A Fispal Tecnologia e a TecnoCarne, que pela primeira vez vão acontecer de forma simultânea, não são apenas o maior evento de negócios do setor de alimentos, bebidas, proteínas e embalagens do Brasil. O evento híbrido (presencial e virtual), que prevê atrair mais de 350 expositores e 45 mil visitantes entre 21 e 24 de junho, no São Paulo Expo, vai apoiar diversos projetos de sustentabilidade e responsabilidade social.
Um desses projetos é a Padaria Escola Tiãozinho. Desenvolvido pela organização da sociedade civil Safrater, que há 50 anos atua no bairro de Americanópolis, na cidade de São Paulo, tem como objetivo oferecer capacitação profissional à população da comunidade para ajudá-la na inserção no mercado de trabalho, e assiste ao menos 1.300 famílias.
Por meio de cursos ministrados em uma padaria própria, o projeto oferece aperfeiçoamento na produção de bolos, salgados, doces, pães e chocolates, focando na geração de renda. “Uma mulher que aprende a fazer salgados pode vendê-los para festas ou de porta em porta. Essa é uma opção para as empresas investirem em uma sociedade sem fome, apostando, principalmente, na juventude de áreas pobres”, explicou Max Pontes, facilitador de gestão da Safrater.
“Temos a expectativa de consolidar aquilo que definimos como meta anos atrás: transformar a nossa padaria em uma escola que coloque em prática os nossos propósitos”, afirma Pontes. “Por isso, com muita alegria, firmamos alianças com a Informa Markets Brasil, organizadora das feiras, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).”
Como explica Pontes, a Safrater cede o espaço para realização dos cursos, define a grade e administra as inscrições. O Senai disponibiliza os professores, fornece insumos e ingredientes, e certifica os alunos. Já a Informa Markets Brasil, organizadora da Fispal Tecnologia e TecnoCarne, divulga o projeto em seus eventos e canais de comunicação, e busca patrocínio e novos parceiros.
“A parceria com a Informa Markets traz a articulação que precisamos para prospectar novos parceiros. Queremos cada vez mais ampliar nossos projetos. Agora, estamos com as primeiras turmas na Padaria Escola Tiãozinho. Para 2023, nossa meta é um programa de empregabilidade, em que a Safrater faz a ponte entre nossos alunos e as empresas. Para isso, buscamos sempre novas parcerias e patrocinadores”, finaliza Pontes.
“Em um momento de tantas transformações no mundo, é mandatório rever conceitos e pensar em negócios ampliando o olhar para as pessoas e para a sociedade como um todo. Entender que somos elos de uma imensa cadeia é imprescindível, e é esse pensamento que nos guia no desenvolvimento dos nossos produtos e nos nossos projetos de sustentabilidade”, diz Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e TecnoCarne.
Segundo ela, deverá ocorrer em breve uma adequação da estrutura da padaria para a abertura, logo ao lado, de uma loja para a venda de produtos da comunidade local. Dessa forma, profissionais formados pelo projeto poderão trabalhar tanto na padaria quanto na loja.
Mais sustentabilidade
O público da Fispal Tecnologia e TecnoCarne também poderá conferir, ao longo da jornada do evento, outros atributos sustentáveis e inclusivos. As credenciais, feitas de plástico em edições anteriores, serão agora de papel. Todos os materiais impressos distribuídos pela organização terão certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal). Os visitantes serão convidados a devolver, na saída, a bag de plástico recebida na entrada, para reutilização em outros eventos. E 80% do material utilizado na montagem das feiras será reaproveitado – o restante é reciclável. O carpete 80% é reutilizado.
Nos pavilhões, a iluminação de LED, de maior eficiência energética, será utilizada nos estandes e espaços montados pela organização da feira. A Informa Markets realiza uma campanha para estimular os expositores a utilizar a mesma tecnologia em seus projetos.
Serão, ainda, reforçadas ações de comunicação para estimular os visitantes a utilizarem transporte público para a ida e a volta do evento (haverá transfer gratuito regular da estação Jabaquara do metrô até a feira, e vice-versa), bem como de incentivo à carona solidária, para redução da emissão de gases.
Mais: refeições saudáveis, com opção de comida vegetariana e vegana, serão reforçadas na praça de alimentação, e haverá coleta seletiva de orgânicos e recicláveis. Vale lembrar ainda que o São Paulo Expo é um pavilhão inclusivo, que conta com rampas acessíveis, sanitários adaptados e piso tátil.
Serviço:
Fispal Tecnologia & TecnoCarne
Data: 21 a 24 de junho de 2022
Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Mais informações, credenciamento e inscrição: clique aqui.