Luis Nardi, embaixador da Fispal Food Service 2024 e especialista em expansão e implantação de franquias de alimentação, ministrou palestra no segundo dia do evento sobre os desafios em formatar uma rede de franquia de sucesso.
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Quais os fatores de sucesso em uma franquia para Nardi?
De acordo com Nardi, existem três fatores que definem o sucesso operacional da franquia: pouca rotatividade, Custo de Mercadoria Vendida (CMV) e marketing local.
Em relação à rotatividade, o especialista destaca que ter uma equipe unida, treinada e ciente dos padrões de qualidade estipulados pela franqueadora é fundamental para manter a qualidade do produto e do serviço e, consequentemente, a fidelização do cliente.
“Prestar atenção às habilidades da sua equipe de funcionários, desde a contratação, é um diferencial, pois garante agilidade na operação de equipamentos e atendimento. Unir agilidade e qualidade, é um fator-chave para a prosperidade da sua franquia e do seu franqueado”, afirma.
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“A integração dos funcionários ao propósito do negócio é fundamental para impedir que o CMV seja comprometido por ações evitáveis, como compras erradas, desvio de insumos e altos desperdícios. Por isso, ao franquear sua empresa ou se decidir tornar-se um franqueado, certifique-se de que os processos têm indicadores de correções para criar uma ficha técnica em que o CMV real se aproxime o máximo possível do CMV teórico. Isto garante transferência efetiva do know how e estrutura o negócio para atingir a margem de lucro esperada”, destaca Nardi.
Quando o franqueado adquire o know-how da franquia, ele recebe o material de marketing para manter o padrão de marca. O marketing local está ligado a datas comemorativas, promoções e, geralmente, o franqueado tem liberdade para adaptar e realizar as ações de marketing de acordo com os hábitos de consumo de sua região.
Ainda, segundo Nardi, “ao mesmo tempo que o padrão de marca é importante para garantir a estrutura de operações de forma uniforme entre a matriz e os franqueados, permitir uma adaptação em datas comemorativas, por exemplo, posiciona a marca positivamente para um novo público em potencial, além de estimular o desejo de compra, evitando assim quedas nas vendas”.
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