emissões de carbono.
Adicionalmente, será reforçado o compromisso com o reaproveitamento e reciclagem: 80% do material utilizado na montagem da feira será reaproveitado. Banners e totens de sinalização interna também estarão nessa leva. A gerente do evento, Diane Coelho, reforça que a prática não se limita apenas à FiSA 2023, mas se estende a todos os eventos promovidos pela Informa Markets no Brasil, como parte de um esforço contínuo para promover uma gestão sustentável em suas atividades.
“As questões de sustentabilidade têm sido cada vez mais relevantes no segmento de ingredientes e aditivos para a indústria de alimentos e bebidas. Na FiSA, reconhecemos a importância de promover práticas sustentáveis com iniciativas que visam inspirar toda a cadeia produtiva a repensar, redesenhar e construir um futuro com impacto positivo. Como o maior evento de inovação em ingredientes alimentícios, sabemos a importância de atuar com responsabilidade e utilizar a força Global da nossa marca para gerar mais oportunidade de crescimento aos nossos clientes, com a tradição de 27 anos, e o alcance da nossa voz ao conversar com o mercado, afinal, falamos anualmente mais de 15 mil profissionais da indústria”, completa Diane.
Confira as principais Ações de Sustentabilidade na Food ingredients South America 2023
A Food ingredients South America é uma das maiores feiras do setor de alimentos e bebidas da América Latina, que reúne os principais players do mercado e promove a inovação, desenvolvimento e sustentabilidade no setor. Confira as principais ações do evento que focam nos ODS.
Por meio de parcerias com as empresas “Fruta Imperfeita”, “Filtros Europa” e “Serenidade do Toque”, haverá distribuição de frutas consideradas comercialmente inadequadas, mas em perfeito estado de conservação para consumo; serão instalados pontos de água gratuitos para os visitantes matarem a sede; e será possível receber massagens relaxantes. Bikes para recarregar celulares, áreas de descanso e coworking também são atrações que prometem agradar e tornar a visita ao evento uma experiência diferenciada, inovadora, saudável e sustentável.
Carpete Solidário
Nesta edição, o carpete da Food ingredients South America fará parte de uma ação solidária. Parte do valor que seria gasto com o material será convertido em doação de alimentos para o projeto Padaria Escola Tiãozinho, que oferece capacitação profissional à população carente, ajudando na inserção no mercado de trabalho.
Espaço Azelis Vogler
Projeto em parceria com a Vogler, AAK, Kerry, Innophos e Givaudan, que vai levar conteúdo, degustação e exposição de ingredientes e soluções de empresas que atuam com foco em sustentabilidade. Segundo Régis Inácio, Gerente de Marketing da empresa, a preocupação com a sustentabilidade, assim como outros temas relacionados à agenda ESG, faz parte do DNA da companhia: “Desde o início, a Vogler sempre teve uma profunda preocupação com a sustentabilidade. Por isso, desenvolvemos e implementamos uma série de projetos voltados para a separação adequada de resíduos, reutilização de água, energia fotovoltaica, entre outras iniciativas”.
Equidade de gênero
Para promover a equidade de gênero, haverá um ciclo de palestras comandado apenas por mulheres. O “Women’s Networking Breakfast” contará com a participação de executivas em cargos de liderança no setor de alimentos e bebidas em painéis que abordarão a inovação e o impacto da liderança feminina na construção de uma cultura voltada para o cuidado das pessoas e do planeta. O projeto terá 100% do valor da inscrição revertido para o projeto Padaria Escola Tiãozinho.
O fórum é protagonizado por mulheres profissionais da área, lideranças femininas notáveis da indústria de ingredientes.
Uma ação com objetivo de promover a equidade de gênero e garantir uma participação mais diversa no evento. A atração tem a participação da empresa Free Soul Food, duas vezes reconhecida pelo Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, ao oferecer experiências gastronômicas com responsabilidade socioambiental.
Relacionado: Women’s Networking Breakfast FiSA: Um encontro de lideranças da indústria alimentícia
Mapa Interativo
A FiSA 2023 substituiu o mapa de bolso impresso pelo mapa digital, contribuindo para a redução do uso de papel e incentivando o uso de tecnologias sustentáveis.
Coleta Seletiva e Reaproveitamento
Durante o evento, haverão lixeiras coletoras para materiais orgânicos e recicláveis (alumínio, plástico, papelão e vidro) para que sejam reinseridos na cadeia produtiva. Além disso, 80% do material utilizado na montagem da feira é reaproveitado e o restante é reciclável, contribuindo para reduzir o impacto ambiental.
Mobilidade Sustentável
A FiSA oferece transfer gratuito para visitantes da estação São Judas do metrô e do Shopping Plaza Sul até a feira e vice-versa, e incentiva a carona solidária para reduzir a emissão de gases poluentes. O São Paulo Expo também é um pavilhão inclusivo, com rampas acessíveis, sanitários adaptados e piso tátil. Além disso, a FiSA contratou pessoas com deficiência em parceria com o programa Almaroma.
Prêmio Estande Sustentável na FiSA 2023
Como uma forma de reconhecer e valorizar práticas sustentáveis das marcas expositoras, a Informa Markets, organizadora do evento, criou o Prêmio Estande Sustentável, que premiará os estandes mais sustentáveis da edição.
A premiação será concedida considerando aspectos como responsabilidade socioambiental, gestão de resíduos, uso de lâmpadas e neutralização de carbono.
Relacionado: [Ebook] Soluções para a substituição do dióxido de titânio
Objetivos sustentáveis do evento
A Food ingredients South America, em parceria com a Informa Markets, entende a influência que impera na indústria Food & Health e a sustentabilidade é um fio condutor para todas as decisões de negócio.
Nesse sentido, a FiSA estabeleceu 3 grandes objetivos sustentáveis a serem cumpridos para impactar a economia, o meio ambiente e a sociedade.
Relacionado: A nova agenda da Anvisa: Q&A FiSA traz especialistas para debater as tendências para os próximos anos
1. Desenvolvimento sustentável inspirador
O primeiro objetivo é “ajudar nossos mercados por meio de um desenvolvimento sustentável inspirador” e está relacionado ao aspecto econômico.
Para atingir esse objetivo, a feira de alimentos fornece conteúdos inteligentes sobre desenvolvimento sustentável e compartilha as melhores práticas com os stakeholders.
2. Credenciais sustentáveis
Em seguida, para atingir o aspecto ambiental, o segundo objetivo é “realizar um evento de forma cada vez mais responsável com o meio ambiente”. Com a gestão adequada de resíduos e redução das emissões de carbono ao longo do evento.
3. Responsabilidade social com métricas de impacto
O terceiro objetivo é “realizar o evento de maneira socialmente responsável” e está atrelado aos impactos sociais da feira.
A ideia é promover negócios seguros, justos e éticos que sejam capazes de demonstrar métricas de impacto e sejam capazes de oferecer acessibilidade e bem-estar.
Serviço
Data: 8 a 10 de agosto de 2023
Horário: terça à quinta-feira das 13h às 20h
Local: São Paulo Expo
Promoção e Organização: Informa Markets Brasil
LEIA MAIS
- Consumo de açúcar no Brasil: quais os desdobramentos do tema para 2023
- O papel dos ingredientes naturais na indústria de alimentos: como as empresas os utilizam para atender às demandas dos consumidores
- 5 Estratégias para fomentar a colaboração entre as áreas de P&D na indústria de ingredientes, bebidas e alimentos
- Brasil publica norma consolidada para aditivos alimentares e coadjuvantes de tecnologia
- Plant-based e a reposição do nível de proteína na dieta do brasileiro