Gestão de inovação, produtos e serviços é tema central no Espaço Sebrae SP, na Fispal Food Service 2023. Após uma imersão com empreendedores, na NRA Show 2023, em Chicago, o Sebrae trouxe para a feira as principais tendências em food service.
Michelle Melo, Gestora Estadual de Projetos de A&B, enfatiza que operações modernas e descomplicadas são o ponto alto no setor. Confira a seguir as tendências apontadas pela especialista.
ESG
Tema presente em diversos espaços da Fispal Food Service, ESG (Ambiental, Social e Governança – do inglês Environmental, Social, Governance) foi apontado por Michelle como fundamental para o desenvolvimento organizacional: “Equipes são ativos e pluralidade não pode faltar. É preciso começar a pensar em cenários futuros para que os colaboradores tenham o mesmo propósito”.
Quanto à sustentabilidade, os clientes querem saber de onde vem o que estão consumindo e demonstram preferência por embalagens sustentáveis ou orgânicas. As visitas técnicas do Sebrae, mostraram que essas escolhas comunicam ao cliente o posicionamento da marca sobre questões indispensáveis na atualidade.
Experiências devem ser foco de atenção
Uma dica para ambientes físicos é a construção de projetos harmônicos e a integração equilibrada entre automação tecnológica e atendimento humanizado. A análise apresentada evidencia a importância de gerir colaboradores para o desenvolvimento de autonomia e habilidades de manuseio dos equipamentos.
Michelle deixa o alerta para a importância de múltiplos canais de atendimento, além de espaços que se complementam: “A tendência é agregar soluções em compra e serviços. Por exemplo ‘eu vendo sushi e vendo o peixe, produzo a massa e vendo a farinha. Ofereço praticidade’”.
Diversidade de produtos e soluções
Variedade de itens é requisito para atender diferentes demandas, mesmo que poucas unidades de muitos produtos. Entre as dicas apresentadas está a adaptação dos serviços já ofertados. Como agregar opções que atendam veganos e vegetarianos, criar cardápio sazonal como diferencial e unir self service a take away (formato “pegue e leve”).
O cliente quer se enxergar no seu negócio
“A Starbucks Reserve Roastery, no centro comercial de Chicago, é um exemplo de estratégia de regionalização”, destaca Michelle Melo. Foi identificado que para que haja pertencimento entre cliente e estabelecimento, a identidade local deve ser trabalhada.
Outro ponto importante trabalhado pelo Sebrae SP é ir além das expectativas com a promoção de experiências únicas que despertem os sentidos ou que afloram sentimentos.