Depois do arrefecimento da pandemia, a produção e distribuição de embalagens passou a subir novamente no mundo para atender a retomada da economia e o aumento do consumo.
No segundo trimestre de 2022, a produção do setor brasileiro de embalagens cresceu 4,6% depois de cinco trimestres seguidos de queda. Os dados são da Associação Brasileira de Embalagem (Abre).
Evidentemente, essa recuperação da atividade econômica significa desafios ambientais importantes, é o que alerta Pierre Pienaar, presidente da WPO, Organização Mundial de Embalagem, figura importante na discussão ao redor do mundo, que participa da Arena de Conteúdo FispalTec, no dia 28 de junho.
Durante o evento digital WarmUp Fispal Tec & TecnoCarne, Pienaar afirmou que o crescimento alarmante da produção de embalagens pode ser contornado, e que as empresas que não entenderem as demandas por sustentabilidade dos consumidores e outros stakeholders correm risco de perderem participação de mercado.
Leia trechos das falas de Pienaar no evento que antecede a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne 2023, que acontecem de 27 a 30 de junho, no São Paulo Expo.
Crescimento alarmante
“Todos nós sabemos que o setor de embalagens cresce a uma taxa alarmante, o que torna ainda mais importantes que as tendências sejam adequadas e sustentáveis. Há também uma pressão de consumidores, órgãos reguladores e outros envolvidos por embalagens mais sustentáveis.
Tudo isso (relacionado ao uso de embalagens e seu descarte) impacta você e eu. E a nova tendência segue em direção à sustentabilidade na nossa indústria.”
Exigências
“Os consumidores estão exigindo sistemas mais sustentáveis, que são formalizados e divulgados pela mídia. E o resultado é que a sustentabilidade se tornou uma necessidade para acompanhar os consumidores, além de proteger o marketshare das empresas.
As embalagens e a maioria dos plásticos estão no foco dos consumidores e recebendo seu escrutínio, o que tem resultado em avanços significativos na sustentabilidade.
Mas esse tem sido um desafio complicado, como muitos das indústrias já sabem.”
Importância da Fispal Tec e da TecnoCarne
“Em primeiro lugar, a Fispal Tecnologia terá muitas tecnologias. Estaremos focados na engenharia das embalagens e também na ciência envolvida em materiais para que possamos aprender mais sobre o que está acontecendo no mundo, mais especificamente na América do Sul e no Brasil.
Acima de tudo, a Fispal Tecnologia colabora com networking, e nosso setor depende muito dessa troca de saberes. Isso nos mantêm atualizados.”
Fórum de Embalagem na Arena FispalTec
Para entender as necessidades desse mercado, o Fórum de Embalagem traz como base nas ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e 14 (Vida na Água) para discutir sobre como a indústria de alimentos e bebidas pode reduzir seu impacto ambiental através da produção e consumo responsáveis, incluindo a escolha de embalagens sustentáveis e o gerenciamento adequado de resíduos.
O segundo dia da Arena de Conteúdo FispalTec começa com o painel “Embalagens positivas e o pacto global contra o plástico: desafios e responsabilidades da indústria”, com Rogério Mani, Presidente da ABIEF; Juliana Santana Moraes, Head de Sustentabilidade e Gerente de Desenvolvimento Humano da Wickbold; Mariana Tunis, Marketing Director LATAM da Fazenda Futuro; e a moderadora Gisela Schulzinger, professora da ESPM.
No Industry Talks, Vanessa Amato, Gerente de Vendas Brasil da Aptar Closures, apresenta a palestra “Moldando o futuro das tampas esportivas para bebidas”. Em seguida, Juliana Abreu, Gerente de Sustentabilidade da Unilever Brasil, traz o “Case Hellmann’s: Empresa passa a produzir embalagens com resina pet reciclável, um dos poucos materiais autorizados para a indústria de alimentos”.
A programação continua com o painel “Quais os avanços da logística reversa e o impacto no custo para as indústrias se tornarem mais sustentáveis? Quais os acordos já existentes e as perspectivas para o futuro?”, com Cristina Sartoretto, professora da ABRE; Sergio Talocchi, Gerente de Logística Reversa e Materiais Reciclados da Natura; Caio Augusto Miranda Ramos, Sustainability Director da Ambev; Vanessa Amaral, Diretora Jurídica, Compliance e Sustentabilidade da ABIA; e moderação de Gisela Schulzinger, professora da ESPM.
Outro case de sucesso é apresentado por Gustavo Siemsen, CMO da Natural One, sobre “Embalagem com PET pós-consumo 100% reciclado se torna realidade e a empresa avança com os compromissos e soluções sustentáveis”.
Para finalizar, o keynote speaker Pierre Pienaar, Presidente da WPO, fala sobre “Embalagens: Perspectivas para o futuro”.
Prepare-se para o futuro! Participe Arena de Conteúdo FispalTec, faça sua inscrição!
Credencie-se gratuitamente na Fispal Tecnologia e TecnoCarne, que acontecem simultaneamente, com a participação de mais de 450 marcas expositoras.
Serviço Fispal Tecnologia e TecnoCarne
Data: 27 a 30 de junho de 2023
Horário da Arena de Conteúdo FispalTec: terça a sexta-feira, das 14h às 18h
Horário da feira: terça, quarta e quinta-feira das 13h às 20h, e sexta-feira das 13h às 18h
Endereço: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo/SP
LEIA MAIS
- Expositores da Fispal Tecnologia e TecnoCarne apresentam equipamentos com princípios ESG
- Práticas ESG: As principais para a indústria alimentícia
- Mercado de embalagens no Brasil: expectativas e desafios para o setor em 2023
- Soluções em energia renovável para a indústria de alimentos
- Gêmeos digitais: como a indústria de alimentos pode utilizá-los