*Autor: Pedro Alvares, representante da CSB-System no Brasil.

Um software só pode criar o seu melhor efeito e gerar o maior valor se cobrir os requisitos específicos da indústria e replicar os seus processos. A CSB-System oferece soluções especiais para cada setor da indústria alimentar. Conheça a seguir dois dos principais players da Europa na indústria de carnes e embutidos.

Nenhum processo sem TI

Com a sua nova fábrica e centro logístico em Rheinstetten, a Edeka Südwest Fleisch deu um enorme salto em termos de produtividade. O sistema nervoso central da Smart Meat Factory é o CSB Factory ERP. Combinado com sistemas e máquinas, também tecnologicamente avançadas, o software garante a produção de volumes diários de até 650 toneladas de carne e derivados de alta qualidade para cerca de 1.150 subsidiárias.

Em Rheinstetten, a Edeka construiu uma das fábricas de processamento de carne mais modernas e inovadoras da Europa. O sistema de informática implementado desempenha um papel fundamental. O CSB Factory ERP controla toda a cadeia de valor: receção, desmanche, produção, planejamento e controle, embalagem, etiquetagem com pesos fixos e variáveis, movimentos de estoque, picking, carregamento e expedição. “O software nos ajuda a controlar todos os processos da cadeia de valor de forma eficiente e transparente”, afirma o diretor Jüren Sinn.

1.png

Edeka Südwest Fleisch GmbH

•    Volume de produção: 650 toneladas de carne e derivados por dia;
•    cerca de 250 artigos de venda;
•    800 empregados trabalhando em três turnos;
•    fornece cerca de 1.150 de subsidiárias da Edeka;
•    saiba mais em www.suedwestfleisch.de

 

Planejamento consistente

A quantidade de carnes de porco e bovina para desmanche é determinada por um sistema software holístico de planejamento de processos. De maneira a alcançar os melhores resultados de planejamento, todas as fases do processo produtivo são levadas em conta: a projeção da quantidade de artigos para venda no respetivo dia é calculada por meio do levantamento de dados de vendas. Os requisitos resultantes para os artigos a serem produzidos são, então, incorporados no planejamento de desmanche. Se o sistema identificar escassez de matérias, o planejamento de compras correspondente é acionado.

Estações de controle para constante monitoramento

Em duas estações de controle, o CSB-System providencia informação sobre a atual situação, o nível de performance e o estado técnico dos departamentos de produção e logística. Um sistema de semáforos fornece uma visão geral detalhada dos processos no armazém, assim como na despaletização, no picking e em carrinhos. Desse modo, mais ou menos 800 processos podem ser monitorados online e controlados, de acordo com a atual situação.

Picking de 100 mil cestos

O picking foi desenvolvido para dar resposta a cerca de 130 mil artigos encomendados com um total de 100 mil cestos e caixas por dia. O picking dinâmico, que foi organizado de acordo com o princípio “goods to man”, é executado em dois postos de trabalho especiais, que foram instalados em cooperação com a Vanderlande. Todos os empregados podem facilmente aprender a lógica: as caixas são requisitadas do armazém para os postos de trabalho por meio do CSB-System. Nos postos de trabalho, o software indica no monitor a quantidade do artigo a ser removida e o cesto/caixa-alvo. Assim, o picking é extremamente rápido e sem erros: cada empregado consegue fazer o picking de até 700 itens por hora.

CBS-SYSTEM_3.png

 

Tornar o papel uma coisa do passado

O grupo Wolf está entre os 10 maiores produtores de embutidos da Alemanha. A digitalização é um tópico bastante associado à excelente posição no mercado da empresa: tudo que pode ser controlado por software, a Wolf controla.

Com um volume de produção anual de 60 mil toneladas de charcutaria e outros produtos cárneos, a Wolf conseguiu somar um faturamento de cerca de 300 milhões de euros em 2016. Produtos regionais e o processamento de dados com a mais recente tecnologia da informação, tornaram-se fatores competitivos fundamentais. “Hoje, a informação é essencial, por exemplo, quanto à origem, à produção, à qualidade e ao faturamento. Devemos ser capazes de aceder a essa informação online, de modo a responder prontamente. Além disso, precisamos disponibilizar essa informação aos nossos fornecedores e clientes. Vamos direto ao assunto: sem informação, é impossível seguir no mercado”, afirma Jan Seidel, diretor geral. Há 20 anos, a Wolf utiliza o CSB-System como o centro de controle para requisitos, cada vez mais complexos, da gestão de dados.

2.png

Grupo Wolf

•    Fundado em 1925;
•    negócio de família na quarta geração;
•    1.800 empregados;
•    volume de produção: 60 mil toneladas por ano;
•    faturamento: 300 milhões de euros por ano;
•    Saiba mais em www.wolf-wurst.de

 

Planejamento da produção otimizado em diversas instalações

Por meio do CSB-Production Planning, a Wolf consegue agendar, organizar e controlar todos os recursos para a produção, tais como mão de obra, maquinário e matérias-primas, de forma otimizada. Isso garante o frescor pretendido, a ótima utilização das máquinas e maior velocidade de produção, bem como uma prontidão de entrega permanente. O grupo processa e analisa os dados das suas instalações online. Tais dados, constantemente atualizados, tornam possível a identificação de problemas no planejamento, assim como a intervenção rápida.

3.png

 

Entrega mais eficiente

Um sistema logístico transparente oferece diversas formas de agilidade. Com o CSB-Route Optimization, a Wolf otimiza o agendamento, as rotas, a utilização da capacidade, pesos e volumes de carregamento, assim como a alocação de veículos e staff. “Quando introduzimos o Route Optimization, esperávamos um ROI rápido. Mas nunca esperaríamos que o software trouxesse um retorno em menos de seis meses, simplesmente, porque poupamos muitas viagens, graças ao algoritmo de otimização”, explica Seidel. Assim, durante auditorias é possível obter informação rápida e detalhada sobre a rota e eventuais ocorrências.

Tudo pode ser rastreado sem problemas

O rastreamento total dos produtos é essencial para a Wolf.  As matérias-primas que dão entrada recebem um rótulo de entrada de bens com todas as informações relevantes. No processo de produção, durante o processamento dos lotes, o número do lote é capturado por um dispositivo móvel. Dessa forma, os dados de entrega de todas as matérias-primas processadas estão associados ao respectivo lote. Isso garante o rastreamento das matérias-primas e de produtos acabados. E mais: essa informação é transmitida ao sistema de informação do consumidor, como ftrace ou mynetfair.

4.png

 

Fábrica sem papel

Jan Seidel tem uma visão muito clara sobre como proceder com a digitalização na Wolf. Ser capaz de responder de forma rápida a requisitos legais e dos clientes, usando novas soluções, é particularmente importante para ele. Além disso, o diretor geral procura eliminar o uso de papel na empresa: “Nesse momento, estamos lidando com o tema da Indústria 4.0. Queremos controlar todos os processos com TI, para tornar a nossa visão da fábrica sem papel uma realidade”.

A CSB-System conta com representantes no Brasil para atender à industria. Saiba mais pelo site www.csb.com e conheça as referências no canal do YouTube https://www.youtube.com/CSBSystem