A 38ª Fispal Food Service deste ano foi marcada por reforçar o compromisso com a sustentabilidade nos setores de alimentos e bebidas, assim como a Fispal Sorvetes. A Diretora Clélia Iwak, chama a atenção para o alto índice de mortalidade no setor de food service*. Com isso, uma das responsabilidades do evento foi apoiar e orientar para um mercado mais sustentável em todos os sentidos.
Renata Camargos, Gerente de Marketing e Embaixadora de Sustentabilidade da Fispal Food Service, explica: “Este ano, temos mais de 40 iniciativas voltadas à sustentabilidade. O grande destaque é o Serviço de Desenvolvimento do Mercado, que traz uma programação completa no pavilhão e também na plataforma digital, durante o ano inteiro. Nosso objetivo é apoiar os micro e pequenos empresários do food service”.
Responsabilidade ambiental — o E do ESG (Environmental)
O incentivo a embalagens mais responsáveis com o meio ambiente aliado a distribuição de pontos de hidratação por todo o pavilhão, também foram novidades. Os visitantes e expositores puderam abastecer água em suas garrafas ou fazer uso dos copos sustentáveis em papel, que foram distribuídos.
Vinícius Vaz , visitante da feira, parou para conhecer o estande da Fruta Imperfeita, uma das empresas parceiras, e ficou surpreso ao receber água saborizada no EcoCopo. “Se a gente encontra esse tipo de iniciativa aqui, é sinal de que o evento está adiantado e fazendo sua parte”, elogia Edna Marega, empreendedora no ramo de embalagens que se interessou pelas referências sustentáveis que encontrou.
Grande parte dos estandes, em eventos, são desmontados e descartados após a utilização, o que acaba por gerar toneladas de resíduos. Pensando nisso, foi criado o “Prêmio Estande Sustentável”, com o objetivo de impulsionar a utilização de materiais 100% reutilizáveis, por parte dos expositores, e valorizar iniciativas que contribuam com a sustentabilidade.
Herbert Kanashiro, Coordenador de Sustentabilidade, desenvolve um papel consultivo para as equipes responsáveis pela implementação das atividades, e fala sobre a iniciativa no evento: “Em geral, eventos geram muito resíduo, e como a gente está fazendo para reduzir o impacto? Através do Prêmio Estande Sustentável. Nós incentivamos os expositores a montarem estandes de maneira mais sustentável”.
Fomento à inclusão e bem-estar social — S de Social
Nos últimos meses, vêm sendo realizadas iniciativas que dialogam com as ODS da ONU. A exemplo, a ODS 12 de combate à fome, uma grande novidade da edição. Ao doar 1kg de alimento o valor do ingresso para a feira teve um desconto de 50%, com isso foram arrecadados mais de 3 toneladas de alimentos!
Todos os alimentos arrecadados foram doados para o Quebrada Alimentada, um projeto do Restaurante Mocotó, na Zona Norte de São Paulo.
Renata Camargos, destaca a importância das parcerias com entidades de inclusão social, como a Quebrada Alimentada, que foram reforçadas nesta edição. Segundo ela, foram responsáveis por transformar a vida de milhares de pessoas por meio da expressiva doação de alimentos.
Raoni Fernandes e Karen Zanol são empreendedores na cidade de Ubatuba, litoral norte de São Paulo. Trabalham no ramo de sorvetes e visitaram a Fispal Sorvetes a fim de conhecer novidades e se atualizar sobre o mercado. Souberam da iniciativa de doação de alimentos através do site do evento, uma prática, que segundo eles, costumam fazer frequentemente. “Acho muito importante iniciativas como essa em espaços de negócios”, afirma Raoni.
O serviço de massagem disponibilizado gratuitamente ao público, presente em edições anteriores, este ano, foi realizado por uma instituição que capacita pessoas com deficiência visual para entrada no mercado de trabalho e geração de renda. Propósito compartilhado por diversas iniciativas parceiras.
Como o Café Solar, organização não governamental, em Ribeirão Preto, que trabalha com inserção produtiva de pessoas em situação de rua. Foi criada uma marca de café como atividade responsável pela manutenção da assistência à moradia. Toda a renda adquirida com as vendas é revertida para manter a Casa Café Solar que acolhe as pessoas atendidas.
A Fispal Food Service teve um forte compromisso com a mobilidade, adaptando todos os espaços para que todas as pessoas pudessem transitar com segurança. E, ainda no aspecto social, o staff – assim como em todos os eventos realizados – contou com o trabalho de pessoas neurodiversas e com deficiência física.
Transformação a partir da gestão — o G de Governança, em ESG
As equipes da organização ficaram responsáveis pelas ações de sustentabilidade com base em um check list, feito a partir dos 12 fundamentos a serem seguidos. Todos os serviços foram trabalhados nesse sentido, além dos conteúdos e ações que, conforme pontuado por Renata Camargos, serão trabalhados ao longo do ano todo.
Kanashiro enfatiza: “Nós recebemos sempre a orientação de que a gente pode ajudar muito nossos clientes, expositores e visitantes também na parte de conteúdo. O que o setor está demandando de sustentabilidade? E como, por meio das nossas iniciativas e conteúdos no Food Connection, a gente pode apoiar nossos stakeholders?”.
LEIA MAIS
- Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023 reúnem mais de 52 mil visitantes
- Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2023 premiam iniciativas sustentáveis
- “A gente trabalha para aumentar a vida média dos estabelecimentos”, diz presidente da Abrasel sobre parceria com a Fispal
- Reciclagem: Equação deve unir empresas, governo e sociedade em prol da transformação
- Além da teoria: Fispal Tecnologia e TecnoCarne mergulham na cadeia da sustentabilidade com ações concretas