Dados do IBGE mostram que em janeiro deste ano a produção industrial caiu 0,8% na comparação com dezembro e sobre o mesmo mês de 2018 a retração foi de 2,6%. Em contrapartida, as indústrias de alimentos e bebidas se sobressaíram e registraram alta de 1,5% e de 6,1%, respectivamente.

Esta continuidade da expansão fomenta ainda mais o interesse de empresas fornecedoras para cadeia produtiva na participação em feiras de negócios. Na Fispal Tecnologia, maior evento do setor para a América Latina e que ocorre entre os dias 25 e 28 de junho de 2019, a previsão é receber 40 mil visitantes e mais de 400 expositores no pavilhão do São Paulo Expo, em São Paulo.

O otimismo para este setor já começou a ser demonstrado no início do ano, quando a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos – ABIA, divulgou a expectativa de crescimento de 2,5% a 3% na produção para 2019.

35ª edição relembra principais transformações da indústria

Em três décadas de existência, o evento ajudou os expositores a movimentar algo em torno de R$ 3,5 bilhões em negócios, o que corresponde a uma média de R$ 100 milhões por edição.

“A tendência é que o volume seja cada vez maior principalmente por causa do perfil do público da feira. Nos últimos anos houve uma adesão mais expressiva de executivos com alto poder de decisão para fechar negócios e isso contribui para um ambiente mais promissor”, comenta Clélia Iwaki, diretora da Fispal Tecnologia. A expectativa é que na edição comemorativa de 35 anos, haja uma expansão de 50% no volume de negócios que serão realizados no evento.