O café é um item essencial para muitos brasileiros! A bebida é uma excelente opção para começar bem o dia ou dar uma animada quando bate aquela preguiça no meio da tarde. Ao elaborar um cardápio de cafeteria, portanto, você deve pensar nos diferentes momentos do dia, para acompanhar a rotina de seus clientes.
Isso porque, nos últimos anos, tem crescido o número de apreciadores que se dedicam a estudar sobre os grãos e diferentes tipos de café. Essas pessoas sabem reconhecer um grão de qualidade e você precisa se certificar de que usa bons insumos para preparar os itens do seu cardápio.
Uma boa alternativa para garantir a qualidade em sua cafeteria é verificar se os cafés que você oferece são certificados pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). A entidade fiscaliza e dá selos de pureza ou qualidade para os cafés. Por isso, é interessante ficar de olho nessa certificação, ao escolher os produtos para o seu negócio.
A importância do cuidado ao elaborar o cardápio da cafeteria
Sofia Androulidakis, proprietária da cafeteria Republique Du Café, explica que o mais importante é que o cardápio da cafeteria conte com cafés especiais de qualidade. “Café especial de qualidade é aquele que passou por todo um tratamento diferenciado desde a colheita até chegar na xícara e, por isso, na cafeteria, ele deve ser tratado com o mesmo carinho lá do produtor para que, com as técnicas adequadas do barismo, se traduza na xícara tudo de incrível que aquele grão de café especial tem.”, explica a especialista.
Já Renan Dantas, barista instrutor e consultor gastronômico da Nestlé Brasil, acredita que o mais importante para uma cafeteria é não deixar o café especial em seu cardápio. “Dentro do mundo do café, existem muitas variedades que podem gerar muitos sabores na xícara dependendo de onde foi colhido e torrado. Mas, o mais importante é você ter uma categoria de cafés chamada “café especial” independente de variedade”. Ele ainda explica que o café especial é o auge da qualidade da bebida, com o máximo de sabor, aroma e doçura que ela pode oferecer.
Café premium: dicas para incluí-los na sua cafeteria
A inclusão do chamado café premium ou especial pode ser feita de forma gradual nos restaurantes e cafeterias. Androulidakis orienta a iniciar a inclusão das variedades trabalhando com os cafés em cápsulas. Porém, explica que o grão passado na hora e da maneira correta faz com que a bebida tenha um diferencial maior.
Além disso, a barista comenta ser importante que os colaboradores da cafeteria saibam informar o consumidor, repassando conhecimentos sobre os cafés. Para ela, isso tem ainda mais relevância em um país como o Brasil, para valorizar a nossa riqueza nacional, tendo em vista que produzimos diferentes variedades de café premium, de acordo com o tipo de produtor ou a região de produção.
Mudanças no perfil dos clientes de cafeteria
Ao elaborar o cardápio da cafeteria, outro ponto a que se deve ficar atento são as mudanças no perfil dos clientes desse tipo de estabelecimento. Com mais acesso à informação, os apreciadores da bebida se tornaram mais rigorosos ao fazer a escolha dos produtos que consomem.
Nesse sentido, Dantas compara as cafeterias com o mercado cervejeiro: “assim como o ‘boom’ das cervejas artesanais, isso também está acontecendo com o café. Temos mais informações na mão e, por isso, ficamos mais exigentes, procuramos informações do que estamos ingerindo”, diz.
Sem dúvida, o café premium de qualidade faz toda a diferença no cardápio da cafeteria. Portanto, siga as orientações dos especialistas e sempre confira o selo da ABIC para garantir uma bebida saborosa e que proporcione uma excelente experiência para os seus clientes.