Em três dos quatro dias de feira da Fispal Tecnologia, estudantes e profissionais do setor de alimentos e bebidas visitaram as fábricas da Nestlé e do Grupo Petrópolis no interior de São Paulo.
Os visitantes puderam passar a manhã acompanhando processos técnicos e práticas de gestão de ambas as empresas. Junto à equipe de coordenação da Fispal Tecnologia, a recepção nos locais foi realizada por representantes que apresentaram os principais espaços e também a história por trás de cada fábrica.
Estudantes adquirem vivência prática pela primeira vez
Acompanhados da turma de Engenharia de Alimentos, Gustavo e Mabel, estudantes universitários, avaliaram a experiência com empolgação. A visita foi à fábrica da Nestlé, onde souberam ser a maior na produção dos chocolates Kit Kat na América Latina. Desde a estrutura da fábrica e disposição da planta e dos equipamentos, às iniciativas que conheceram.
“Teve a parte de ajuda aos pequenos agricultores, eu achei muito interessante a iniciativa da empresa”, conta Mabel se referindo às ações ESG vistas na Nestlé. Entre as experiências durante a visita, houve tour sobre energia renovável e gestão de água.
“Nos mostraram também o uso mais sustentável para gerenciar recursos como a água”, destaca Laila, aluna do curso de Engenharia de Alimentos, na cidade de Salinas, em Minas Gerais.
Uma de suas colegas de classe, Luana, define que a fábrica, que fica na cidade de Caçapava, foi uma demonstração prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Já Maíra ressalta ter sido surpreendida com o nível de automação: “Eu não imaginava tanta coisa, foi muito bom acompanhar a rotina dentro de uma fábrica tão grande”. Segundo ela, experiência inédita pois visitas anteriores foram até fábricas de menor porte em sua cidade.
O fato de a visita técnica ter sido posterior à entrada na Fispal Tecnologia, foi positivo para a assimilação de processos, afirmam as estudantes: “Muita coisa que a gente viu na feira, vimos em funcionamento lá”, conta Renata.
A futura Engenheira de Alimentos, explica que a experiência proporcionou ampla visão das etapas realizadas e como determinados produtos são feitos e embalados do início ao fim.
Ela complementa com um balanço da experiência para os próximos passos na carreira: “Estamos vendo as possibilidades para empreender ou trabalhar em indústrias mais pra frente”.
Degustação e processos na fabricação de bebidas
A fábrica do Grupo Petrópolis recebeu os visitantes com uma experiência imersiva nas diferentes etapas de fabricação de cervejas, proporcionando também a oportunidade de degustar uma variedade de itens do catálogo da empresa.
O início da atividade foi marcado pela degustação da linha de produtos não alcoólicos, preparando os visitantes para a apresentação inicial no “Bar Petrópolis”, onde puderam conhecer a história, trajetória e atuação do Grupo.
Adailton Silva, da área de Comunicação, juntamente com a cervejeira Elizabeth Paiva, foram os guias responsáveis pela visita técnica, que incluiu não apenas a visita ao Bar, mas também paradas na “Boutique Petrópolis” e uma introdução detalhada ao passo-a-passo da produção das cervejas. Desde os processos iniciais, cada fase de preparo foi explicada em detalhes até a etapa de finalização.
“Fizemos uma visita que explica todos os processos da fabricação da cerveja, onde foram visitadas as áreas de Fabricação, Fermentação e Maturação e Envase”, compartilha Adailton Silva.
Para encerrar o tour cervejeiro, todos os produtos alcoólicos e não alcoólicos foram disponibilizados para uma nova degustação, proporcionando aos visitantes a oportunidade de apreciar a variedade de sabores das linhas oferecidas.
LEIA MAIS
- Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2023 demonstram força da indústria de alimentos e bebidas
- Women’s Breakfast: Executivas escanteiam formalidade com papo leve sobre assuntos sérios
- Portas rápidas protegem o ambiente industrial e economizam energia
- Agenda ESG inclui agora a regeneração
- Inteligência artificial e realidade aumentada permitem empresa crescer e aparecer