Bebida tradicional com raízes profundas na cultura sul-americana, o mate brasileiro tem encontrado novos caminhos na indústria de alimentos, trazendo sabores únicos e benefícios à saúde para uma variedade de produtos.
Com sua história de 4 mil anos, sua aplicação vem sendo transformada para atender às necessidades do consumidor contemporâneo. A produção orgânica é uma abordagem adotada, mantendo a autenticidade do produto enquanto se adequa aos padrões modernos de saúde e qualidade.
O fundador da Mate Tea, Heroldo Secco Júnior, destaca as características e potencialidades da folha como ingrediente. Segundo ele, o mate brasileiro se diferencia das variantes argentina, de folha amarela, e da asiática, de folhas inteiras e espessas, por sua coloração verde e folhas mais jovens.
Quanto ao processo de refino, Heroldo acredita ser o maior desafio na indústria brasileira, pois com um processo que consiste em perfilar o mate no método oriental, supria a necessidade de importação.
Relacionado: Erva mate: Uma visão inovadora sobre um ingrediente tradicional
Valorização da erva mate nacional contribui para a saúde e meio ambiente
Ao comparar com os métodos de produção da erva mate em países da Ásia, que frequentemente envolvem o desmatamento para acelerar o crescimento das folhas, o Brasil se destaca por características que viabilizam a produção orgânica.
“Na Coreia do Sul e Japão é necessário desmatar árvores altas para o jardim de chá. No Brasil, cultivamos em florestas nativas e sombreadas durante todo o período de desenvolvimento. Conseguimos assim cor mais intensa e concentração de compostos na folha que oferecem saudabilidade à alimentação”, destaca Heroldo, que participou do Tasting Experience, atração da Food ingredients South America 2023.
Ao valorizar a produção local e a preservação ambiental, o mate brasileiro não apenas oferece opções culinárias interessantes, mas também reforça a conexão entre tradição e inovação na alimentação moderna. Além de proporcionar sabores únicos, o mate é conhecido por sua riqueza em antioxidantes e propriedades termogênicas, o que o torna um ingrediente funcional em alimentos.
Consumo funcional do mate em doces e bebidas
O mate brasileiro encontra harmonia em diversos produtos alimentícios, Heroldo pontua que sua essência verde permite combinações bem-sucedidas: “Esse perfil se harmoniza muito bem em doces como o chocolate branco por conta da roda de sabores, existente assim como no café e no vinho. A folha encontra-se no espectro verde, que chamamos de sabor grama, o que proporciona essa combinação sem a necessidade de acrescentar maior carga de açúcar”.
São muitas as possibilidades de aplicação, pois o produto emerge como um ingrediente versátil e saudável na indústria de alimentos. Com seu perfil de sabor, o mate se adapta a uma variedade de snacks, doces, bebidas quentes e frias, bolos e cookies. Uma porção de aproximadamente duas gramas de mate pode ser diluída em 350 ml de água, resultando também em um bom nível de aproveitamento.
LEIA MAIS
- [Ebook] Food ingredients South America 2023: Panorama do mercado de ingredientes no Brasil e as tendências no segmento
- Ingredientes funcionais: o papel do setor no desenvolvimento de produtos que promovem a saúde e o bem-estar
- Dá para salvar o mundo com chocolate? FiSA destaca práticas sustentáveis na produção de chocolate e seu impacto ambiental
- Tendências de sabores para 2023: saiba o que estará em na alta indústria alimentícia
- 5 recomendações para lançamento de produtos na indústria alimentícia