Softwares que fazem a perfeita integração entre as diversas etapas de produção da indústria de alimentos e bebidadas e demonstram exatamente como está o desempenho de cada uma delas, estavam entre as novidade apresentada pelas empresas expositoras da Fispal Tecnologia e TecnoCarne 2023.

Uma das grandes novidades exibidas pela Siemens foi a interface HMI Hygienic que proporciona toda a visualização e o controle do processo produtivo de fábricas de alimentos e bebidas. O software foi todo planejado para suportar altas temperaturas, ser a prova d’água, não estragar com vapores, e manter intacto o visor, que, aliás, é todo revestido de inox.

O HMI permite avisar imediatamente quando há falha em algum processo, além de permitir a alteração na produção de maneira programada, caso a linha em questão permita a troca do de insumos e a consequente substituição, na esteira, do produto final. 

“Todos agora querem ter uma indústria 4.0, de transformação do processo de maneira digital”, comenta o Consultor em Automação da Siemens Wagner Carolino. “Nosso dashboard revela um ecossistema com conectividade, com a coleta de dados contidos nas máquinas e linhas, inclusive de outros players, dá transparência para que possamos tratar esses dados. Mostra ainda a eficácia geral dos equipamentos, do consumo energético, de água, e esta análise pode permitir o trabalho de outro software de inteligência artificial que pode ser integrado.”

As definições possíveis da IA ainda são um mundo novo, mas Carolino já avisa que a economia de água e energia são o principal ponto a ser explorado, já que a inteligência artificial cria modelos mais eficazes de produção.

Relacionado: Como obter eficiência logística para otimizar processos internos na indústria de alimentos

Sincronismo entre embutideira e grampeadeira

embutido_TecnoCarne.jpgA Poly-Clip System apresentou seu novo modelo de IFC, uma interface inteligente que permite o sincronismo preciso entre o trabalho de uma embutideira e de uma grampeadeira. Na indústria de embutidos, como de mortadelas, presuntos, salames e afins, uma estrutura tubular recebe a massa de carne a ser embalada, com o objetivo de deixá-la na forma como os consumidores conhecem o produto, com a porção de massa definida pela empresa como ideal. Depois disso, a peça é grampeada nos seus pontos finais, para definir o seu tamanho exato.

O peso exato é automaticamente conferido pela estrutura tubular. Mas o ganho ecológico está na grampeadeira, que deixa de emitir de 64% a 81% de CO2 no processo de grampeamento em relação às demais concorrentes. “As máquinas trabalham com menos agressividade, o que reduz o consumo de energia”, comenta o vendedor técnico da Poly-Clip Marcos Santana.

Relacionado: TecnoCarne 2023: inovações para a indústria de carnes, do corte ao final de linha

Controle total na pasteurização

A TianBa, empresa chinesa especializada em pasteurização para a indústria láctea, sucos e derivados, exibiu na feira uma enorme linha para o processo desenvolvido por Louis Pasteur, que aquece a altíssimas temperaturas e resfria a matéria-prima a ponto de desinfetá-la. “Trabalhamos com o que há de melhor em baixo custo e eficiência”, assegura Welison Meneguini, Líder de Automação na TianBa. “Por meio do nosso painel (com o software da empresa, o PLC), temos controle de todos os instrumentos, as válvulas. Conseguimos controlar totalmente o processo até 145°C”. Segundo Meneguini, o software TianBa promove uma perfeita aquisição de dados em todos os momentos da produção industrial.

A Handtmann, conhecida pelas máquinas voltadas para o mercado de carne e embutidos, também trouxe o seu software. O HCU, segundo Mário Bonfim, permite acompanhar tudo o que ocorre no processo produtivo e extrai dados necessários para aportar a IA nestes novos tempos. “Isso poderá rapidamente definir o tamanho da peça, a velocidade de produção, quantas porções serão produzidas e muito mais”, calcula Bonfim.

Relacionado: Pasteurização: mitos e verdades sobre esta prática que você deve entender

 

LEIA MAIS

  1. [Ebook] Fispal Tecnologia 2023: a nova jornada digital em prol da eficiência e sustentabilidade
  2. Indústria 5.0: Inteligências Artificial e humana precisam dar as mãos para que o futuro aconteça
  3. Como detectar contaminantes metálicos na linha de produção de alimentos
  4. Laticínios convencionais e plant based: vantagens das plantas híbridas
  5. Aumente o tempo de prateleira de seus embutidos com a automatização de clipadoras