Os expositores da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne 2023 estão bem alinhados aos princípios da sustentabilidade. Fabricantes de embalagens de plástico, por exemplo, já fazem autocrítica de que foram vilões no passado e encaram a reciclagem como uma obrigação inegociável. Quando o assunto é alimentação, o maquinário vira um aliado no combate ao desperdício e no aproveitamento total do animal abatido: da carne aos ossos. Para amarrar todas essas inovações, as feiras também precisavam se atualizar e desenvolver ações sustentáveis próprias e concretas.
“Antes, a gente abordava muito essa questão da sustentabilidade nos congressos que a gente faz. Mas era muita teoria e muito palco para o que as indústrias estavam fazendo. Esse ano, a gente entrou na cadeia oferecendo ações concretas”, explica Marina Cappi, gerente da Fispal Tecnologia e Tecnocarne.
Um verdadeiro oásis de bem-estar
Entre as ações oferecidas pelas feiras está o Green Lounge, atração que oferece um olhar especial para o meio ambiente, os expositores, os visitantes e a sociedade como um todo. Para reduzir o consumo de plástico das garrafas de água, por exemplo, uma alternativa pensada foi a de oferecer filtros para que todos pudessem se hidratar levando seus próprios recipientes ou usando o ecopo, prático e biodegradável, que se decompõe em até 15 meses. O recipiente em envelope é 100% ecológico é feito com papel proveniente de madeira de reflorestamento sem uso de produtos químicos.
Quem estava de passagem pelo local também foi presenteado com uma massagem relaxante executada por profissionais deficientes visuais da Serenidade do Toque. A instituição é responsável por capacitar pessoas com deficiência visual na massoterapia, gerando empregabilidade e renda.
“É muito bom estar em eventos como esse porque, além de apresentar o nosso projeto pela Serenidade do Toque, mostramos que os deficientes visuais têm capacidade de trabalhar. As pessoas estão adorando, achando o máximo”, diz Maria do Carmo, uma das massoterapeutas presentes no evento.
Uma visitante carioca que estava de passagem comprovou o que disse a profissional. Luana Rodrigues da Cruz, de 40 anos, enfrentou longas cinco horas de viagem do Rio de Janeiro a São Paulo e viu no local uma oportunidade de recarregar as energias. “Depois de uma massagem como essa a gente fica revigorado e tem mais disposição para visitar os estandes”, conta a profissional que atua em uma prestadora de serviço para indústrias.
O Green Lounge ainda firmou com uma parceria com a Fruta Imperfeita, empresa que conecta produtores a consumidores para dar um destino a alimentos que seriam desperdiçados por não seguirem um padrão estético de perfeição.
No estande compartilhado, quem passa pode comer uma frutinha e recarregar não apenas a bateria do celular. É que o espaço também oferece bicicletas geradoras de energia. Quando pedaladas, eram capazes de recarregar com uma fonte renovável os aparelhos eletrônicos.
Atenção às minorias
A sustentabilidade do ponto de vista social foi valorizada por meio da contratação de profissionais com deficiência visual, mas também através de iniciativas como o Women ‘s Networking Breakfast. No café da manhã que reuniu mais de 70 mulheres no segundo dia das feiras, o seu papel nas indústrias foi colocado em pauta através de um papo inspirador e acolhedor.
O encontro ainda reverteu renda para a manutenção das atividades da Padaria Escola Tiãozinho, instituição que oferece capacitação, qualificação profissional e geração de renda à população de comunidades.
Sustentabilidade além dos produtos
Os expositores da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne foram inseridos numa ação chamada better stands, que incentivou o expositor e suas respectivas montadoras a serem sustentáveis em seus estandes, pensando em formas usar materiais recicláveis, gastar menos energia, gerar menos impacto ambiental e inserir a diversidade em seus espaços. Para isso, foi criado o Prêmio Estande Sustentável 2023.
“O prêmio é um convite para que expositores e montadoras juntem-se a nós em direção ao futuro dos eventos no Brasil e no mundo, mais sustentável para todos e para o meio ambiente”, explica Araceli Silveira, VP de Sustentabilidade e Audiência da Informa Markets Latam.
Todos os inscritos ao Prêmio Estande Sustentável 2023 receberão o selo de empresa participante na iniciativa. Os que obtiverem nota igual ou superior a 60 (50%) a partir de critérios considerados pela organização receberão um segundo selo, o chamado Estande Sustentável 2023. As empresas vencedoras e suas respectivas montadoras, por sua vez, receberão um certificado.
Menos impacto ambiental
O lixo produzido na pré e na pós montagem dos eventos também foi olhado com atenção pela organização. Segundo Marina Cappi, o pavilhão São Paulo Expo já tem uma parceria com uma empresa que faz coleta seletiva. Então, coube às feiras a missão de separar os destinos corretos para todo o lixo gerado.
Para reduzir a emissão de carbono, o transporte foi pensado com atenção, e a Fispal Tecnologia e a TecnoCarne ampliaram sua malha de transfer. Vans foram disponibilizadas para fazer o transfer do pavilhão do evento para locais como metrô, shopping e hotéis parceiros. “Tudo para estimular que as pessoas venham coletivamente. A gente evita o uso do carro individual e consequentemente a emissão de carbono”, frisou a gerente dos eventos.
LEIA MAIS
- Sustentabilidade é o tema de destaque do segundo dia da Fispal Tecnologia e da TecnoCarne 2023
- Embalagem não sustentável causará perda de mercado, diz chefe da WPO
- Expositores da Fispal Tecnologia e TecnoCarne apresentam equipamentos com princípios ESG
- Women’s Breakfast: Executivas escanteiam formalidade com papo leve sobre assuntos sérios
- Inspeção sanitária e inovação sustentável nas indústrias são temas de destaque na TecnoCarne e na Fispal Tecnologia 2023