Se você pensa em empreender no mercado de sorvetes, ou já atua na área e quer dar um up no seu negócio, saiba que precisa investir em bons equipamentos para sorveteria.

Por que é importante escolher bons equipamentos para sua sorveteria?

De acordo com a Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (ABRA Sorvete), o consumo do sorvete gerou em 2021 um faturamento anual de R$13 bilhões, sendo o 5º maior mercado global. No Brasil, são mais de 10 mil empresas ligadas ao segmento de sorvetes e gelatos, sendo 92% Micro e Pequenas Empresas.

O interesse pelo alimento tem crescido cada vez mais no mercado nacional e as expectativas para o mercado de sorvetes em 2024 são otimistas, baseadas em aumento de poder de compra e de aquecimento econômico.

Por isso, é ainda mais importante investir em equipamentos adequados, seja para atuar com a sorveteria a la carte, por quilo ou até mesmo via delivery. Confira as dicas que separamos para os empreendedores do setor.

5 equipamentos para sorveteria que não podem faltar no seu negócio

Para entendermos sobre quais são os equipamentos para sorveteria que não podem faltar em um negócio do segmento, conversamos com Fabricio Martin, que é sócio das sorveterias TuttiNutti e NuvNuv, além de ser idealizador do projeto @VendaSorvete.

Martin explica que as sorveterias tradicionais brasileiras, que somos acostumados a frequentar desde criança, costumam ter equipamentos de produção, armazenamento e venda.

1. Equipamentos para as etapas iniciais

Esse conjunto de equipamentos para sorveteria é formado por itens como liquidificador, mixer, balança e termômetro. Eles são necessários para iniciar o processo de preparo dos sorvetes. “Confiar apenas no olho ou em medidas por xícaras, pode significar jogar dinheiro fora e perder em qualidade do produto”, diz Martin.

2. Máquina produtora com torre de resfriamento e pasteurizador

De acordo com o sorveteiro, para produzir bons sorvetes é necessário ter uma máquina produtora e uma torre de resfriamento.

Martin explica que, como é necessário pasteurizar a calda que vai virar sorvete, também é preciso contar com um pasteurizador, que faz parte desse conjunto.

3. Tina de maturação

Para que o sorvete possa ter uma textura mais macia, alguns sorveteiros gostam de usar uma tina de maturação. “A tina de maturação tem o estilo de um tonel de inox, usado para a calda descansar”, explica.

4. Freezer

Depois de feito, o sorvete precisa ser armazenado. Para isso, é importante contar com os freezers. Nas palavras de Martin: “Aí entram em cena os conhecidos freezers de tampa cega. Algumas cozinhas também  são equipadas com um ultracongelador, que como o nome já diz, atinge temperaturas extremamente baixas. Dessa forma, sem dúvidas, a logística do produto é facilitada”.

5. Equipamentos para venda e expositores

Finalmente, o empresário precisa investir em expositores e equipamentos para sorveteria voltados para a venda do produto ao consumidor. Isso pode variar de acordo com o tipo do negócio.

Martin explica: “Em grande parte do Brasil o sorvete é exposto em potes ou caixas dentro de freezers horizontais e com tampa de vidro. Porém, já observamos o aumento do uso de vitrines com o sorvete exposto em cubas de inox, estilo gelateria italiana”.

Dicas importantes para considerar na hora de escolher os equipamentos

Ao comprar equipamentos para sorveteria, independentemente de serem novos ou usados, é importante ficar atento a alguns detalhes. Fabricio Martin enumera:

  1. Verifique se outras sorveterias já trabalham com a marca;
  2. Pesquise sobre assistência técnica para os equipamentos em sua região de atuação;
  3. Veja se os equipamentos para sorveteria que deseja comprar atendem a sua demanda de produção de forma eficiente.

Você pode encontrar mais dicas sobre equipamentos para sorveteria, novidades em maquinário e processos para a produção dos sorvetes e demais alimentos gelados em nosso material especial “Fispal Sorvetes: soluções em ingredientes, equipamentos e processo”.